quinta-feira, 9 de junho de 2011

A velha estação



Quando o trem começava a diminuir a velocidade,  a paisagem já tão conhecida desfilava pela janela como que querendo dar boas vindas. O coração se alegrava ao ler as placas indicando que estávamos chegando.
Chegar...que linda palavra. Posso até ouvir o som das pessoas andando apressadas pela escadaria de ferro da velha estação. Essa escada passava por cima dos trilhos e nos levava até a porta de saída, dalí para a rua.
Isso já faz tanto tempo. Os trens nem chegam mais lá.  Sua fachada orgulhosa ostenta, desde 1875, a historia de uma cidade que nasceu para ser grande e rica.
Mas no tempo de minha infância e juventude os trens chegavam a Sorocaba, a cidade querida que me viu nascer e que será sempre minha terra, meu norte.
Quando descíamos do trem o coração pulava no peito. Queria chegar correndo à casa da tia, abraçar a todos, as primas queridas, Maria Neusa, Neli, Cidinha, Tânia...
Até hoje me encanto quando chego. Paro o carro na esquina de cima (rsrsrs) e fico olhando a estação.
As primas ainda estão lá, levando suas vidas, como levo a minha, e guardando em seus sorrisos e abraços gostosos todos os nossos segredos de meninas simples e felizes.
Gosto de rever os caminhos por onde passei, parar nas esquinas e me ver ainda menina, andando pelas calçadas, rindo e conversando. Ver a casa onde nasci, passar pela Quinzinho de Barros, ver o rio manso sob a ponte que leva ao Morro Vermelho. Andar pelo centro e rever as esquinas, o cinema, as praças onde tomávamos sorvete, encontrávamos as amigas, víamos vitrines.
Muita saudade. Mas ela está lá, sempre me esperando, e as primas também para uma cerveja gelada, um bom papo, boas gargalhadas e impagáveis momentos de recordação.
A última foto mostra a velha estação agora transformada em Museu da Historia Contemporânea.
Sinto orgulho de um povo que se preocupa em preservar a beleza dos predios e a historia de sua gente. Gente alegre, hospitaleira e falante. Minha gente!



imagens google

13 comentários:

  1. Eu sempre gostei de estações, não sei o motivo,.Quando era pequena, tinha uma tia avó que me levava com ela para passear na esta~]ao nas noites de verão.Adorava aquele clima...

    Lindas tuas recordações.

    E o frio continua aqui, a nuvem já fechou o aeroporto...dentro em breve estaremos cóf, cóf,srsr...

    Aliás, aqui em Poa fchar o aeroporto é fácil, corriqueiro...

    um lindo dia, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. E você faz parte desta gente alegre e hospitaleira! Lindas as tuas recordações. Meu pai falava muito "sorocabana"seria o nome da estação?
    Ele vinha de trem de Assis para São Paulo. Beijo

    ResponderExcluir
  3. Ivani, chegar é uma linda palavra mesmo...quando adolescente eu achava que o melhor da vida era não ter raízes, ser espírito livre parecia condizer melhor ao meu jeito de olhar prá vida...quando vamos amadurecendo, percebi que mesmo um espírito livre precisa de um lugar para chegar, ter raízes faz parte da história pessoal e isso é intransferível...como gargalhar com as amigas e primas com cerveja gelada e histórias prá contar...bjo grande!!

    ResponderExcluir
  4. Oi minha querida amiga!!!
    Sim, foi uma noite fria aqui na minha terrinha...
    Mas saiba que quando leio teus textos me aqueço.
    Aqueço meu coração, minhas lembranças, aqueço minha alma e nossa amizade.
    Você se revela em seus escritos, e se revela de tal forma que já te conheço a anos!!!!
    Amei o post!
    Saber que reencontra suas raízes cada vez que volta a sua terra, confirma que é de lá seu coração!
    Beijinhos e um lindo dia!

    ResponderExcluir
  5. Que lindo! estações levam e trazem pessoas e histórias. Verdade. Partir é bom e chegar melhor ainda!!
    Frio de doer por aqui, sim. Não tanto qto na terra da Rosane, mas frio. Hj fui às compras de tecidos e cia. Uma loucura. Importados, caros e estupidamente lindos!!rs...ai, essa minha paixão ainda me afoga!!rs...
    Hj tem fondue na Nali. Que beleza. Vinho e sobremesa. Bom papo (já vou levar o travesseiro da Aila pois que durma no sofá mesmo...,:o)
    Agora vou. Preciso arrumar umas coisas por aqui.
    Cris me contou que já acertarm a locação de nosso encontro. Saiba que hj soube que o bebê da parente nasce na data de 17/06. Vou tratar hj com o japa a data de nossa ida!!!
    Beijos, amiga!!! Bela

    ResponderExcluir
  6. Ivani!
    Muitos e muitos risos aqui em casa com este teu comentário, kkkkkkk!
    E no HALLOWEEN?
    Ninguém precisa ficar abraçadinho com uma bruxa, né?! rsrsrs!!!!!!
    A gente se diverte com esses blogs.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Ivani, muito obrigado pelo carinho no coisinhas que tá de niver...Um lindo fds, tuuuuuudo de bom,chica( sabe aqueles dias que estamos trancadas, sem sair do lugar? Eu hoje estou assim: uma anta de tão burra e amarrada. Começo uma coisa e devo parar, alguém me chama e assim por diante,srsr..Mas vou conseguir passar nos blogs...TOMARA!)

    ResponderExcluir
  8. Adoro vir aqui pq vc está sempre nos levando ao passado, amo isto!!!

    Ótimo sábado...
    Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  9. Lendo seu texto me vi sentada no trem viajando de Lavras a Arantina para visitar os parentes... Até hoje não entendo pq acabaram com a linha de trem, não faz sentindo :(

    Aqui as coisas estão voltando ao normal. A energia voltou ontem a noite. Agora podemos cozinhar, lavar a roupa, e usar o computador. O dia a dia está voltando ao normal. Já estou tomando banho com água quente novamente :)Obrigada pelo carinho.

    ResponderExcluir
  10. Oi minha queridona!!!!
    Um lindo domingo para você, cheio de amor e paz.
    Beijinhos no coração!

    ResponderExcluir
  11. OI QUERIDONA!!!
    TUDO BEM POR AÍ?
    SAUDADES!
    BEIJINHOS FORTES E ESTRALADOS ;) !

    ResponderExcluir
  12. Que lindo conto Ivani...
    Vou aprendendo com suas lembranças, a registrar em minha mente cada lugar lindo que vejo, cada cheiro,os momentos importantes que passamos, pois quero relembra-los assim como você...Quero ter saudades...
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Chegar é uma linda palavra mesmo.
    Muito lindo o post.
    Recordações para se levar no coração.
    Adoro seu cantinho!
    Grande beijo

    ResponderExcluir