quarta-feira, 23 de maio de 2012

Engasgada!



Meus dias andam pequenos,  o tempo é curto, não dá para quase nada.
Meu computador com problemas, lento e irritante.
Uma dezena de exames agendados pelo cardiologista, chatos e diários, num sem fim de entradas pela clínica. Tudo  rotina, mas como chateia!
Em uma rápida olhada no jornal da Uol, fico sabendo que o cantor Pedro, filho de Leonardo, saiu do coma, já fala e está deixando a todos malucos de alegria.
Muitos chamam de milagre.  Ora, gente, milagre seria se ele ficasse curado estando em um hospital do SUS!
A equipe médica que o atende no Sirio e Libanês é de primeira linha, aliás, de primeiro mundo.
Os equipamentos são de altíssima tecnologia, os medicamentos caríssimos e modernos, importados a preço de ouro.
Não vou entrar no âmbito da religião, mas deixo perguntas no ar, para criar polêmica:

"Deus dá mais atenção às orações e pedidos para a cura de alguém internado no Sirio e Libanês?
  Lula teria tido a mesma recuperação se tivesse feito tratamento pelo Sus em São Bernardo?
  É justo que apenas alguns tenham acesso a esse tipo de tratamento diferenciado?
  O que voce faria de fosse ministro da saúde? obviamente tentaria mudar esse quadro, mas como?"

Não!  fiquem tranquilos, não sou candidata a cargo politico algum.
Sou apenas uma pessoa que precisa dividir suas angustias e ouvir seus amigos a respeito.
Tenho alguma dificuldade em digerir injustiças, fico engasgada,  e esse assunto é muito atual, quente!
Portanto, por favor, opinem.
E mostrem-me qual a saída desse labirinto,  creio que estou meio perdida...

 

18 comentários:

  1. Eu costumo dizer que se há algo que consegue deixar o ser humano no limite é a saúde, ou melhor, a ausência dela.
    Não sou o tipo de pessoa que se comove com pessoas "da mídia", visto que muitos anônimos estão agonizando por aí e ninguém se importa. Conheço uma parceira que tem um filho com deficiência e, buscando atendimento público, havia apenas uma ambulância e ela não poderia ser usada por seu filho porque havia ali uma "prioridade": um presidiário esfaqueado que tinha brigado na cadeia.
    Esclareço que de modo algum serei oposto a que presidiários tenham atendimento de saúde igualitário (igualitário!), pois erros todos cometemos e não sabemos o dia de amanhã, contudo, colocá-lo como prioridade ao invés de uma criança de 11 anos, com deficiência física, chorando de dor e filho de uma cidadã de bem, como se costuma dizer, é absurdo.
    Eu prefiro também nem entrar em questões religiosas, porque é muito fácil ter fé quando você é abençoado com tudo na mão e não consigo não questionar ou ser conformista com este assunto de que o sofrimento enaltece. Esta mentalidade só beneficia os comandantes de religiões e os que, sem saída, preferem se enganar.

    ResponderExcluir
  2. Tocas aqui em pontos importantes...Sem entrar na religião,coloco aqui:
    A saúde no Brasil é fogo mesmo.

    Planos de saúde que não cobrem procedimentos importantes, como no caso da radioterapia específica do Kiko, obrigando-nos a entrar n justiça( mas que justiça???)
    Chegamos então a 2 pontos:saúde e justiça tão falhas por aqui!

    Infelizmente existem essas diferenças e se num SUS, ele não estaria mais após um mês por aqui! Assim como Lula teria demorado o mesmo tempo do comum dos mortais para iniciar seu tratamento.

    Dizendo isso, nõ significa que queria ver Lula passando mal,não! Apesar de nunca ter votado nele, o respeito como pessoa. E quanto ao Pedro, mesmo sem ser sua fã, fiquei feliz com a recuperação e é óbvio, não ocorreria no SUS, pois ainda estaria nas filas , jogado nos corredores , sem nem ter quarto vago, omo acontece, infelizmente com tantos!

    Assim, aqui no Brasil, ou temos um plano maravilhoso ,ou morremos à míngua,na fila de espera...

    Uma pena!

    beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Eu me juntarei ao seu engasgo e vou lembrar que a CET fez um esquema especial para o trânsito para o transportarem do aeroporto até o hospital. Lembro-me que nem conseguia atravessar a rua com as crianças e nunca nenhum cet veio em meu auxílio.
    Se quem que, quem sou eu? Um anônimo.

    ResponderExcluir
  4. Triste constatar, mas o que você escreve é a mais pura expressão da realidade.

