sábado, 5 de maio de 2012

Lembrando dela



Hoje percebo que já não me lembro do sorriso dela.
Lembro-me da cor dos cabelos, e do verde do olhar. E se ficar bem quieta, consigo até me lembrar de sua voz.
Lembro-me da cor da pele, das sardas, do brinco na orelha.  Pensando bem eu me lembro até de algumas peças de roupa, de um par de sapatos.
Lembro-me de um cinto...que ela usava com uma saia cinza.  Um pequeno esforço de memória e me lembro dos encontros de comadres, as conversas sussurradas para que as crianças não ouvissem.
E também me lembro da barrigona, na gravidez dos gêmeos,  e das dores que a fizeram andar pela casa noite a dentro, no momento do parto.
E os pedidos de ajuda quando não dava conta das crianças, as vezes ela chorava, porque sentia-se impotente.
E a alegria e orgulho em exibir os quatro filhos. Três meninos, eu menina.
E consigo vê-la, entre as minhas pequenas amigas, ensinando cantigas de roda e brincadeiras de rua. Sabia tantas, cantava tantas modinhas!  Ela amava recordar as brincadeiras na fazenda onde foi criada. A fazenda Samambaia.
Era severa quando necessário. Não esqueço que levei uns tapas no dia da minha Primeira Comunhão, já vestida de noivinha. Fui mal-criada e ela não perdeu a chance de me punir.
Mesmo que nunca a esqueça, é nessa semana que antecede o dia das mães que me lembro mais.
Fazem tantos anos que a vida é assim,  e ela se foi quando eu era tão pequena, que não conheço outra maneira de homenagear. Tem que ser contando, falando...para não apagar.

Penso que não tem importância se o seu sorriso vem sempre envolto em nuvens e eu não vejo,  nem ouço.

A minha alegria vem dela, temperada com a malícia de meu pai, a rabugice de minha avó materna, a ternura de meus avôs,  e a loucura da avó paterna.
Tudo misturado e remexido,  só podia dar essa sopa de letrinhas, que vocês tão gentilmente vêm tomar às colheradas. Obrigada.

Flores para Dona Alzira, minha mãe.








32 comentários:

  1. AH, MINHA QUERIDA! EU NÃO SABIA QUE VC PERDEU SUA MÃE CEDINHO... EU SINTO TANTO!!! MAS SEI QUE VC SE TORNOU UM MULHER MARAVILHOSA , CHEIA DE AFETO!!! PARECE QUE AS PERDAS NOS FORTALECEM...
    BEIJOS NO SEU CORAÇÃO!!! ADOORO LER O QUE VC ESCREVE! NÃO CANSO DE DIZER!!!!

    ResponderExcluir
  2. Que lindo,emocionante teu jeitinho! E fizeste uma homenagem que ela adoraria ler.

    E essa mistura toda te fez assim e adoramos esse teu modo de ser e pensar. Continua assim sempre.Te gostamos muito!! Lindo domingo! Como estás? Melhor? Te cuida! beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, D. Alzira, por nos dar uma filha assim!

    Beijos,

    Eneida

    ResponderExcluir
  4. Ivani, querida,

    O fato de você saber que é o resultado da mistura dessas pessoas já é uma forma de gratidão. É incrível como há gente hoje em dia que parece crer que nasceu do nada, rsrs. O nome do blog também é uma homenagem indireta a ela, não é?
    Bela homenagem e belas flores para a dona Alzira.

    Um beijo e bom domingo!

    ResponderExcluir
  5. Agora entendo o título do seu blogue!
    Não sabia que havia perdido sua mãe tão cedo, Ivani.
    Eu acho natural que com o tempo, quando perdemos alguém, as memórias desta pessoa, as descrições dela em si vão se apagando. Eu sei disso pela partida de um amigo do meu colégio e é normal os detalhes irem se apagando de nossa mente após dois anos.
    E você, que já faz muito mais de dois anos que a perdeu, até me impressiona o tanto de memórias que ainda tem, relatadas aqui em seu blogue.
    Posso imaginar como seja difícil esta data do Dia das Mães para quem a mãe já partiu para outro plano, embora, se formos encarar pelo lado racional, datas comemorativas são mais para alimentar o comércio (eu sei bem pois sou filho de um comerciante, rs) e pensar assim acaba sendo um modo de não sofrer muito, porque relembrar pessoas queridas, relembramos todos os dias, nem que seja por alguns minutos, concorda comigo?
    Gosto muito de seu modo de escrever parceira, acabei me apegando ao seu blogue.
    E também adorei seu comentário ao meu último post. Desta vez foi você quem acertou e agradeço pela sinceridade, sem feminismo e sem meios termos.
    Acho tão interessante pessoas que nunca aparecem em nossos espaços e, quando resolvem surgir do além túmulo (como ocorreu aqui com o texto que não era do Saramago) é só para ironizar. Se isto viesse de algum parceiro assíduo, seria deselegante, mas aceitável, contudo, alguém que sequer nos acompanha (ao menos é o que parece, geralmente quem nos acompanha e gosta do que escrevemos costuma comentar), eu realmente não vejo sentido. Deve ser algum problema de auto-afirmação fazer isto no virtual, por temer encarar as frustrações da vida real.
    E seu comentário foi muito esclarecedor, ela é do tipo linda e cheirosa mesmo. ahah.
    Um bom domingo parceira.

