segunda-feira, 13 de junho de 2011

Santo Antonio, meu padrinho.

Minha mãe tinha um grande aliado nas horas do parto. Nos momentos críticos,  gritava por Sto. Antonio, ele ajudava, e então era homenageado por ela, que colocava seu nome nos bebês que insistiam em vir ao mundo de uma maneira bem dolorosa.
Então, cá estou eu, Antonia Ivani, Marcio Antonio e Marcos Antonio (os gemeos). O único que escapou na hora do batismo foi o Edison, seu segundo filho.  Mamãe atendeu a um pedido da grande amiga, Dona Aurora, que em seus seios fartos o amamentou, e o batizou.
Caso contrário, teríamos mais um Toninho em casa.
Depois que nasci, em Sorocaba, mudamos para Osasco, cidade que tem Sto. Antonio como padroeiro. Hoje, feriadão por lá, procissão e quermesse. De alguma maneira mamãe acreditava que não era coincidência ter ido morar naquela cidade. Na procissão vestiu-me de anjo para acompanhar, ainda pequenina, pagando promessa.Tenho fotos dessa ocasião, vou escanear e postar aqui um dia desses.
Depois que mamãe nos deixou ficou uma promessa dela ao santo de sua estima.
Meu pai, anos depois tratou de pagar e minha madrasta, Joana, providenciou as roupinhas marrons, o cordão para amarrar na cintura e as sandálias franciscanas (não seriam antonianas?).
Pagou-se a promessa de D.Alzira, tão devota e tão temerosa de que seus filhos não teriam proteção se não cumprissem os designios do famoso padrinho.
D. Alzira, descanse em paz. Temos tido muita proteção desse padrinho ilustre. Você deve estar assistindo tudo de camarote, mas eu faço questão de passar o relatório, vez ou outra, para que você saiba de seus filhotes.
Estamos todos bem, saudáveis na medida do possível. Felizes também até onde conseguimos ser, porque a felicidade e a tranquilidade são coisas de momento. A tristeza também. Então somos sobreviventes dessa vida louca, repleta de surpresas e contradições.
A única coisa que perturba bastante é a saudade. Essa não dá tregua, invade o coração e deixa aquela sensação de que poderia ter sido bem melhor se tivéssemos continuado a pagar promessas, a seguir procissão, a comer o pãozinho do santo no dia 13 de junho de cada ano.
A sua benção mãe, a sua benção Toninho querido. Olhe por ela, e por todos nós...

13 comentários:

  1. Que lindas essas lembranças! Podem até doer, tenho certeza que hoje menos do que já foi, mas são parte de uma linda história. beijo

    ResponderExcluir
  2. Sabes que me emocionaste?
    Lindo e eu gosto muito de S.Antonio! Não sou fanática por santos, mas esse eu gosto.

    E como tu, fui vestida de ANJINHA numa procissão. E me achava o máximo, mesmo que fosse uma verdadeira "diabinha",rsrs

    Linda essa conversa com tua mãe,D.Alzira, que de onde está recebe teus relatórios e fica torcendo por todos vocês, tenho certeza!

    Adorei te ler! uma linda semana,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Oi Queridinha!!!

    Será que agora eu consigo postar minha mensagem? Vamos tentar!!

    Adorei sua conversa com a mamãe, eu também gostaria de ter o nome de Antônio, veja como ficaria: ANTONIO EDISON ROBERTO RODRIGUES DE CAMARGO ou EDISON ANTONIO ROBERTO RODRIGUES DE CAMARGO ou ainda EDISON ROBERTO ANTONIO RODRIGUES DE CAMARGO..lindo né, mas a mãe poderia negocia com a minha madrinha, tipo assim ANTONIO EDISON RODRIGUES DE CAMARGO, não ficaria com certeza TONINHO ou EDISON ANTONIO RODRIGUES DE CAMARGO, dentro de todas as opções prefiro essa ANTONIEDISON.....o que você acha?

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ai meu Santo Antonio, que confusão é essa Edison?
    Pode acreditar que "Antoniedison" é o mais engraçado mas não seria o escolhido.
    Meio brega, não?
    beijos querido!

    ResponderExcluir
  5. Oi querida Antonia Ivani!
    Que delícia de final de semana, com a família e ainda sob o canto dos pássaros!!!
    Cada vez que venho aqui saio com suas palavras gravadas em mim, no meu interior, ora me questionando, ora me emocionando, mas sempre me transformando. E hoje não poderia ser diferente: ler sobre a origem de seu lindo nome. Tenho muita fé em Antoninho!!!!
    Beijinhos e linda semana!

