terça-feira, 9 de abril de 2013

céu de abril




Abril é tão lindo, tão outono em tudo!
O céu é mais limpo, parece de vidro, azul e quase sempre frio.
A estação mais linda do ano, para mim. Sem a secura do inverno, nem os pólens da primavera.
Do verão ficam os dias meio quentes, que vão refrescando, refrescando. Abril é isso, um verão fresquinho, com céu limpo e noites estreladas.
Me lembra o sitio, em Ibiuna. Nunca mais vi um céu como aquele. Principalmente no outono.
Depois que as crianças dormiam, eu e o Luiz saíamos para o terreiro com colchonetes nas mãos.
Apagávamos a luz de fora e deitávamos no chão para ver o céu...
Ele falava muito sobre astros, estrelas, constelações. Era um assunto sem fim, como o céu de abril em Ibiuna.
Tão repleto de estrelas que por vezes eu tinha a sensação que iam cair sobre nós.
E éramos tão felizes, em nosso colchonete jogado no chão, rindo e contando estrelas...

Uma vez ele disse: o que voce faria se visse um objeto voador? de outro planeta!
Eu me lembro que ri e disse: sairia correndo, morta de medo!
E ele falou: pois eu pediria para dar um passeio, embarcaria na nave para conhecer essa imensidão!

Uma noite, sem estrelas, ele subiu ao céu e foi conhecer a imensidão.
Penso que está feliz conhecendo suas estrelas. E que nesse mes de abril de céu tão limpo, deve lembrar também das nossas noites no sitio. Aliás ele deve ver lá de cima o nosso sitio, pequeno, tão lindo...

Tomara que seja assim...


20 comentários:

  1. Uauuu... que lindo texto e que lindo esse teu amor.
    E agora ao ler, me lembrei de um céu assim que vi num verão á alguns anos atrás, junto com um grande amor.
    Um destes dias falo nele.
    Beijos querida, te admiro muito.

    ResponderExcluir
  2. Emocionante,Ivani!! Lindo e tenho certeza que ele está vendo a imensidão, gostando de tudo e de lá, cuidando, zelando pela estrela maior dele, tu... Lindo esse amor que continua assim.

    E agora, vamos brincar : não vem me dizer que vocês esperavam os filhos dormirem, pegavam colchonetes, ficavam no terraço e SÓ olhando e contando estrelas,rs...Num clima tão romântico?rs...

    Me emociono! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Imensamente lindo como a imensidão e a beleza do céu de abril.
    Eu é que não quero ver ninguém das bandas estrelares, também sairia correndo!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Eu não tenho nenhum problema com marcianos, deve ser porque sou de abril e tenho marte como regente. Tenho mais medo dos humanos do que de extra-terrestres :)

    Quanto ao seu Luiz, acho que ele e o meu Luis (avô) são estrelas que vemos daqui, como as que vcs viam no sítio e lembrarmos desses dias e histórias e imaginarmos que eles tb lembram, sentem saudade, olham e zelam por nós é prova na nossa conexão.

    Um dia seremos estrelas e eles cheios de experiência da terra e agora do céu, mais uma vez nos contarão histórias, só que lá para cá.

    ResponderExcluir
  5. O AMIGA, EU SEI QUE NÃO DEVIA...MAS ESTOU CHORANDO TANTO!NEM SEI O QUE DIZER...ESTA SAUDADE DE BONS MOMENTOS ME DEIXOU TÃO EMOCIONADA. QUERIA TER CONHECIDO O LUIS...SABE EU AMO OBSERVAR OS ASTROS E ADORARIA SAIR POR AÍ NUMA NAVE,COMO ELE SONHAVA.DESDE PEQUENA EU SONHO COM ISSO.FELIZ OUTONO MINHA QUERIDA, E FELIZES RECORDAÇÕES!BJS.

    ResponderExcluir
  6. Ivani, se olhar com atenção, aposto, verá o seu amor voando no profundo firmamento!
    Há que acreditar ou jamais escaparemos ao negro manto da tristeza que, na hora da despedida, teima em tapar a luz.
    Lindíssimo texto.
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Ivani, sabe que enquanto eu preparava o almoço fiquei pensando no seu colchete no terreiro, as estrelas, a lua, você, o Luiz... se aquele presidente da Coreia do Norte tivesse uma noite sequer deitado num colchete na varanda olhando estrelas ao lado de quem se ama, ele não estaria pensando em mísseis uma hora dessas.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Paula, não poderia ter me intrometido aquí no "terreno" da nossa amiga Ivani, mas não podia deixar de mandar um beijo no seu coração por esse seu belo pensamento.
      Que se torne realidade!
      Manoel

      Excluir
    2. Manoel, eu respondi esse comentário para a Ana Paula, por e.mail.
      Eu disse a ela que aquele idiota lá da Coreia do Norte não deve nem deitar com a mulher dele! Aquela Barbie!
      Será que ninguém vai até lá matar aquele louco?
      Um beijo, obrigada pelos comentários, ri com a luz do helicoptero kkkkkk!

      Excluir
  8. Oi queridinha.
    Veja que coisa linda sobre outono, quase nascemos nele, pois tem início em 21 de março.
    Cortei muita coisa, completo não daria para publicar.

    "Porque eu sou INTEIRA OUTONO!
    Primavera, Verão, Inverno gosto de todas essas estações, mas a que mais me fascina e me faz renascer com dias de céu azul, brisas geladinha, sol que aquece, entardecer alaranjados e noites mais estreladas do que nunca! Esse é o MEU OUTONO!

    Você deve estar se perguntando “Mas OUTONO? A estação onde não se é nem frio e nem calor, onde árvores, flores e pastagens secam e suas folhas caem, onde não se ouve o canto dos pássaros? Como renascer quando tudo, teoricamente, está morrendo?”.

