quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Basta um olhar



 
Meu filho entrou na sala de casa, repleta de crianças brincando e mulheres conversando e disse:- mãe, vem aqui um pouco, quero te mostrar uma coisa no computador. Ele me contou sobre uma música que tem ouvido bastante ultimamente, falou-me do grupo de nome Lynyrd Skynyrd, contou que vários integrantes desse grupo morreram em um desastre aéreo no ano de 1977.  Meu filho curte muito músicas dos anos 60, 70 ou 80, gosta mesmo de rock, pesquisa e sabe quase tudo sobre o assunto. Já andei comentando que me impressiono ao notar que meus filhos, que nasceram nos anos 70 (em 1976 eu já tinha os três), adoram ouvir as músicas que tocavam desde os anos dourados até agora. Isso significa que tinham qualidade mesmo.
Mas, desviei-me do assunto. Dando alguns cliques ele me mostrou a tradução da música que tocava, porque não falo inglês. Mostro para vocês o refrão e outros versos:

-o título é Simple man (homem simples)

-mamãe me disse quando eu era jovem
  venha sentar-se ao meu lado, meu filho,
  e escute com atenção o que eu digo
  e se você fizer isso, irá lhe ajudar em algum belo dia

-leve seu tempo, não viva tão rápido,
 dificuldades virão e passarão
 vá, encontre uma mulher e encontrará o amor
 e não esqueça filho, há alguém lá em cima...

-Refrão:
 Seja um tipo simples de homem
 Seja algo que você ame e entenda
 Você não que fazer isso por mim, filho?
 Se você puder?

-esqueça seu desejo pelo ouro do homem rico
  tudo aquilo que você precisa está em sua alma
  e você pode fazer isso se você tentar
  tudo aquilo que eu quero para você
  meu filho
  é estar satisfeito
- menino, não se preocupe...você se achará...

No momento a casa estava muito barulhenta, as crianças vieram ver também no computador, xeretas como sempre, perguntando, clicando onde não devem,  e eu não pude dizer a ele o quanto eu entendi aquele gesto de me mostrar a letra da música.
Mais tarde em silêncio, fiquei pensando que devia ter dito o que ele esperava ouvir, mas acredito que ele entendeu meu olhar.
Sempre conversamos muito e eu dizia a ele, com outras palavras, que ser simples é o segredo da felicidade. Que não adianta todo o ouro do mundo se você não coloca a cabeça no travesseiro e dorme em paz com você mesmo. E que eu esperava dele, e de minhas filhas, apenas que fossem dignos e conseguissem o suficiente para uma vida tranquila, sem sobressaltos.
Somos muito amigos, falamos sobre qualquer assunto,  como bons companheiros e não como mãe e filho. Passamos por momentos delicados, nos amparando para não cair em desespero, e hoje, basta um olhar, um único olhar para eu saber que ele se lembra de tudo.
Um dia falo mais sobre isso.
Um brinde ao olhar, aquele olhar que diz muito mais que mil palavras. Ao olhar que sorri, o que transmite emoção, o que fala sem dizer nada.
Hoje o brinde é com cerveja,  nossa bebida oficial para rir e bater papo. Adoro beber cerveja com meus filhos, jogar conversa fora, lembrar coisas boas. Certa vez li um artigo que dizia que o café aproxima as pessoas, traz aconchêgo. Aqui em casa é diferente. Não podia deixar de ser...tim-tim, saúde!

10 comentários:

  1. Obá, hoje estou sendo o primeiro a comentar.
    Realmente o Juninho é lindo e maravilhoso e amoroso como sua mãe.
    Adoro todos os seus filhos, genro e noras e lógico seus netos....ai, se eu não me lembro eu apanho.
    Quero beber ceveja com vocês para sempre...até sexta...sexta!!!!dia 22....essa data...não sei não........
    Beijos para você e para seus filhos maravilhosos...lógico...só podiam ser meus sobrinhos.

