terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Um anjo




Já se passaram muitos anos desde que carreguei comigo uma saudade dolorosa de um ser que nem mesmo conheci o rosto. 
Penso que gerei um anjo, a pedido dos céus,  e entreguei-o aos sete meses de gestação... prontinha.
Lembro-me de ter ficado muito infeliz.  Mas acredito agora que os anjos são feitos assim, através de mães jovens e sonhadoras,  escolhidas para enviar ao Pai os anjos que eles necessitam por lá.

Algum tempo depois o primeiro bebê que me colocaram nos seios foi Larissa, minha filha mais velha. Morena, olhos grandes e escuros, curiosos.
Quantos sonhos e planos fizemos para ela! Foi tão esperada, tão bem recebida e mimada que ainda hoje adora confetes e aplausos quando abrem-se as cortinas.
O segundo filho foi o Junior. Parto complicado. Nosso menino quase não sobrevive, teve que sofrer e lutar muito para ver a luz.  Mas essa luz até hoje brilha em seu caminho. Precisava viver... e agora ele nos mostra porque. Cabelos cacheados e sorriso de menino, sempre menino.
A terceira, tempos depois, foi Juliana.  Pele clara, boca muito pequena em contraste com os olhos enormes.
Temperamento questionador, impunha sempre a sua vontade,  para desespero dos irmãos.  Mãos de artesã, herança das tias portuguesas.

Se colaborei com os céus, enviando um anjo cor-de-rosa para brincar em suas nuvens, fui recompensada com filhos queridos e netos perfeitos e saudáveis.

Portanto, sempre que alguém pergunta de onde vem minha alegria e meu entusiasmo, penso neles.
É nessa familia que busco energia e amor.

E você, onde busca?

29 comentários:

  1. Que pensamento perfeito, Ivani! Você sempre me surpreende conseguindo tirar da dor lições para continuar vivendo e fazendo felizes os que convivem com você.
    Obrigada e um grande abraço.

    Eneida

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo! E a alegria e força que vem nessa linda família foi presente do anjo que mandaste aos céus.

    Lindo! Que sejam sempre muito felizes todos vocês por aí! beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Confetes, aplausos, cores e sorrisos para seus filhos lindos fonte incessante de amor! Beijo

    ResponderExcluir
  4. Ah , que belas palavras...vc consegue ver alegria até na dor!Vc é um anjo também, eu tenho certeza!!Sabe, tenho dois filhos e o amor que tenho por eles é o que me faz viver e agradecer todos os dias pela vida!!Lucas e Clarissa são o meu sol, mesmo nos dias de tempestade!Beijos minha querida e doce Ivani!!

    ResponderExcluir
  5. Ah mãe...que texto lindo!
    Adorei a sua maneira de ver cada um de nós...
    E saiba que o inverso também é verdade: A minha alegria e entusiasmo vem de você! E também dos meus pequeninos, que agora eu também tenho!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Queridíssima Ivani, quanta vida na tua vida, quanta tristeza, quanta alegria, quanta dor, quanta coragem. Tudo isso fez de ti o ser LINDO que és e que eu amo à distância.
    Beijos, beijos, beijos da Nina

    ResponderExcluir
  7. Oi Ivani, tudo bom? Sou amiga da Cláudia do Blog da Clau, e li seu comentário sobre a Biblioteca que fica no Parque da Juventude, vi também que você tem uma dúvida sobre a biblioteca do centro. Se é a Mário de Andrade, ela continua por lá, teve suas portas reabertas em 25/01/2011 após 3 anos de reformas, ESTÁ LINDÍSSIMA!! vale a pena visitar. Beijocas Tânia.

    ResponderExcluir
  8. VOCÊ BUSCOU ESTA ALEGRIA E ESTE ANJO NUM SENTIMENTO DOÍDO, ACHO QUE DEVE TER SIDO DIFÍCIL NA ÉPOCA.
    PARABÉNS PELA SUPERAÇÃO
    Boa quarta
    Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  9. Somos privilegiadas pelo Pai, temos filhos que nos auxiliam a expressar a energia e amor que Deus distribui a todos.
    E Juliana, tua filha expressando amor aqui nos comentários, é uma grande alegria. Minha filha ainda não pode ser mãe, mas o tempo trará respostas às angústias.
    Carinhoso abraço Ivani querida!