    ResponderExcluir
  6. Alzira, teu sorriso enevoado na memória de tua filha, tenho certeza que está nos lábios dela.
    Uma linda menina que torna melhor nossos dias com seus escritos tão cheios de ternura.
    Beijo Ivani.

    ResponderExcluir
  7. doce amiga, que linda homengem a Dona Alzira... Sabe, meu desejo de dia das mães, é que a Dona Alzira esteja lá com a Dona Ana, tomando um cafézinho bem gostoso, e as duas estejam nos lendo (nos vendo)... aqui... e orgulhosas dirão uma a outra: "...nós as deixamos assim, tão pequeninas, mas veja só... hoje são mulheres, mães... e se lembram e escrevem essas declarações de amor eterno para nós..." e depois disso, abrem um sorriso largo e continuam numa boa prosa por lá... seja esse "lá" onde for... mas que haja muita alegria e paz para elas e para as outras tantas mamães que por "lá" estão...

    lindo domingo pra ti moça-querida!
    beijos.
    Su.

    ResponderExcluir
  8. Não sei como, acertas sempre,rsrs... Adorei te ler por lá e te sugiro , pra se tiveres um tempinho e quiseres rir, a que está no chicaescreve.

    Aquela é p MICO!!!rs

    E adiviiiiiiiinha ,quem foi? Mas te fecha,srrs Só entre nós e o mundo...beijos,chica

    ResponderExcluir
  9. Amiga querida, linda homenagem para aquela que tão pouco tempo teve para acompanhar, lado a lado, teu crescimento físico.
    Mas tenho certeza que o crescimento moral, intelectual e espiritual, por não ser desse mundo, ela está acompanhando e vibrando com cada palavra que dizes ou escreves e com a alegria que proporcionas para pessoas que talvez nem venhas conhecer pessoalmente.
    Beijo,
    Beth

    ResponderExcluir
  10. QUE LINDAS PALAVRAS,VC SEMPRE ME EMOCIONA MUITO!!BJS!

    ResponderExcluir
  11. OI, IVANI!!! ESTOU PASSANDO PRA TE DESEJAR UMA SEMANA LINNNDA!!! VC É UMA AMOR DE PESSOA!!!

    BEIJOS MIL

    ResponderExcluir
  12. Minha querida Ivani,

    Lindo,lindo,muito lindo!é o que consigo falar depois de sentir a sua emoção e a sua ternura ao falar sobre sua mãe que se foi quando vc era pequetita...mas ela não se foi,amiga,deixou em você a sua marca,o seu jeito de ser tão doce que nos cativa a todos e nos encanta...e faz com que adoremos estas colheradas que nos proporciona com tanta generosidade e candura...é isto que chega até a gente e nos faz voltar sempre.
    Quanto à sua pergunta,confesso que também me espanta muito que ele não faça sucesso aqui...mas no exterior é conhecido e admirado.Santo não faz milagre na própria terra,é o que concluo disto.Recebemos este DVD com a revista Caras e adorei.Depois postarei mais músicas.
    Bjsssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  13. Em algum lugar ela esta e sbae de teu amor, lindo.
    Beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  14. Minha linda, enquanto as recordarmos e as amarmos, elas continuam vivas.
    Beijo

    ResponderExcluir
  15. Pois é já me lembrei de "fazer" umas orelhas novas para o meu gato..lol. Ainda bem que na altura não deitei para o lixo, está lá na mesma dentro do forno..tenho de ir ver o que faço com ele.
    ( e fui eu "roubar a pega á filha..)
    agora vou ler o teu texto já volto para comentar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Que linda lembrança a tua da tua mãe.
    Que sorte a minha e de todas as filhas que podem passar o dia da mãe junto com ela. (aqui foi ontem o dia da mãe..).
    a tua onde quer que ela esteja de certo tem muitoooo orgulho da filha que tem.
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Queridinha - Bom Dia!

