segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

ando sem tempo!



Já que é Natal, e já que a gente pensa "muito" em comida nessa época, vamos falar de coisas gostosas e de como é prazeroso fazê-las?-
Longe de mim ser a Palmirinha, ensinando receitas para minhas espectadoras, nem tenho essa capacidade, e não quero ter...já me basta  o que faço todo dia na cozinha!
Mas Natal requer um pouco mais de sofisticação, de memória para lembrar de nossas avós e mães, e de uma boa dose de coragem para enfrentar um forno quente nessa época de calor intenso.
Acredito que somos - todas nós - umas saudosistas irrecuperáveis, precisando de internação em uma clínica de repouso, pelo fato de fazermos questão de cozinhar em uma época dessas.
Precisa muita coragem para fazer compras, limpar a casa de maneira especial, decorar com motivos natalinos, fazer supermercado com uma lista enorme nas mãos, cuidar das unhas, dos cabelos, comprar uma roupinha nova e mesmo assim achar lindo e romântico encarar o fogão na véspera de Natal - o dia todo!.
As crianças ficam infernais,  só perguntando quantos dias faltam para o Papai Noel chegar, e criam um ânimo tal para correr e falar ao mesmo tempo, que têm-se a impressão de estar em uma panela de pressão, gigante!
Somos todas loucas porque gostamos disso tudo, fazemos todo esse trabalho com um sorriso nos lábios e algumas latinhas de cerveja na cuca, porque ninguém é de ferro. E então ficamos inventando pratos que a memória teima em esquecer, calóricos e pesados - rabanadas, pernil assado, lombo, farofa! - Santo Deus, e de sobremesa bolo com chantili, bastante creme, frutas secas, nozes, castanhas, ufa!  acho que vou abrir mais uma cervejinha bem gelada!
E pensar que tudo isso passa tão depressa, que no dia seguinte restam apenas mais algumas varizes nas pernas e um esgotamento físico brutal - mas uma alegria enorme com aquela sensação de dever cumprido! -
e uma vontade de dormir por dias e dias....
Natal é tudo isso e um detalhe a mais, que eu jamais esqueceria. É uma alegria sem fim, inexplicável, ao ver a familia reunida e as crianças felizes com seus presentes. E é também um momento de meditação e agradecimento por tudo o que temos e podemos dividir com quem amamos.
Saudade dos que já não estão entre nós e comunhão com os que estão aqui e são a razão de toda essa loucura gostosa.
Preciso terminar minha lista de supermercado...acho que esqueci das azeitonas para a farofa...


6 comentários:

  1. Querida querida Ivani! Que presentes lindos esta tal de web me deu: você, Lara, Cris, Ju, Susi, Angela,...ai ai...já em minha retrospectiva mental só tenho a agradecer!
    ei risadas com seu texto! É isso mesmo, comilança, correria das crianças, cansaço físico. Mas a mente e o coraçã agradecem, não é mesmo?rsrsrs...dever cumprido, acho.
    Lhe desejo, Ivani amiga, um lindo lindo lindo natal! Que sua árvore esteja cheia de lembranças adoráveis penduradas. Que sua família lhe abrace e lhe dê muitos beijinhos pois é disso que gostamos e isso que vc merece!!! Saúde à vc e seus filhos e netos! Tranquilidade. Paz. Mãos e mente em ordem para continuar nos maravilhando com suas palavras sempre! Desejo TUDO de melhor para você, amiga Ivani!

    Beijos e mais beijos pra você! Bela

    ResponderExcluir
  2. kkkkkk, cuidado Ivani pois é sempre a azeitona que faz mal, causa indigestão kkkkkkkk. Muito bom que humor heim...Essa foi ótima!
    Você me marcou muito com suas mesas fartas...seja por um café da tarde, até pela mesa da ceia, quero ser assim igual a você...Eu sempre vejo o mesmo amor e carinho, dedicação total sempre! Mesmo antes de ser avó, você nos deliciava, com seus bolos, e almoços inesquecíveis. Depois do Otávio então...ai virou a verdadeira Dona Benta, Esteja na casa de quem for, onde estiver, você sempre da um jeitinho e prepara as suas delícias, quando não ...sempre trás pronto...Uma vez li, que cozinheiras magras tem que desconfiar, mas discordo...Pois você é toda enxuta e cozinha perfeitamente bem!!!!

    Um beijo com cheirinho de cozinha de véspera.

    ResponderExcluir
  3. Queridinha, adoro tudo que você faz, e esta me ensinando muito. A Paula falou tudo!!!!Beijos

    ResponderExcluir
  4. Voce voltou!!!! não vou comentar nada, estou exausta!!! acabada!!! depois do Natal eu comento!!!

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Quanto ânimo!! Adoro comidinha feita no fogão à lenha... deu água na boca! Bjs

    ResponderExcluir
  6. É isso aí!
    Sou desse time que fica correndo feito louca mas adoooooora o resultado final!
    Viva o Natal e viva o supermercado 24 horas!!! Assim dá pra dar conta das compras...kkkk
    Tudo vale a pena depois do sorriso gostoso das crianças...e depois da cervejinha gelada, é claaaaaaro....
    beijos

    ResponderExcluir