    ResponderExcluir
  10. Ivani, que coisa mais linda! Poucas pessoas eu conheço que tem a capacidade de pensar como você. Quanta gente que dramatiza essa situação e até passa a vida inteira a praguejar por ter sido tão infeliz. Você, surpreendentemente conclui que gerou um anjo. E gerou mesmo. No que depende de sua pessoa, até acho que gerou um anjo para ajudar no céu e mais três para operarem aqui na terra. Tudo isso porque você é um anjo de pessoa.
    Para ser sincero, minha alegria e entusiasmo, procuro nos seus exemplos como ser humano.
    Beijo no coração.
    Manoel.

    ResponderExcluir
  11. Ivani, nem preciso dizer o quanto esse texto me emocionou, né... Puxa, minha amiga, imagino o que foi pra ti! Mas acredito que nada é melhor que o tempo, assim amadurecemos e conseguimos entender aquilo que parecia impossível de ser compreendido. E depois vieram esses três presentes que são seus anjos por aqui. Os filhos são a maior benção de Deus. E sem dúvida, são a nossa fonte de amor, um amor incondicional e sem fim.

    Beijos e uma linda noite pra ti.
    Hoje voltei ao trabalho, estou bem cansada, vim só deixar um beijinho e vou agora descansar.

    Su.

    ResponderExcluir
  12. Ô querida, imagina que alegria Papai do Céu deve sentir com uma reflexão dessa grandeza. Imagino o quanto tivesses que trilhar para encontrar esse oásis de paz. E essa caminhada exige coragem, né? Coragem sobretudo pra enfrentar a dor e se propor por inteira a transformá-la em amor.Conseguiste!! Ouvi ontem no funeral da Witney Houston uma afirmação manjada, mas ele foi tão entusiástico, que ficou em mim: "A gente se engana quando pensa que a morte venceu. O amor sim é mais forte do que tudo, e só ele fica para sempre." (mais ou menos assim) Abraço grande e beijos de comadre!

    ResponderExcluir
  13. Quantos e quantos anjos povoam o céu, cuidando de um pedacinho deles que ficou para trás. As mães. Como podemos amar tanto quem não conhecemos? Amor infinito esse.
    Ivani, fiquei feliz que tenha caminhado comigo, dividindo os doces de minha infância. Fico com menos dor na consciência. rsrsss...
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Ivani
    Voce sempre me emocionando... quando o assunto é mãe/filho eu me derreto. Este relato é uma oração, é divino o amor de uma mãe.
    Amiga, assim como você também enviei um anjo de 4 meses ao céu, mas esse mesmo Pai me enviou tres lindos filhos, perfeitos e saudáveis que são tudo prá mim. Os filhos é que dão sentido as nossas vidas, não é mesmo?
    Lindo o comentário da Juliana expressando o amor que há entre a família.
    Beijos, tudo de bom!

    ResponderExcluir
  15. Obrigado,Ivani! ès carinhosa sempre!

    Ouço a voz interior, o silêncio, mas rodo a baiana e fico irada, como agora ao voltar do colégio do neno,srsr Está no canteirosdavida.Chica irada falando,srrs Acabei de mandar para o colégio, por email...em sinal de solidariedade.beijos,chica

    ResponderExcluir
  16. Voltei rindo ao ler teu comentárioo no Raposildo.

    Hoje à noite, se voltarmos cedo do hospital ele vai ler e certamente dará risadas também.
    Obrigado, isso faz bem! beijos,chica

    ResponderExcluir
  17. Que lindosssss!!!!! Queria mais uma, mas......como vamos entender? Larissa linda, minha boneca, eu tinha apenas 10 anos que delícia ter uma boneca viva, Juninho ahhhhh que menino lindo que não dormia nunca, quanto trabalho, eu era uma menina de e já tinha uma boneca e um boneco, quanta felicidade, aí vem Ju, queria fodão (feijão) todo tempo. Ivani não foi atoa que quando me tornei mãe recorri a voce com minhas dúvidas, temores, inseguranças, minha depressão pós parto e tudo mais.... e voce com toda sabedoria me disse assim: Eliana eles não vem com manual de instrução, siga sua intuição e entre acertos e erros tudo dará certo porque voce é mãe.... que lindo!!!!! voce não sabe o que isto significou na minha história como mãe....

