quinta-feira, 16 de setembro de 2010
elas são um presente
Ando como boba pelas ruas da cidade onde moro, olhando para os lados e para cima, encantada com as flores das árvores.
Essa é a época mais bonita do ano, a florada dos ipês. Por aqui eles são muitos, de várias cores: rosa, amarelo, branco, roxo. O que mais me apaixona é o amarelo. Ele tem luz própria, brilha, ilumina.
Algumas ruas aqui perto de casa têm ipês amarelos em toda sua extensão, um espetáculo que tenho até vontade de aplaudir. Nas calçadas um tapete de flores, e sobre eles as pessoas andam, algumas sem perceber o maravilhoso presente que estão recebendo dessa natureza tão generosa.
Observo que poucos admiram a beleza dessas árvores magnificas, que não pedem nada em troca dessa exuberância. Alguns até reclamam porque a calçada fica suja ou escorregadia, demonstrando uma total falta de sensibilidade para com essas árvores antigas, que tanta beleza oferecem além da sombra amiga em dias de sol intenso.
Sou uma apaixonada por elas, não só pelos ipês, mas também as paineiras, as acácias, os flamboayants, os manacás da serra, os jacarandás mimosos com suas florzinhas roxas, e tantas outras que não me lembro o nome, mas amo!
hoje queria postar algumas palavras, lembrei-me da rua que ontem vi forrada de flores amarelas e senti que precisava falar sobre elas. Essa temporada de árvores floridas é muito rápida, num instante passa e eu não poderia deixar de postar aqui minha admiração e respeito. Dentro de poucos dias as flores caem totalmente, o vento e a chuva levarão as flores restantes e em alguns meses ficarão as copas verdes dando alivio à cidade no verão.
Felizmente a natureza é perfeita e no próximo ano lá estão elas, nos surpreendendo em cada esquina, em cada curva, renovando a promessa de dias coloridos e perfumados.
Pronto, deixei aqui em meu querido blog uma pequena mostra do que me encanta. São tantas e tão simples as coisas que me encantam que vou falar delas aos poucos, para não falar só de saudade e nostalgia.
Afinal, quando me propus a escrever aqui meus comentarios e meu cotidiano, diga-se de passagem muito encorajada pela minha amiga Soninha, eu sabia que nem tudo seriam lágrimas, nem sorrisos, nem nostalgias.
Eu sabia que iria escrever também sobre beleza, e dificilmente verei coisa mais linda do que um ipê florido.
beijo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi Ivani adorei o que vc escreveu, é um olhar de criança!!! Aqui onde tem muita simplicidade, e caminhando parece até que o tempo parou no bairro, eu vejo senhores caminhando devagar e realmente reclamando da sujeira, enquanto crianças até gritam de alegria em ver flores no chão. Vc sabe que as nossas crianças não pode ver uma flor que entrega de presente pra gente, ...então...volto pra casa com a não forrada de florzinhas de ipê que mais parece umas tulipinhas... Por isso sei que atráves do seu olhar, está a alma de criança!
ResponderExcluirBjs Nora
Ivani aqui em São Paulo, entre a poluição, o transito e o stress das pessoas estão elas,todas floridas, um show de cores e beleza, que acredite se puder, passa desapercebido por quase todos os olhares...que pena...Tenho o habito de fazer uma prece assim que entro na Raposo nesta prece alem de outros agradecimentos,agradeço a Deus todos os dias por ter olhos para o grande espetáculo que ele nos oferece todos os dias!!!!
ResponderExcluirTIM-TIM
Beijos
Eliana
continuando...
ResponderExcluirJá em Caucaia, para completar este espetáculo, recebemos alguns personagens: os tucanos, os os pica-pau, os beija-flores, mais uma infinidade de passaros, grandes, pequenos,coloridos... lindos!!! E aqui todos os seres humanos tem olhos para esse espetáculo, todos vieram com o proposito de assistir de camarote! regado lógico com muito vinho e muita caipirinha!!!!
Vem pra cá...estamos te esperando...
Beijos
Eliana
então...preciso ir a Caucaia mesmo. Deve estar tudo muito lindo por aí. E eu acredito sim que as pessoas nem percebam o presente que uma árvore pode lhes dar, preocupadas apenas com seus problemas.
ResponderExcluirE quanto ao comentario da Paula, eu também digo que precisa ter olhos e alma de criança para ver como deve ser visto.
É verdade, as crianças adoram oferecer flores pra gente, não? Isso deve ter algum significado. Vou procurar saber.
beijos queridas
Será que desta vez eu consigo!!!!! vamos lá.
ResponderExcluirAdorei TODOS comentários, principalmente da Dona Aurora,(chorei e muito).
Querida mana, (Tata) você é uma pessoa muiiiiiiiiiiiiiiiiiiito especial, como os outros manos também e nunca esqueci de nenhum.Só que eu me abro mais com você, pois é ninguem manda ser a mais velha, só uma analogia:
Apesar das flores dos Ipês serem lindas,nenhuma é igual a outra.....................
Edison, você conseguiu! vamos brindar a isso: tim-tim!
ResponderExcluirobrigada pelas palavras carinhosas, e eu gosto muito de ser a mais velha, afinal, sou mais respeitada! KKKKKKKKKKKKKKKKKKK conta outra!
Seja bem vindo, volte sempre. beijo
Lindas imagens dos ipês floridos!!! Também sou apaixonada por eles!!! Lindo texto, querida Ivani!! E o anterior também!!!
ResponderExcluirEspero que nosso encontro de blogueiras no final do ano em SP se concretize e possa trocar muitas doces palavras com vc!!!
Beijocas!!! Bela.
Esses ipês são mesmo uma explosão de beleza!
ResponderExcluirQuando ando pela cidade tenho vontade de tirar fotos de todas as árvores...ando com o olhar pra cima! São lindíssimas.
Da janela do meu trabalho vejo uma porção de árvores, e isso, pra mim, não tem preço...
Amei a homenagem aos ipês! Beijo-Beijo...
Ivani, o Edison conseguiu!!!!!!
ResponderExcluirBeijos
Ivani, acho lindas essas arvores. São verdadeiros bouquets ao ar livre! Nos presenteiam com suas cores e só embelezam o lugar onde estão. Linda mesmo! Que sonho tê-las por perto! Bisous Nanah
ResponderExcluirIvani.
ResponderExcluirGosto tanto de árvores, principalmente as que dão flores, que cgego a parar e ficar olhando, no meio do traânsito. depois dos flaboyants e canafístulas e manacás e tantas outras, surge a paineira, com seu colorido delicado rosa claro. É tanta perfeição que não duvudo de que seja obra dos anjos: arquitetos de Deus.
Parabéns.
Vânia.