    Beijos,

    Eneida

    ResponderExcluir
  5. querida nem sei o que dizer,a unica coisa que posso dizer è que me sinto fortunada,por morar em um pais,onde ao nasce as crianças "ganham" um pediatra grátis,
    para todas as horas do dia e da noite.
    e todas as vezes que preciso de médicos ou exames não tenho que esperar meses e meses.
    .
    espero que deus seja democrático e escute as preces de quem se cura no sus.

    bacione cara amica

    ResponderExcluir
  6. Amiga querida, sempre que estamos às voltas em busca de saúde preventiva ou curativa, nos tornamos mais sensíveis. Ficarei muito feliz quando contares que os resultados dos teus exames foram todos positivos.
    Quanto ao atendimento médico para a maioria das pessoas no Brasil é muito complicado. Faço parte da pequeníssima minoria que possui ótimo plano de saúde, não por poder pagar, mas porque minha filha trabalha doze horas por dia, seis dias por semana como pediatra gastroenterologista e ela presenteia-me com a caríssima mensalidade do plano.
    Não quero mais falar mal do governo, nem indignar-me com as diferenças e indiferenças pois passei da idade de poder fazer alguma coisa.
    Há poucos minutos meu filho escreveu no facebook que envergonhava-se de ser brasileiro por ver situações de "politicagem" aproveitando a seca que assola o Rio Grande do Sul, visando angariar votos e o povo orgulhando-se de que os maiores times de futebol do estado têm estádios de primeiro mundo. Apenas comentei:"não te envergonhes por ser brasileiro, faça a diferença..."
    Ao Pedro, desejo recuperação e digo mais, não fosse o atendimento rápido que recebeu dos socorristas na estrada e no primeiro hospital, de nada adiantaria todo o aparato do hospital onde atualmente se encontra. Parabéns aos socorristas que trabalham por amor ao ser humano e lógico, aos médicos do Sírio Libanês e seus aparelhos quase milagrosos, que muitas vidas também salvam.
    Acredito que Deus precisa ser buscado vinte e quatro horas por dia e não apenas no "hora do aperto". Somos responsáveis pelos pequenos "milagres" do nosso dia a dia.
    Agradeço teus comentários lá no blog e acredite, tudo que Rebostiana falou é a mais pura verdade.
    Beijos e desejo todo o bem pra ti.
    Beth

    ResponderExcluir
  7. Ai Ivani, se por acaso achar a solução para esse caos me diga, por favor.
    Desejo mesmo, do fundo do coração que todas essas pessoas mais abastadas e que por ventura estejam com problemas de saúde se recuperem, que tenham um atendimento de primeira, mas também desejo que isso aconteça com o Zé da esquinha, com o João, com a Maria independentemente da condição financeira. Deus nos ajude.

    ResponderExcluir
  8. Ivani, queria ter todas esta respostas,mas não as tenho. As injustiças me ferem de tal maneira, fico atordoada e co vergonha de viver neste país...só pergunto: até quando????BJS!!

    ResponderExcluir
  9. Uno-me a todas nesse desabafo.
    Infelizmente essa é a nossa realidade. Gostaria de ter esperanças! Mas não vejo perspectivas de mudança.
    Que bom seria, se a saúde de qualidade fosse igual para todos? Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Por aqui é a mesma coisa.
    Se tem dinheiro fica curado se não tem é melhor encomendar logo o caixão.
    Eu tambem sou assim refilona e morrer engasgada não devo pois falo o que penso, se gosto gosto se não gosto tambem digo.
    Não faço fretes nem deixo de falar o que acho mal.
    beijocas e eu grito assim feito galinha como tu..lol (ok não escrevo tão lindo como tu).
    beijos da Pinta

    ResponderExcluir
  11. Bom Dia Queridinha

    Você esta coberta de razão em suas opiniões, infelizmente isso acontece no Brasil em função do nosso povo, EM SUA MAIORIA, serem umas "Bestas" completamente manipulados em todos os aspectos. A estão preocupados com o seu time de futebol e com a roupa que a vizinha esta vestindo, não com os seus direitos. Acredito que isso só vai ser modificado quando sairmos às ruas pedindo providencias e radicalizando em certas situações, pegamos por exemplo, se quando o Lula, Sarnei, Dilma, José Alencar..em fim todos esses políticos que foram hospitalizados no Sírio Libanês, o povo fosse em massa procurar atendimento em igual situação, fizesse um aglomerado enfrente ao referido hospital e pedisse a presença da mídia e providencias governamental, será que não iriamos começar a modificar? caso houvesse resistência teríamos também de radicalizar. Lembra, quando eu e você fomos a procura de ajuda em vários hospitais para atendimento ao Papai, o que nós recebemos em troca...uma bela banana...se naquela época eu tomasse uma medida radical, quem sabe eles internasse e hoje ele ainda estaria vivo ou tivesse uma morte digna .Hoje sou uma pessoa completamente revoltada com essa situação e com os nossos políticos, sempre que tenho oportunidade procuro expor tudo que acho de errado para os mais jovens, eles que vão mudar essa situação, MAS UMA COISA É CERTA, NÃO TENHO MUITO A PERDER, EU NÃO VOU PASSAR MAIS POR ISSO...SE FOR COMIGO EU VOU RADICALIZAR....E MUITO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sabia que ia pisar no seu calo com esse assunto.
      O sentimento é mesmo de vergonha. Seu fosse mais jovem iria embora daqui. Se bem que lá fora a situação anda complicada.
      Mas penso que ainda há respeito, coisa que aqui no Brasil já não há faz muito tempo.
      Vou começar a falar de coisas que me incomodam por aqui. Quero criar polêmica, gosto de saber a opinião dos outros.
      Cuidado ao radicalizar em? voce pode cair da maca!!! kkkkkkkkk
      beijos queridão.