    Adorei e fiquei muito emocionado, gostaria de ter as lembranças que você tem dela, as minhas são muito poucas, pois quando ela se foi eu era muito novinho. Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá Bom dia!!! Nossa, que lindo texto, me emocionei quando vc disse que não lembrava do sorriso logo no começo...são detalhes que a gente realmente não olha...parabéns pela lembrança...
    Obrigada pelo comentário carinhoso sobre meu filhote "lem casa"...valeu!
    Bjs e que seu começo de semana seja produtivo e em paz!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  19. OLà minha flor amarela,
    porque sei que è sua cor preferida
    que recordações doces.
    tenho certeza que lá do céu ela esta olhando você,
    e se orgulhando do trabalho que bem em tao pouco tempo.
    parabéns a você e a ela,que soube amar tao intensamente em tao pouco tempo.

    ResponderExcluir
  20. Oi queridinha - Bom Dia

    Não sei onde foi parar o meu comentário, vou ver se eu acho depois eu posto.

    beijos

    ResponderExcluir
  21. Ivani, que homenagem mais linda essa! Sem comentários. Ficaram todos guardados no meu coração.
    Beijos com carinho.
    Manoel.

    ResponderExcluir
  22. Que lindo!!!

    Você tbém deve ser uma mãe maravilhosa.

    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Oi amiga!!!
    Com certeza a Dona Alzira gostou muito desta homenagem, pois vem carregada de afeto.
    Acredito que mesmo sem se lembrar do sorriso ou do olhar, eles ainda vivem dentro de ti, há um lugar bem lá no fundo da gente onde guardamos estas coisas preciosas, e lá elas ficam tão bem guardadas que a lembrança apaga da retina, mas não apaga do coração. Nem tudo o que vemos é pra sempre, já o que sentimos, isso é!
    Um beijo enorme querida!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  24. Ivani, seus textos sempre me comovem. São de uma simplicidade, ternura e nostalgia sem igual.


    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  25. Mãe, fiquei muito emocionada com a sua homenagem.
    Imagino que ela ficaria muito orgulhosa e feliz em saber das lembranças doces que deixou.
    Sempre ouvi as histórias sobre ela, e nunca me canso...sempre tem um detalhe novo (ou um olhar novo da minha parte?...)
    Neste dia das mães gostaria de te dar de presente a lembrança clara do sorriso da sua mãe...Hummm
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. OI QUERIDA!
    A INFORMAÇÀO QUE ME DEIXASTE LÁ NO TRÉSORS SOBRE AS MADEIRAS DE CONSTRUÇÃO FOI DE GRANDE UTILIDADE, NÃO SABIA NADA A RESPEITO, ATÉ VOU PESQUISAR, VALEU MUUUUITO.
    BEIJO NO CORACÃO!!!!!

    ResponderExcluir
  27. Gostei da mistura dentro do pote de onde você emergiu (rs), uma bela mistura, sem dúvida. São todas essas diferentes influências que fazem das pessoas seres mais ricos espiritualmente.
    Quando se aproximam estas datas sempre sentimos mais a falta de quem perdemos. Ainda bem que vc guardou todas essas memórias, assim a figura de sua mãe se mantém mais presente, embora de qualquer modo estivesse sempre presente onde é mais importante, no coração.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  28. Sempre tão gostoso ler as suas crônicas cheias de amor, delicadeza, sensibilidade e luz. Por isso, muitas vezes me emociono por aqui...

    Passei pra te ver, dizer que está tudo bem. Logo volto.
    Um beijo com um carinho imenso que tenho por voce...

    ResponderExcluir
  29. Ainda bem que tivemos o TIDE!!!!

    Beijos

    Eliana

    ResponderExcluir
  30. Querida amiga
    meu Abraço de Paz e Bem!

    Mãe do céu da terra e do mar
    Por favor,
    Ensina-nos o teu segredo
    Do Teu Amor
    Para que não tenhamos medo
    De apreender Amar!



    Meu abraço carinhoso para você!
    Se você for mãe, Feliz dia das Mães !

    Maria Alice

    ResponderExcluir
  31. Minha linda, pode não ter jeito para manualidades, mas, puxa!, como escreve bem, pensando como quem dança.
    Obrigada pelo carinho, florzinha.

    ResponderExcluir
  32. Flores para Dona Alzira, e flores para você minha amiga Ivani.
    Já me tornei repetitiva, pois toda vez q a visito eu tenho q dizer o quanto suas narrativas me emocionam. É como ler um livro bom, eu me sinto parte da estória, me sinto perto dos personagens, como se eles fossem parte de minha família.

    Um abraço apertado minha amiga.

    ResponderExcluir