    ResponderExcluir
  6. Li os comentários depois que já tinha escrito, por isso voltei.
    Voltei para dizer que o comentário de seu irmão é lindo e tão verdeiro, adorei ele se referindo a "conversa com a mamãe" de vocês!
    Também acho que ele deveria carregar uma Antonio no nome, rsrsrs!!!
    Beijinhos de novo!

    ResponderExcluir
  7. Ai, sabe que tanto Antônio me confundiu...rs...gosto muito do nome Antônio e do Santo tbém. Gosto do São Francisco de Assis, o dos animais. Gosto de todos os santos (vai que tem algum lendo esta postagem...).
    Sabe que tbém tenho muitas recordações de minha infância, Ivani. Muitas! O nome de minha avó materna era Maria Infância. Lindo não? Gosto muito deste nome. Infância. Sinto saudades dela e de suas histórias. Sempre que venho aqui recordo meu passado. Adoro vc!!
    Beijos mil!!!
    Bela

    ResponderExcluir
  8. Santo Antonio, abençoe o Edison...kkkkk
    Santo Antonio é o Santo que mais sofre...de ponta cabeça, pendurado, nossa coitadinho...Pela primeira vez ouvi uma história da devoção por Santo Antonio, sem ser por pedidos de matrimonio...kkkk Essa eu não sabia...Aqui em Piracicaba foi feriado ontem também...Alguma coisa esta ligada,coincidência acontece aqui também...Aqui está seu filho e aqui está o Santo Padroeiro, Santo Antonio...Deveria ter ficado por aqui, pois teve uma festa linda na cidade ontem...
    E vc tem fotos de vcs de Franciscanos? Ou melhor Antonianos?kkk
    Amei Bjs

    ResponderExcluir
  9. Por partes:
    Chica, eu também não combinava com anjinho, era uma capetinha completa.
    Ao Edison já respondi.
    Rosane, você não precisa ficar com peninha dele, pois trata-se de um tremendo gozador...
    Bela, ri muito com seu medo dos santos estarem lendo essa postagem rsrsrsrrs
    E Paula, eu tenho uma foto minha de anjo, preciso escanear, mas acredito que na casa de meu pai tenha ficado uma foto dos meninos vestidos de santo. Vou perguntar para a Joana.
    Gente, obrigada pelos comentários divertidos e muitos beijos...

    ResponderExcluir
  10. Obrigado,ivani! E sabes que aquele conto "veio" prontinho quando vi aquela imagem do sótão. Só ela, vi num blog e pronto, veio tudo,srsr ...

    Obrigado pelo carinho sempre! um beijo,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  11. Oi minha querida!
    Acabo de chegar do trabalho e abri meu blog, pra ti posso contar, que estou até um pouco assustada com tanto carinho, tantas coisas boas que estou recebendo por intermédio do Trésors. Quero sempre agradecer todos os recadinhos pessoalmente, indo em cada blog que passa por lá, mas são tantos, e eu me empolgo no escrever, que toma um tempão, mas não é perda de tempo e sim ganhos, muitos ganhos tive desde que fiz meu blog e um dos maiores de todos é você Antonia Ivani! Adoro te ver por lá e sinto falta quando não te vejo!!!
    Esta semana (sexta) vou postar as telas para ti e para a Chica, estou fazendo um post bem lindo!
    Te adoro minha queridona!!!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Lindo esse post! Adoro viajar nas suas lembranças... Elas me fazem bem, me fazem lembrar coisas da minha própria vida que estavam escondidinhas... Seu blog é quase uma terapia... ahhaha

    Beijos
    Ana

    ResponderExcluir
  13. Ah, eu quero ver sua foto, viu?! Vou esperar.
    Na vespera de Santo Antonio, participei de uma caminhada em Osasco. Nao conhecia a cidade...
    Lembro bem, minha amiga querida, que quando era adolescente, na vespera do dia 13 de junho, faziamos a simpatia dos nomes dos pretendentes. Colocava os paéis numa igelinha com agua na sacada e nem dormia direito de tanta ansiedade para saber quem seria o escolhido (aquele que o papel estivesse aberto)...rs.
    Boas lembranças.
    Seu irmão é um barato!
    Bjks mil

    ResponderExcluir