    ResponderExcluir
  2. Sabe que hoje (21) é o aniversário da minha Renata?
    Não vou poder abraçar ao vivo, mas mandei um email recheado com todo o meu amor e meu contentamento de ter feito um bom trabalho nestes 32 anos. Eles são todos os motivos pra gente viver e querer ser uma pessoa melhor, né?

    beijos

    ResponderExcluir
  3. As meninas que me perdoem....Mas os meninos são muito especiais com as mães...até os olhares são diferentes, acho que de proteção um para o outro...Por isso noras, vejam que responsabilidade...rsrsrsrs(ainda bem que eu ainda não tenho rsrsrsrsrs)

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. completando...

    Mas nossas filhas são lindas...né?
    (é melhor eu me precaver...rsrsrsr)
    Beijos a voces lindas e meigas meninas!!!!!

    Eliana

    ResponderExcluir
  5. Ivani, todas as vezes que passo por aqui, é momento de reflexão, nem sei te explicar, é uma identificação total de sentimentos, não é um ou outro, é apenas o sentir...e isso é bom demais!! Um viva aos filhos e todos esses momentos que nos enchem a vida antes, durante e depois dos acontecimentos!! Bjobjo!!

    ResponderExcluir
  6. O Juninho tem um pequeno defeito, mas que eu encaro as vezes como uma grande timidez...Ele sofre calado, sente falta do colo de mãe, do aconchego, das conversas longas! Ele lembra muito dos dias na pizzaria, e me conta cheio de orgulho desses momentos e principalmente dos momentos que ele passava com você, conversando rindo, as vezes sofrendo, mas junto da mãe...Acredito que essa chamada no quarto foi pra ter um momento único com você, o que esta quase impossível de acontecer nesses dias atuais, eu converso mais com você, do que ele...Até mesmo hoje no skype, as vezes são as crianças, ou eu interrompendo um fato que ele quer te contar, ou ai...alguem sempre aparece e acaba não dando tempo de vocês se falarem...Esse seu post foi lindo...Ele é assim carente, mesmo sendo muito amado e querido pelos Pais, e acho que tanto eu quanto as meninas ... deveríamos dar um tempo só pra vocês dois...Afinal ele não está tão perto, e quando vai todos estão com tantas saudades e acabamos por sufocar um sentimento que só ele tem, um EU TE AMO seria impossível no meio de tantas alegrias misturadas de crianças, irmãs, nora, fofocas...Se depender de mim vocês nem se olham (falo demais)!!!
    E acredito que ele não iria tirar você dessa alegria de netos filhos, nora, e pedir pra você ficar só um pouco com ele, só ele...Ele acharia isso uma atitude egoísta, ele jamais faria isso e você sabe...Então...um brinde a você e ao seu filho que eu amo e admiro, inteligente, amigo, companheiro, Paizão, e de um caráter único...Diria Perfeito!!! Seu Filho...

    Um beijo
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  7. uau! porque você não cria um blog e para de escrever tanto no meu?
    vou dar a mesma sugestão ao Edison. Voces escrevem verdadeiras historias, se empolgam...kkkkkkkkk! brincadeira!
    Eu sei e entendo tudo isso, portanto sei também que nada vai mudar, tudo vai continuar assim mesmo.
    ainda bem não é?
    como eu disse, basta um olhar para a gente entender um filho.
    e bastam duas orelhas para escutar tudo o que uma nora explica.
    Isso tudo é muito bom! beijo

    ResponderExcluir
  8. Tenho algum problema mesmo...se estou por perto falo demais, se estou longe escrevo demais...credo!!!!!! Preciso frequentar algum grupo de apoio, vou fundar a MÁFIA DAS MARITACAS...kkkkkkk
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. A letra desta música é mesmo linda. Tão verdadeira!
    E o Juninho é mesmo o máximo!
    Ele é tão fofo, sensível e muito inteligente.
    Se todos os homens fossem assim...seria tão bom...
    Super beijo!

    ResponderExcluir
  10. Mal pude acreditar no que li!
    Que coisa misteriosa, engraçada, emblemática.
    Em comum, além da música, o nosso desejo que filhos e netos sejam homens simples.
    Embora a gente não se veja, acho que nos entenderíamos bem com o olhar. Beijo. Adorei!

    ResponderExcluir