      Excluir
  12. Minha querida Ivani,

    Saúde é um direito de todos,garantido na Constituição do nosso país:

    “Art. 196 – A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.”

    O artigo 2º da Lei nº 8.080/90 reafirma que ” A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. ”

    Sendo uma pessoa doente, ela tem direito a saúde e o Estado tem o dever de praticar todos os atos necessários a seu alcance para que ela exerça seus direitos, porém, não é isso que ocorre na prática, pois o Estado criar sérios obstáculos e não informa de forma ampla os direitos dos doentes. Os obstáculos criados decorrem da vontade em se diminuir gastos públicos.

    Os doentes precisam ser esclarecidos de seus direitos, os quais não são conhecidos muitas vezes nem por nós advogados, assim, podemos citar que eles têm, conforme a doença:

    1) direito a obtenção gratuita de medicamentos;
    2) aposentadoria integral, seja o servidor civil ou militar;
    3) isenção do imposto de renda, CPMF e contribuições previdenciárias;
    4) em caso de deficiência, isenção de IPI, ICMS, IOF e IPVA na compra de automóveis;
    5) Saque antecipado do FGTS e PIS/PASEP;
    6) Quitação de financiamento imobiliário;
    7) Atendimento em domicílio.

    Esses direitos não são conhecidos de muitos doentes, os quais além de passar por uma crise emocional acabam sacrificando suas poupanças para o tratamento sem saber que poderiam estar realizando economia e ainda obtendo dinheiro de fontes que lhe são garantidas por direito.

    O Estado ao invés de criar empecilhos aos doentes deveria lhes informar, dar prioridade na prevenção de doenças e no seu tratamento, valorizar a dignidade humana.

    ANTONIO MARCOS FREIRE GOMES

    Enquanto o povo não lutar por seus direitos,infelizmente fatos lamentáveis continuarão ocorrendo.E enquanto se pensar que a dor contribui para o engrandecimento do ser humano,nada mudará.

    Bjssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  13. Minha linda, suas questões são mais que pertinentes. Sempre me espanto quando, no Brasil que visito assiduamente, me confronto com falta de infraestruturas confrangedora, num país tão rico como o seu. Realmente há qualquer coisa de errado na gestão dessa imensa fortuna.

    ResponderExcluir
  14. Ivani, estou a gostar dos seus temas polémicos! :)
    Em questão de saúde e justiça, já estou a ver que Brasil e Portugal são bem parecidinhos... infelizmente!
    Aqui é exatamente a mesma coisa, nos últimos anos começaram a proliferar os hospitais particulares, onde vão todas as celebridades e tudo quanto é gente endinheirada, porque os equipamentos topo de gama pagam-se, e bem. Quem não pode, que é a grande maioria, fica horas e horas à espera de ser atendido num hospital público, meses e meses à espera de uma consulta de especialidade. Enfim, não sei onde haverá um sistema de saúde como deve ser. Aqui na Europa, é nos países nórdicos, porque de resto é tudo igual ou parecido.
    Se eu não fosse tão friorenta, já tinha ido para a Noruega. :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. É Brasil, querida...será mesmo que é só por aqui...? tenho minhas dúvidas, quando se trata de dinheiro e poder...

    Passando pra te ver, matar as saudades. Mas agora estarei sempre por aqui! delícia!!
    Beijos enormes com carinho!!!

    ResponderExcluir
  16. Ivani
    Infelizmente esta é uma triste realidade e o que podemos fazer para melhorar? Eu penso que seria pela educação, mas para isso é necessário ter boa saúde e, para ter saúde é necessário alimentação adequada, moradia e por aí vai. Porém, se analisarmos mais profundamente o problema está em nossas leis. Leis antigas e que não são cumpridas. É, o problema é muito sério!
    Beijos e uma ótimo final de semana
    Maria Luiza

    ResponderExcluir
  17. É Ivani, injustiças nesse mundo sempre existiram, e irão continuar prque o ser humanos pode ser muito superficial, egoísta, e o pior indiferente ao outro.

    ResponderExcluir