terça-feira, 13 de setembro de 2011

Amarelinha



Um dia desses recebi um questionario enviado pela escola da Larinha, minha neta de 2 anos. Perguntava: qual a brincadeira que você mais gostava quando criança?
Imediatamente respondi que foi a Amarelinha.  Muitos de vocês também hão de se lembrar. E sentir saudade.
As brincadeiras de rua são as que mais deixaram saudade. 
E era interessante . . .para cada brincadeira havia uma temporada! Tanto meninas quanto meninos brincavam juntos, de roda ou de pião. De pular corda ou de jogar a bola. De amarelinha ou de cinco marias.
De soltar pipa ou de cabra cega. De esconde-esconde ou de pega-pega.

Quando as noites eram quentes as mães permitiam que ficássemos até mais tarde,  o que proporcionava a elas também a oportunidade de sentarem-se ao portão,  prosearem, descansar da lida.


Coisa boa recordar esse tempo.  Uma época em que a grande preocupação era o nosso campeonato de cinco marias, ou de amarelinha.
Quem ganhará? Não haviam premios, apenas a alegria de vencer, ou o amargo da derrota, que sempre valeu para nos ensinar que não só de vencedores era feita a vida.
Sem saber estávamos tendo a lição de como viver em comunidade,  respeitar os direitos do próximo e  aprender com a derrota.

Porque nunca nos lembramos de determinada aula de ciências, ou  daquele livro de gramática, ou de matemática, mas jamais nos esquecemos das brincadeiras de infância?  Será que é porque com elas aprendemos muitas liçoes que nos serviriam pela vida a fora? e aprendemos com alegria e descontração?

As cantigas de roda -  hoje tão criticadas pelos intelectuais e estudiosos de comportamento infantil - não formou  delinquentes nem marginais viciados em drogas.
Formou sim,  mães e pais amorosos e avós que hoje olham com preocupação para essa geração que não pode cantar "atirei o pau no gato" - por ser agressivo - ou  ler na íntegra as historias que nos encantavam.

Criança feliz é a que canta, brinca, ri muito, corre e se suja.
Criança feliz não tem medo, sente-se protegida e amada. 
E o adulto feliz é aquele que sente saudade de sua infância. Ele sabe que não voltará mais, mas sabe também que pode fechar os olhos e ir até lá, resgatar em sua memória o som das gargalhadas e dos gritos de:
peguei! agora é sua vez! passa o anel! bati! 
E o som da corda batendo no chão de terra, e as vozes altas e felizes cantando na roda. . . 


22 comentários:

  1. Oi amiga, que delícia de post!

    Outro dia recebi um telefonema de uma sobrinha de minha amiga , queria me entrevistar sobre as brincadeiras da minha infância.Nossa, esse assunto rendeu muitas gargalhadas e boas recordações ...
    Me preocupa muito essas crianças de hoje que não sabem o que é o ardor de um joelho ralado ou uma ponta de dedão arrancada ...rsrs

    Um grande beijo, tava com saudades!

    ResponderExcluir
  2. Lindo e verdadeiro post, Ivani! Também fiz parte dessa turma que brincava e cantava na rua. Hoje tento deixar estas memórias com minhas netas que, graças a Deus, adoram me ouvir contar e sabem de cor todas as musiquinhas de ninar e de roda. Uma delícia!

    Beijos,

    Eneida

    ResponderExcluir
  3. Que viagem à lembranças aqui nesse teu cantinho lindo!

    Quantas brincadeiras que tivemos e hoje, as pobres crianças ricas, cheias de computadores, eletrônicos todos, sempre acompanhando as modernidades, nem tem chances de brincar.

    Esse resgate deve acontecer e cabe à nós vovós e vovôs, mostrar esse lado bom para as crianças.

    Hoje devem ficar presas, entre grades em prédios, condomínios.Amizades são forçadas pelas mães nos colégios, pois mães não sabem mais brincar cm seus filhos à sós.Incrível e revoltante.Precisam chamar o fulaninho e fulaninho pra fazer essa parte. Isso me irrita sobremaneira.Devem socializar, mas precisam ter o contato a dois...a intimidade com a casa e seus pais.

