quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Nosso Biriba!


Ele é mesmo lindo assim, o nosso Biriba.
Tem cara de gente boa, olhar de apaixonado,  um grande companheiro.
Lá se vão 15 anos daquele sábado em que sua mãe encontrou nossa garage aberta, enrolou-se para descansar e acabou ficando para sempre. O domingo seria dia das mães e acordamos com uma linda ninhada de onze cachorrinhos, entre eles nosso lindão aí de cima.
Absolutamente vira-latas! A mãe totalmente branca, porte médio. O pai? acho que nem ela sabia.
Ficamos enlouquecidos com os filhotes. Todos saudáveis, lindos, cada um de uma cor, um tipo de orelha, uma mancha diferente. Demos nomes a todos e fomos cuidando para que ficassem fortes.
Biriba era entre todos o mais esperto, o que mais bebia o leite, o que brigava com os irmãos pela teta da mãe... enfim, um lider nato.
Com muitas lágrimas (muitas!) fomos doando a pessoas amigas os irmãos de Biriba, sempre preocupados em saber se iriam cuidar e amar nossos bebês.  Ficaram em casa ele e a mãe que começamos a chamar de "Tramela".
Não sabíamos sua idade, mas acredito que Tramela já não era tão jovem. Ficou conosco até seus ultimos dias, morreu em 2006, quando Biriba já estava com  nove anos.
Com a morte de meu marido mudei-me para um apartamento pequeno e o nosso fofão foi morar com minha filha, quintal enorme, ruas tranquilas, tudo o que ele mais gosta, e mereçe.
Aos quinze anos já está velhinho. Meio surdo (muito surdo!) andando devagar, pernas traseiras querendo endurecer, mas sempre procurando um carinho, deitando perto das crianças,  encostando na perna da gente...
Me comove vê-lo envelhecido, mas o tempo é implacável com todos, não seria com ele?
Amamos esse cachorro de maneira incondicional, como só quem ama os animais pode entender.
Seus olhos dizem tudo o que preciso ouvir dele. E ele sabe que é querido, todo cheio de dengos, de manias.


Essa simples homenagem ao Biriba faz parte do meu "projeto retôrno". Vou voltando aos poucos, ainda com alguma dificuldade, mas voltando.

Biriba, você é demais amigão!

14 comentários:

  1. Linda história ,bem contada e bem emocionante, desse amigão, o BIRIBA.

    Os animais escolhem as pessoas não?

    Lindo esse amor e tomara ele dure bastante e enquanto estiver bem.

    Adorei ver! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Seja muito bem-vinda, Ivani. Precisamos muitos de suas palavras.

    Beijos,

    Eneida

    ResponderExcluir
  3. Amiga,tuas palavras me levaram as lágrimas...Tanto amor assim,só a gente pra entender!Que Deus te dê em dobro o que fizestes por estas criaturinhas!Biriba é um cão muito amado,a gente vê em seu olhar!Beijos minha querida!!

    ResponderExcluir
  4. O Biriba, é um fofo! Tadinho, ele nem se importa quando eu o chamo de birita por engano...hahahahah! Olha que nem bebo assim, hein? É um lindão!! Que bom que está melhor, amiga!! Bjo grande. :}

    ResponderExcluir
  5. Ai que bom ler vc de novo!!! Viva!!
    Espero que esteja mesmo melhor! Biriba é um fofo e tem sorte de ter encontrado sua família!
    Menina, por aqui o bicho está pegando. Depois te conto. Vou!
    Beijos!!!
    Bela

    ResponderExcluir
  6. A, sobre a Singer e o armário de tecidos não estou escondendo o jogo não, mandei muuuitas fotos pra Susi mas ela teve que escolher somente algumas...mas eu mando pra vc, viu?
    Agora!
    Beijosssssssssssss

    ResponderExcluir
  7. Queridinha estava com saudades!!!!

    Realmente o BIRIBA é demais, o que me cativa é a sua ronquidão!!!!Você sabe o quanto eu amo os animais, não sei o que vai acontecer quando os meus querido - SEBASTIAN e a BRISA - forem embora.
    Quanto a TRAMELA ela não ia muito com a minha cara....não sei o motivo!!!se eu fiz alguma coisa para ela, foi por extrema necessidade.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. E O QUE DIZER MINHA DOCE AMIGA??!!
    ESTOU APAIXONADA POR ESTE MENINÃO, ELE TEM UMA CARA LINDA E PRA LÁ DE GENTE BOA, DOCE E QUERIDÃO! É TÃO BOM TER ELES POR PERTO, NÉ? ACHO QUE QUEM VIVE OU VIVEU AO LADO DE UM CÃO SE TORNA UMA PESSOA MELHOR! UMA AMOR INCONDICIONAL!!!!!!!!!!!
    DÁ UM BEIJO BEM ESTALADO NELE POR MIM!
    BERIBA LINDÃO!!!!!
    BEIJINHO QUERIDA, ESPERO QUE ESTEJA BEM!

    ResponderExcluir
  9. Oi Ivani!
    Que lindo o seu Biriba!
    Aqui moramos em apartamento e os meus filhos vivem nos pedindo um cachorrinho, mas não seria nem justo com ele, sem espaço suficiente para brincadeiras e convivência...Estou doidinha para ir para uma casa, nosso sonho, e aí poderia realizar o sonho dos pequenos.
    Eles são verdadeiros amigos!
    Bjão

    ResponderExcluir
  10. Ahhhhh....que LINDO!!!! Estava faltando o Biriba no seu blog....Ele é tão fofo...

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Também sou apaixonada pela minha quase idosa Luna. Um exercício de amor por alguém que a gente vê claramente que envelhece e vai perdendo suas capacidades.
    Bom fim de semana,

    ResponderExcluir
  12. Que lindo o Biriba. Tem cara de amigo. E como sempre, linda a sua homenagem a ele.
    Gostei desse "projeto retorno".

    ResponderExcluir
  13. Minha querida Ivani,eu estava pronta para postar um comentário na postagem sobre os amigos,quando vi,de relance a cara simpática do seu amigão Biriba...e me apaixonei pelo jeitinho amoroso e terno,de seu olhar pedindo um carinho.Sei bem como é ter que entregar os filhotinhos,já aconteceu com a gente quando Ariel teve sua primeira e única ninhada:nove cachorrinhos lindos,sete clarinhos feito ela e dois pretinhos como o pai.É realmente difícil,depois de cuidar até o desmame,ter que doar os bichinhos...minha irmã chorava como criança e eu tive que levá-los com minha sobrinha.Foi terrível.
    Amei a história do Biriba e da Tramela,daria até um filme.Você tem o dom de me emocionar...agora vou comentar na outra postagem que também está linda.
    Bjsssss carinhosos,
    Leninha

    ResponderExcluir