sexta-feira, 25 de maio de 2012

Pode vir madame!!!




Ao ler a postagem de meu amigo Fábio do "reflexões do 719R" (preciso perguntar a ele o significado desse número) me ocorreu comentar sobre o trânsito na cidade.
Na postagem do Fábio ficamos angustiados com a dificuldade dele em chegar a um compromisso por conta do trânsito insuportável de S.Paulo.
Por aqui o que me irrita é outra coisa.
Seis carros parados no farol e todos já estão stressados com "esse trãnsito maluco!".
O primeiro da fila (para não fugir à regra) é o mais lerdo. Quando dá verde, ele ainda vai engatar a primeira, soltar o freio de mão olhar pelo retrovisor, dar seta, e sair lentamente...
Até aí, tudo bem, cada um dirige como sabe, mas os que estão atrás (todos os 5!) buzinam, xingam, e o farol fecha!
Piada? não, juro que não. É assim mesmo, e isso é muito irritante.
Um motorista desses dirigindo em São Paulo já teria levado umas tantas na traseira para aprender a ficar esperto!
E os outros para aprender a não buzinar na orelha da gente.
Cidade pacata, pouco trânsito e poucas vagas para estacionar.
Então... alquém dá ré para sair de uma  vaga e e o carro que está na sua frente resolve esperar.
Tudo bem se quem está saindo da vaga realmente saísse.
Mas não, ele ainda vai guardar as coisas na bolsa, ligar o rádio, acender um cigarro, colocar o cinto de segurança (tudo com a ré engatada) baixar o freio de mão, olhar 200 vezes para ver se dá para sair, e só então  desocupar a vaga.
Nesse meio tempo, quem está aguardando o lugar já quase enfartou, e quem está atrás já enfartou!
Nas praças (cidade pequena tem praça pra caramba!) existem vagas na transversal, mas existe também aquele senhor alcoolizado, sentado com seu cachorro num banco, esperando para tomar conta do seu carro.
Voce encosta e ele encosta em você.
- pode ficar sossegada que eu olho pra madame!
Minha vontade é de rir, porque ele está cambaleando de tanto beber e não toma conta nem dele mesmo.
Função essa que seu cachorro desempenha melhor.
Mas para evitar algum desaforo eu digo que sim e vou andando. Quando volto, ele está do outro lado da praça conversando com um mendigo (rodeado de cachorros!).
Quando me vê, milagrosamente fica esperto e vem aos pulinhos. Estendo um dinheirinho, para colaborar na pinguinha dele de cada dia, e entro.
Não, não acabou! ele me ajuda a sair da vaga, parando o "trânsito" e fazendo sinais frenéticos (vem madame, vem, madame, pode vir!), para mim e para o coitado do motorista que parou no meio da rua.
Quando finalmente consigo sair ele ainda grita "obrigado madame, vai com Deus!"...
Tenho vontade de dizer a ele que se fosse madame estaria casada com um senador, dirigindo em Paris, com o carro cheio de pacotes. Mas não digo.
Tenho pena, sei que não devia, mas tenho muita pena.
Desafiei o Fábio a vir para Valinhos, onde não há trânsito,  mas ele morreria de tédio...rsrsrs



15 comentários:

  1. Madame Ivani que texto delicioso!
    Vocês que não têm trânsito acabam se estressando por cada coisa, hein?!
    Eu também queria ser madame em Paris! Vamos?
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Tu és mesmo maravilhosa,Ivani!!Adorei e ri muito! É um saco o trânsito e já vimos então que tanto faz em grande, média ou pequena cidade!

    Adorei!!! beijos,tudo de bom,madame!!! rs chica e lindo fds!

    ResponderExcluir
  3. Consultei o Google, dados do IBGE e concluí que a proporção veículos/habitantes em Valinhos é maior que em Carazinho.
    Desisti de andar de automóvel aqui na cidade, já fazem dois anos. Permaneci proprietária de um até sete meses atrás, mas o Super servia apenas para os gatos dormirem sobre a lataria e para os cães fazerem xixi nas rodas. Saía da garagem apenas nos dias de comprar ração e areia sanitária, então resolvi vender.
    O trânsito aqui com certeza é o pior do mundo, talvez perca apenas para a Índia. Os motoristas ou são estressados ou lerdos. Os "normais" foram embora da cidade. A peculiaridade da cidade é que o comércio, rede bancária e órgãos públicos concentra-se em uma avenida que corta o perímetro urbano de norte a sul. Sinaleiras (sinal ou farol), na dita avenida, tem em todas as esquinas, algumas com dois, três ou quatro tempos. Então, fatalmente os congestionamentos nos horários de pico, chegariam a ser cômicos se não fossem caóticos. Ah, não são apenas os motoristas mal educados, os pedestres na sua maioria pensam ser os donos das ruas. Quando algum motorista exerce gentileza, parando antes da faixa para pedestres, estes mudam o passo, de coelhos para lesmas e aí, as batidas na traseira do carro "gentil" ocorrem em série...
    Por isso querida amiga Ivani, deixei de ser motorista carazinhense e em consequência também não sou mais tratada por madame, resta-me o codinome Rebostiana!
    Beijinhos amiga especial!
    Beth