    Além disso, não podem mais cantar atirei um pau no gato, mas podem ver polícia passando na frente do colégio com armas apontadas e tantas coisinhas mais.

    Pobre dessas nossas crianças. Tenho pena dessa lado cruel da infância, que apesar de terem TUDO, nada tem...Não tem o principal:liberdade!Não podem ter! Pena!


    Lindo teu texto! beijos,lindo dia!chica

    ResponderExcluir
  4. Oi Ivani!
    Olha eu aqui de novo trazendo o meu sorriso para você!!!
    Ah! Coisa boa que é recordar a infância e principalmente as doces brincadeiras...fico tão triste em ver que hoje pouquíssimas crianças brincam de verdade, passam a maior parte do tempo em vídeo games e computadores, até mesmo as conversas são compartilhadas virtualmente morando no mesmo prédio, ou até mesmo no apartamento ao lado...
    No primeiro bimestre desse ano a escola de minha filha que está no 5º ano (antiga 4ª série do fundamental) trabalhou um projeto que eu particularmente adorei, que foi o resgate das brincadeiras infantis. Elas tinham que perguntar a pais, avós como eram as brincadeiras, levar o relato, levar as brincadeiras para a escola e compartilhar e ensinar as outras crianças de outras séries como se brincava...agora imagina, ensinar as crianças as mais belas e doces brincadeiras, pois a maioria nem sequer conhecia...impressionante, coisas que deveriam ser trazidas com elas de geração em geração, coisas que não deveriam deixar de existir...uma pena. O pior é que muitas crianças acham bobas, sem graça, muito "infantil", parece que nossas crianças perderam o doce gostinho de ser criança...
    Amei reviver as minhas brincadeiras que também eram as suas, mesmo sendo de gerações diferente.
    Bjão e espero que esteja melhor!

    ResponderExcluir
  5. Ivani,minha flor!!Meu presente chegou!!Fiz um post,vai lá ver!!Amei,amei,amei!!Bjs!!Ah,saudade das brincadeiras de criança...hoje em dia é só TV,computador...saudade!!

    ResponderExcluir
  6. Ai que delícia, viajei com você neste post...não poder cantar atirei o pau no gato, ou contar histórias pela metade é o cúmulo, não?

    O que dirá de livros clássicos de literatura, dizemos que o autor pensou errado e que Julieta não fugiu para ficar com Romeu, ela só foi ali ver se tomou um remedinho e que não existe esse negócio de briga de família, vai vendo...

    Tá melhor? Espero que sim...Bjim.

    ResponderExcluir
  7. Isso que eu chamo que voltar por cima!! Que bela postagem!!! Amei! Tudo verdade, como sempre! Saudades de pular elástico e amarelinha tbém!
    Como vc está?
    Pois, verdade, aqui chove muito...estamos uns três dias sem chuva e o céu já está esquisito de novo. Não sei não.
    Hj tem visita. Pousa aqui (vcs usam esta expressão "pousar na casa de alguém"?) rsrsrs...quer dizer dormir. Uma amiga querida.
    Agora vou. Preciso fazer cestos...
    Beijo grande! Fique bem!
    Bela

    ResponderExcluir
  8. Amiga Ivani,voltou e voltou muito bem...que bom.Lindo o seu texto,com tantas recordações de um tempo bonito e alegre que nossos netos não podem ter...nesta época de minha vida eu vivia mudando de cidade e o interessante é que as brincadeiras eram quase as mesmas:em Manhumirim,leste de Minas;em Pouso Alegre,sul de Minas;Muriaé,zona da Mata,todas as brincadeiras se repetiam,apenas com diferenças de sotaque.
    Eu chegava e logo me "enturmava"com as crianças da vizinhança,coisa impossível para as crianças de hoje...minha neta só sai de casa para a escola e vai de carro,apesar da escola ser bem perto...quando vou lá,fica atrás de mim pedindo:brinca comigo,vovó...em um tom de voz suplicante,morro de pena.E brinco como se fosse criança,mas só vou lá uma vez por mês...e o resto do tempo?
    Sinto, quando vou à cidadezinha onde lecionei numa época em que no recreio se brincava de roda,que as crianças sumiram das ruas.Não se ouvem as vozes alegres,os gritos na hora do "pique",as cantigas de roda,a brincadeira do Mamãe posso ir?Quantos passos?