    É justamente no OUTONO que toda a natureza se desfaz de tudo aquilo que não lhe serve mais, de tudo aquilo que um dia já lhe deu vida, beleza, frutos e flores, mas que hoje não lhe são suficientes para continuar e que ficaram na memória como lembranças boas e algumas nem tão boas assim, para dar lugar ao novo, ao desconhecido, a uma nova vida na primavera.

    Eu nasci numa manhã de outono e assim como ele me desfaço daquilo que não me serve mais, guardo na lembrança, as coisas boas e as não tão boas assim, e dou lugar aos novos planos, novas pessoas, novas folhas, flores e beleza na minha vida.

    É nessa estação que me pego olhando para o céu com aquela brisa batendo no rosto e vendo minha vida passar na minha frente como se fosse um filme, avaliando tudo colocando na balança pra ver se valeu a pena ou não.

    Já zerei algumas vezes, sem ganho e nem perdas, e isso é extremamente frustrante, você percebe que não fez nada nem de bom e nem de ruim na vida, tive perdas também... mas nunca superaram os ganhos e é por isso que me faz querer ter sempre mais pra minha vida, superando todas as expectativas.

    ...

    É nessa época do ano que coloco meus pensamentos a me guiar, a traçarem o melhor caminho... ponho-me a pensar e, assim como os ursos, espero o inverno passar como se tivesse num sono profundo, onde só os meus sonhos, desejos e fantasias tem a chance de se manifestar, como se fossem sementes sendo semeadas para que no calor e nas chuvas da primavera floresçam com vitalidade e beleza!

    Mas não é só por isso que sou outono... o outono tem seu charme com suas paisagens lindíssimas, desperta nas pessoas um comportamento mais afetuoso para com os seus, é com mais freqüência que se pode ver pessoas andando pelas ruas de braços dados, abraçados em busca do calor um do outro, cafés sempre cheios de pessoas conversando, comidinhas gostosas e bem quentinhas, a cama quentinha ao dormir parece até mais aconchegante, a elegância das pessoas ao se vestirem é inevitável... AMO TUDO ISSO!

    Não é à toa que a data comemorativa mais romântica do ano, o dia dos namorados, se festeja NO OUTONO! Não que as outras estações não sejam boas ou menos especiais... adoro todas mas sou completamente apaixonada pelo outono!

    ..."

    Ana Paula Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, lindo texto, eu adorei!
      Aliás voce anda se superando nesses textos que coloca aqui para mim.
      São perfeitos. Um beijo mano querido.

      Excluir
  9. Ivani, adorei essa sua postagem. Tudo muito lindo e a observação do céu eu faço diariamente. Adoro isso e vou tentando identificar tudo que vejo. Moro perto de uma Base de Helicópteros do Exército, então quando a estrela se apresenta na cor azul e anda meio rápido, é helicóptero, rs...rs.
    Fico admirando tudo isso e penso como uma pessoa que ve isso, tudo certinho, com movimentos calculados e metódicos, pode muitas vezes não acreditar em Deus. Quem faria um painel tão perfeito que até hoje foge do nosso total conhecimento?!
    Muito boa a sua postagem e com certeza o luiz está já de posse do conhecimento do mistério (para nós) das estrelas.
    Beijo com carinho no seu coração
    Manoel

    ResponderExcluir
  10. Como é maravilhoso um céu estrelado né? Pena que hoje em dia, nas cidades, não temos mais a escuridão das luzes para podermos ver a beleza das estrelas.
    Bjs Ivani

    ResponderExcluir
  11. Oi Ivani
    Um texto emotivo e terno.
    Que delícia ter saudades das coisas boas que passamos com os nossos queridos! e poder descreve-las e vive-las novamente com palavras.
    Lindo , adorei.
    abraços e que suas noites sejam sempre assim - estreladas.

    ResponderExcluir
  12. Nunca lembro de olhar o ceu, sem lua cheia. Ivani.
    E aqui ele é lindo.

    ResponderExcluir
  13. Eu escrevi tanta coisa... Mas quando fui publicar, sumiu! :-(
    Eu tinha escrito que cada vez que me deparo com um céu beeem estrelado (o que é raro aqui), eu me lembro de Ibiúna e me lembro do papai e do seu fascínio pelos mistérios do universo.
    Eu tive o prazer de participar de uma destas reuniões sob o luar, e posso dizer que assim como você, fui muito feliz naquele pedaço de terra!
    Hoje ele já conhece essa misteriosa imensidão, mas de vez em quando vem me (nos) visitar em sonho. Ou será que eu (nós) é que vamos lá? Não importa. Só sei que é tão bom quanto as noites de outono! Beijos

    ResponderExcluir
  14. obrigada pelas tuas palavras amiga..
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Ivani, se ler nove entre dez comentários que fiz aqui, lerá: "seu texto me emocionou". Que poder é esse que você tem sobre mim, mulher? :)
    O céu mais cheio de estrelas que já vi foi em alguns verões na praia, com minhas primas, um tapete de estrelas! E o céu mais inesquecível foi no banco de uma praça na beira do rio que corta minha cidade quando meu amor estava deitado no meu colo, contemplando e falando também sobre discos voadores...
    Concordamos no mesmo, Ivani. É simples ser feliz. E seu amor, que partiu, naturalmente levou com ele essas lembranças bem guardadas no peito.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  16. Nossa Ivani, parece que estou com vocês vendo o céu de estrelas em Ibiúna.
    Meus zoinhos umedeceram
    Minha voz calou
    Você está com saudades do seu amor, né?
    Lindo texto, transbordando saudade e amor...
    sob o céu estrelado...
    Um dias as estrelas se encontram.
    bj Zizi

    ResponderExcluir