    ResponderExcluir
  4. Ivani
    Só voce mesma para descrever esse assunto com tanto bom humor!
    Por aqui resolvemos esse "problemão" da seguinte forma: Viemos morar perto do trabalho e da escola da filha, é uma tranquilidade!
    Amiga, quero agradecer os votos de boa sorte. Graças a Deus deu tudo certo. Agora vai sobrar um tempinho para poder visitar as amigas.
    Beijos com carinho
    Maria Luiza

    ResponderExcluir
  5. IVANI, POR AQUI NÃO É DIFERENTE, CIDADE PEQUENA, MAS O TRÂNSITO É UM CAOS...TODOS ACHAM QUE SABEM DIRIGIR,MAS NO FUNDO, SÃO LERDOS E AO MESMO TEMPO IMPACIENTES...DÁ UMAS DISCUSSÕES DE VEZ EM QUANDO...EU VOU NA MINHA, FAÇO DE CONTA QUE TÁ TUDO BEM, E O TEMPO PASSA E O TRÂNSITO ANDA...BJS AMADA!FIQUE BEM!

    ResponderExcluir
  6. KKK, VC É MUITO ENGRAÇADA, MADAME, DIGO, IVANI!!! TRÂNSITO É TRÂNSITO!!! É UMA CACACA AQUI TBÉM...

    BEIJOSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  7. Preciso lembrar de seu texto quando estiver dirigindo. Muito suave e leve perto desse desespero que vivemos. Sabe o que eu acho? Tá esse caos o trânsito por conta da porcaria que são todos os serviços de transpote público.

    Bjs querida e boa semana

    ResponderExcluir
  8. Ivani, essa descrição poderia ser feita aqui, embora, seguramente, o tráfego seja menor.

    Mostro a cara não! Não quero! Prefiro ser ninguém!
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Olá, que lindo blog! Parabéns!!!
    Ameiii esse texto e já "vivi" esse momento madame... hehehe

    Beijo com carinho

    ResponderExcluir
  10. Oi amiga querida!

    Moro em uma cidade do interior também,mas por aqui é a mesma coisa,pessoas dirigindo feito loucas,fechando os outros carros...e também estes amáveis guardadores,para quem todas nós somos "madames"...e a vontade de ser madame em Paris,com um carro repleto de sacolas e pacotes,é um sonho de todas nós,da era Hollywoodiana...crescemos como Bonequinhas de Luxo,mas o sonho um dia acabou.E caimos nesta realidade louca e desenfreada,para a qual não estávamos preparadas.O que fazer?
    O melhor é viver e deixar viver...em Roma,como os romanos,pois somos a minoria.

    Bjssssss e muito carinho,
    Leninha

    ResponderExcluir
  11. Aqui na Capital o transito tambem é infernal já onde moro é mais calmo, quase sempre tenho lugar em frente ao meu prédio, mas tambem sou de colocar logo a mão na buzina se me irritam..lol.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  12. Voltei faz pouco de um dia bem legal, de tudo um pouco(depois vou contar no canteiros da vida...) Adorei teus comentários tanto no do rato, quanto no do bolo da Tita. E as bananas CATURRAS, Mas pode ser qq outra,rs beijos,chica

    ResponderExcluir
  13. Você me fez rir aqui com este post. Ele me lembrou o que uma parceira escreveu em meu último post, que gentileza não gera gentileza, gentileza gera gente folgada. Parece que o trânsito aí confirma a sua teoria.

    ResponderExcluir
  14. É, se a gente não ficar atenta, o trânsito pode acabar com o bom humor da gente, e sem perceber a gente pode se transformar em uma pessoa bem feia, feia na atitude.

    ResponderExcluir
  15. Ivani,

    Estou aqui rindo pois percebo que a sua visão do trânsito
    é idêntica à minha, rsrs. Outro dia comentei com alguém que acho deselegante as pessoas que desocupam uma vaga se demorarem no ato, e a pessoa que me ouvia disse que o ocupante da vaga estava no direito dele. Discordo disso, pois as vagas são de todos, né? Isso sem falar na pressa eterna em que vivemos, rsrs. O mesmo vale para os lerdos que não atentam para o fluxo do trânsito, rsrs.

    Beijo e boa tarde!

    ResponderExcluir