quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O caminho das pedras






Para quem conhece bem a região existe uma faixa de pedras, eu não sei explicar a origem, que atravessa Votorantim, passa por várias cidades, inclusive Itu e Salto, e passa por Valinhos, pelos lados da estrada que nos leva a Itatiba. Por várias vezes, quando passeava com meu marido, ele citava essa coincidência de ter nascido em Votorantim e morar em Valinhos, onde pode-se ver também esse amontoado de pedras de todos os tamanhos e formatos. Acredito que o Luiz procurou se informar, ou leu mapas, para saber que era o mesmo caminho de pedras que vinha de sua cidade até aqui.
Essa vida nos prepara grandes surpresas, algumas tão impressionantes que ficam dificeis de serem explicadas.
Essa época do ano é especialmente complicada para mim, porque no dia 15 de outubro, portanto depois de amanhã, serão cinco anos sem meu companheiro, e sem o seu amor.
O que falar sobre uma união de trinta e oito anos? Dizer que foi tudo perfeito, nunca brigamos, nunca nos dissemos verdades doloridas? Bobagem, sabemos perfeitamente que isso é impossivel.
Dizer que nunca tive momentos ruins, vontade de ir embora, lágrimas de dor?  Grande mentira, é lógico que tive.
Mas teria tudo novamente,  só porque os momentos de alegria foram muito maiores. As horas de companheirismo, de cumplicidade e de carinho foram infinitamente maiores. Tive o privilegio de ter ao meu lado um homem apaixonado e amigo, companheiro até os últimos momentos.
Aos poucos vou falando sobre nossa relação, nossa historia bonita, nossos sonhos e planos, alguns concretizados, outros não, apenas porque não tivemos tempo.
Ele se foi muito cedo,  tínhamos ainda muita historia para viver e depois contar para nossos filhos e netos.
Pobres filhos e netos que não terão mais sua companhia, e pobre de mim que sinto muita saudade.
O sentimento maior que ficou, como sempre digo, foi de pena, uma pena imensa que sinto por ele estar perdendo esse espetáculo da vida que nossos netos e filhos representam.
Ainda anteontem, em Ubatuba, em companhia de meus irmãos, ouvi uma música antiga que dizia assim - "...que quem morreu fui eu e foi você, pois sem amor, morremos sós, morremos nós..." .
Naquele momento eu chorei, sentindo uma saudade tão grande, um peso massacrante me sufocando, tirando meu ar, meu chão. Mas foi muito rápido, e a dor assim como veio foi embora e eu fiquei ali admirando aquele mar azul e enorme aos meus pés,  um presente lindo da natureza que me fez pensar que nada, nada mesmo mudaria se eu chorasse o dia inteiro ou a vida inteira até me cansar.
As palavras sobre a concentração de pedras com as quais começei a postagem tem uma razão de ser.  Por um motivo absurdo e totalmente inexplicável foi à beira de uma estrada, sobre essa região pedregosa e em frente a um sitio onde se lia "ninho das pedras", que numa madrugada chuvosa e escura eu me despedi de meu Luiz, companheiro da minha vida.
Por agora acredito que basta, porque não é de meu feitio falar de despedida, e sim de chegadas e de saudades, e de alegrias.
Minha vontade foi apenas deixar registrada essa coincidência enorme que fez um chão de pedras ser o berço de meu marido nos dois opostos de sua vida.
Quero contar muito mais de nossas vidas, do namoro, do nascimento dos filhos, das nossas infinitas alegrias e preocupações. Vou falar de tudo isso e muito mais para que todos entendam o porque da enorme saudade que sinto dele.
E porque não levantar um brinde para o passado? Vamos lá... taças à mão e sorriso nos lábios brindando e agradecendo a alegria de ter um passado digno de ser contado e dividido com todos. Tim-Tim!!!




imagens do google

11 comentários:

  1. Muitas vezes temos apenas que ouvir ou lêr, e nos manter calados diante de uma dor tão inexplicável...Choramos junto... mas agradeço por te-la conosco...Você é muito especial na vida de todos nós.E tenho uma certeza absurda, que através de seus olhos, e de suas emoções, nada esta sendo perdido...sei que não é a sua verdade!!
    Eu me lembro dessa história das pedras, e realmente é uma incrível coincidência...

    Um brinde a você!!!

    ResponderExcluir
  2. Ai mãe....eu já tô dando trabalho desde a semana passada pq amanhã fazem 5 anos que o papai foi embora e depois dessa desmoronei!
    Lindo!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Meu amor, você é linda, transparente e forte como um diamante, nos traz esperança como a esmeralda e faz eu chorar com lágrimas da côr de rubis.

    Te amo

    ResponderExcluir
  4. Ivani, um amor desses transcende. Espera. Volta com mais força do que nunca!! Frutos lindos vc colhe todos os dias ainda. Vc não está sozinha, querida!!!
    Beijos grandes e um final de semana cheio de alegrias para fazer feliz seu lindo coração!!! Bela.

    ResponderExcluir
  5. receber mensagens de ternura e carinho como essas só podem me deixar feliz.
    amo vocês do fundo do meu coração, e agradeço muito poder dividir meus momentos com gente tão especial.
    beijos e obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Hoje eu disse para o Lo que eu estava triste, pois estava pensando no vovô...
    Ele disse, do alto dos seus 7 anos, que não tinha importância chorar e que era bom lembrar do Vovô Luiz, porque assim ele ficaria feliz lá no céu...
    Um brinde a ele!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  7. Quando eu crescer quero ser igual a voce!!!!!

    Um brinde ao Luiz!!!

    Te amo

    ResponderExcluir
  8. Madrinha, um brinde ao seu dom de escrever e transportar qualquer pessoa para a sua imaginação, para a sua memória. Prepare-se para escrever um livro....o título ? Que tal "Memórias da Samambaia". Beijos, Fernandinho

    ResponderExcluir
  9. Oi Fefê, ainda bem que você não sugeriu "memorias da mulher samambaia" em?
    ia ficar um tanto esquisito, meio "pânico".
    grande beijo!

    ResponderExcluir
  10. Ivani, emocionamente ler estes pequenos trechos de sua historia de amor, familia e vida! Me comove! São grandes as memórias e dores que lapidam a alma de quem é nobre nos sentimentos. A perda é o pior, mas a esperança tem que florescer no dia que nasce a cada amanhacer e a fé de que dias melhores virão! Bisous Nanah

    ResponderExcluir
  11. Oi Ivani,obrigado por me enviar o endereço do seu blog, vou saborea-lo por partes.Começei pelo caminho das pedras e fiquei muito emocionado, pois sei (infelismente), o tamanho da dor que voce sente, sinto a mesma dor a +- 15 anos.Aprendi a tirar algum proveito destes momentos de dor.Quando ela te pega,tente se conectar com o plano espiritual (mesmo que voce teima em dizer que não acredita) e voce vai sentir a presença da pessoa amada que se foi, vai sentir seu carinho, sei cheiro...é muito gratificante, com o tempo voce consegue, tente.
    Beijo

    ResponderExcluir