    Antes que eu me esqueça a JU pode ter mãos de artesã como as tias portuguesas, mas as mãos de artista é da tia brasileira....rsrsrsrsrs

    Beijos

    Eliana

    ResponderExcluir
  18. Caracas, que bonito! Imagino que não deva ter sido nada fácil conceber e perder um anjinho. Ainda bem que hoje você encara isso dessa forma.
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Olá Ivani...adorei seu post e a descrição dos filhos...me emocionei com o começo de seu relato e imagino quantos leões você deve ter matado por dia para cria-los tão diferentes e com tanto amor!
    Lindo mesmo seu texto e fico feliz em conhece-la mais um pouco!
    Bjs, bons pensamentos e boas energias neste restinho de semana!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  20. Que lindo post mãe ,fiquei muito emocionada com suas palavras (e da tia Eliana tb).
    beijos e te amo!♥

    ResponderExcluir
  21. Ivani, sempre emocionando com suas palavras bem colocadas!!! Lindo! Filhos sao mesmo anjos!
    Beijos, querida!!!!
    Bela

    ResponderExcluir
  22. Ivani, voltei agora e vi teu querido comentário . E , dessa vez é ficção mesmo. Apenas veio o texto todo ao olhar pra imagem,srrs Não tem SARA de verdade,srsr beijos,lindo fds,chica

    ResponderExcluir
  23. Convido-a a visitar os meus anjos. Abraço. Isabel

    ResponderExcluir
  24. Te vi no Manuel, não pude deixar de vir te desejar bom domingo!!beijos,chica

    ResponderExcluir
  25. Ivani, que bonita a forma como encarou esse acontecimento da sua vida, sem dúvida que essa perspectiva trouxe muito mais paz ao seu coração.
    Eu sou a segunda filha, mas o primeiro também não ficou por cá, partiu mesmo no final da gestação. Infelizmente a minha mãe não encarou as coisas como você, e com o passar dos anos ela tornou-se muito amargurada. Não por esse acontecimento, mas por muitas outras circunstâncias da vida.
    Fico feliz de verdade ao ler as suas palavras e o seu testemunho de alegria e agradecimento pelas dádivas que teve.
    Cada vez me convenço mais que a nossa alegria ou falta dela depende mais da forma como encaramos as situações do que das situações em si mesmas.

    bjs

    ResponderExcluir
  26. Queria dizer "não só por esse acontecimento".

    bjs

    ResponderExcluir
  27. Bom dia Ivani, tudo bem com você?

    Você consegue muito bem transformar emoções em palavras, e eu vibro lendo suas crônicas. Concordo com você, eu acredito piamente que o relacionamento que temos com as pessoas que amamos é que nos transforma em pessoas melhores, é o que nos dá força e entusiasmo no nosso dia a dia.

    abraços e uma linda semana pra você.

    ResponderExcluir
  28. Cheguei agora e te li lá! Li lÁ,srrs Ficou estranho,srrs

    Mas adorei, como sempre teu comentário! beijos,linda semana,tuuuuuuuuudo de bom!chica

    ResponderExcluir
  29. oi flor
    minha mãe também mandou dois anjinhos pro céu,mas em compensação teve outros 6. que estão aqui,e que lhe deram até agora 6 netos.
    ri muito com seu comentário,eu também daria uns troços velhos que tenho na minha garagem,mas o que eu queria mesmo, era aprender a fazer todas aquelas florzinhas,aquela pintura....mas quem sabe um dia,
    eu aprendo, e faço um pra você e outro pra mim.
    aceito tudo que você daria,menos os dinossauros,tenho um monte aqui em casa.
    respondendo sua pergunta mia alegria vem do meu filho e do meu marido,um homem especial, que me diz todo dia o quanto se sente sortudo por ter me conhecido e casado.
    baci

    ResponderExcluir