    É uma infância triste,esta de hoje...roubaram a alegria de nossas crianças...e não tem como devolvê-la.

    Bjsssss carinhosos,
    Leninha

    ResponderExcluir
  9. Ivani querida
    Eu tbe amava brincar na rua, de amarelinha, de pular elástico, de barra manteiga...
    Adorei o post.
    Vc melhorou, querida?!
    Bjks mil

    ResponderExcluir
  10. Cheguei agora lá da mãe e vi teu comentário.Adorei,ri muito!beijos,chica

    ResponderExcluir
  11. Oi minha lindona!!!!
    Quantas doces recordações me proporcionaste, eu adorava amarelinha, ainda hoje as vezes brinco com as minhas sobrinhas, sabe que por aqui também chamamos de "sapata". Cinco marias, minha mãe fazia para nós... Saudade bateu forte!
    Querida, muito obrigada pelas palavras tão carinhosas lá no blog do Centro Dia!
    Beijinho minha doce amiga!

    ResponderExcluir
  12. Que beleza de postagem querida Ivani. Gostei da narrativa, das imagens que usou. Uma beleza!
    Como é bom recordar tempos gostosos. Dá saudade... mas vale a pena ter vivido.

    Beijo grande amiga.

    ResponderExcluir
  13. Melhorou quelida?

    Quando começei a ler o post o que me veio a cabeça na hora foi "5Marias"..kkkk
    Brinquei de tudo isto e ainda na frente da minha casa tinha aquelas árvores de rua e lá faziamos um balanço de corda e colocavamos uma madeira para sentarmos..

    Meu Deus lindo tempo, bela infância..
    Adoro seus textos!

    Ótimo domingo
    Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  14. Ivani, que coisa gostosa!

    Enquanto lia, brinquei de amarelinha, joguei peteca, pulei corda e corri criança por cada saudade que esse texto me deu!

    Sempre uma delícia ler você!

    Um beijo gigante e meu carinho sempre!

    ResponderExcluir
  15. PASSANDO PARA DEIXAR UM BEIJINHO, UM ABRAÇO, UM TUDO DE BOM...!!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Ivani, excelente reflexão. Penso muito nisso; será que nossos netos vão conhecer essas brincadeiras? E será que sentirão falta do que nem conhecem? A gente sabe que isso tudo foi determinante nas nossas formações... Bom domingo,

    ResponderExcluir
  17. Obrigado pelo carinho lá na bicicleta,rsrsr... um beijo,linda semana,chica

    ResponderExcluir
  18. Ivani querida,passando novamente por aqui para lhe desejar uma semana abençoada e repleta de alegrias.
    Bjssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  19. Amei, amei e amei!!! Eu estava sumida, inclusive do blog da Clara... muito trabalho e problemas burocraticos na vida, mas estou sempre lendo seus posts!
    beijos
    Fabíola

    ResponderExcluir
  20. Tudo bem com vc, querida? Espero que esteja melhor. Sinto falta de suas palavras inteligentes e bem humoradas!!!
    Pois por aqui ainda chove, acredita? Uma loucura. Pouco, mas chove. A primavera está na porta, não? Que coisa boa!
    Qdo puder mande notícias!!
    Beijos!! Bela

    ResponderExcluir
  21. Vim deixar um beijo , desejando lindo dia!chica

    ResponderExcluir
  22. Ivani querida,boa noite!!!
    Obrigada pelas carinhosas palavras lá no Tudo a Ver,também penso como você,mas a gente vai tentando,né?
    Bjssssss e muito feliz entrada de Primavera,
    Leninha

    ResponderExcluir