terça-feira, 7 de junho de 2011

Proseando...

Do verbo prosear...conversar, trocar idéias e conhecimentos.
Ontem ao abrir o blog "coisinhas da Chica", de minha impagável amiga Chica, lá dos pampas gauchos, fiquei emocionada e ao mesmo tempo pensativa.
O assunto delicado, que a preocupa a ponto de fazer uma carta aberta à "VIDA", me deixou um tanto - digamos que - sorumbática.
Êta palavrinha esquisita esta. Mas gosto dela.
Brincadeiras de lado, minha amiga pede à VIDA que seja generosa com ela, dando-lhe dignidade e lucidez até os ultimos momentos, não permitindo que ela fique à mercê de estranhos ou incomodando os filhos e netos.
Toda essa angustia vem do fato de estar com uma pessoa muito idosa, e muito querida, nessa situação.
Acredito que todos nós, em determinada fase da vida, nos preocupamos com isso. E fazemos o mesmo pedido à VIDA, que infelizmente, como gosto de dizer, trata-se de uma fada meio surda e temperamental, que nem sempre atende a todos os pedidos.
Quando a inevitável velhice chegar, aquela velhice velha mesmo, a tal fada pode estar com crise de labirintite, ou com cólicas de rins, ou - sorte nossa -com um tremendo  alto astral.
É uma incógnita a maneira como ela escolhe suas vítimas, e sendo assim, temos que dar uma maõzinha para essa louca desvairada.
Cuidando da saude, procurando ler muito e fazer o que gostamos. Amar nossa familia, participar de tudo, tentar ser útil sem ser intrometida.
Estar sempre ao alcançe das mãos de quem você ama, e de quem te ama, sem ser arrogante ao ponto de acreditar que sem você nada acontece.
Essa tresloucada VIDA há de levar um susto ao perceber que você chegou lá forte e feliz, meio decrépita, mas feliz... e ficará sem motivos para tirar-lhe a dignidade e a auto estima.
Preciso acreditar nisso, senão quem vai ficar maluquinha sou eu. Acredite comigo Chica, e vamos em frente porque vem mais frente fria por aí.
beijos e muito mate bem quente!!!





imagens google

14 comentários:

  1. Muuuuito bem dito, pensado, sentido, comunicado! Faço coro no pedido, aposto nas mesmas estratégias, torço para encontrar a fada em boa fase e que ela reconheça alguns méritos para me conceder uma velhice digna. Pra isso, sim, querida, precisamos trabalhar a vida toda. Beijos direto da frente fria e chuvosa, sem mate, mas com muito café quente.
    P.S: a comadre adoraria te adotar!

    ResponderExcluir
  2. Esta prosa é mesmo para se refletir...Fazer o melhor possível no presente porque tem muita frente ainda por chegar! (não é a frente fria, tá?!) Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi minha quelida eu queria muito poder acreditar nisso, piamente,não ter este medos e seguir sorrindo, mas não sei se vou encontrar a fada ou a bruxa..então tento ser feliz!

    Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  4. Ai que delícia de texto, Ivani!! Tudo certinho em verso não, mas em prosa total! Preciso de uns puxões de orelha vez ou outra para aprender a lidar com essa temperamental D. Vida. Que bom que tenho vc vez ou outra prá me lembrar...ainda que estejamos tão tão distantes...Kkkkkk! Bjo gelado mas com coração aquecido!! Vou de chá verde mesmo!!

    ResponderExcluir
  5. Dona Vida...Se soubéssemos, o que nos reserva, certamente não viveríamos o presente, o agora... ficaríamos tão loucos e tentando nos preparar, que essa Dona passaria despercebida.
    E é isso que deixa essa Dona Vida doidinha, pois pensamos em uma coisa... e fazemos outra, precisamos fazer isso... mas agora não dá, e isso é loucura.
    Adorei...Um beijo Até..

    ResponderExcluir
  6. Oi minha mais que querida amiga!
    Estou meio sem saber o que escrever depois de tudo o que disseste, a minha vontade é de te dar um grande e forte abraço. OBRIGADA POR SER DO JEITINHO QUE ÉS! E OBRIGADA A DEUS POR CRUZAR MEU BLOG COM O SEU! Enfim esta mesma e transloucada vida que muitas vezes não nos escuta, nos apronta destas: encontros tão improváveis e tão intensos e verdadeiros com a amizade que sinto por ti, e cada vez que venho aqui e leio seus textos ela se renova! A Chica é uma pessoa que já mora no meu coração, e escreve suas verdades e angústias como ninguém. Um beijo para ela, nossa amiga querida!
    E um beijinho para você!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Que coisa mais querida que tu és, Ivani... Fiquei emocionada com teu carinho e preocupação.


    Estou, junto com minhas irmãs, vendo o que é uma pessoas que foi sempre ajeitada, caprichosa, perfumadinha, ninguém a tocava, ela comandava tudo e todos, de repente estar numa situação que não fica mais sozinha nem um minuto sequer, coisa que sempre detestou. Além disso a perda das funções , controles que antes dominava e ora, a deixam incapaz de controlar até mesmo suas funções ...
    É triste!!!

    Por isso, peço À VIDA chegar na velhice com dignidade...

    Mas até lá( olha a exibidinmha aqui, se ACHANDO mocinha e já com 6.2,srrs) quero fazer tudo o que gosto, como sempre, me divertir, curtir o que der.

    Acho que todos querem isso,nãoé?

    Um baita beijo pra ti, que és TRI carinhosa e gentil.

    Adorei! Um beijo pra Rosane também que foi outra maravilha de encontro nesse mundo dos blogs...

    Tudo de bom, beijos e vamos que vamos!!OBRIGADA DE CORAÇÃO!!!rsrs chica

    ResponderExcluir
  8. Ivani, voltei pra te dizer que não precisavas ter ficado preocupada...Imagina.Isso nunca teve nome de intromissão e sim, carinho.

    Gostei muito e fiquei contente e de verdade.Podes dormir
    realmente em paz!rsrs

    Aqui um frio, chuvinha chatinha e umidade. Estou liiiiiinda,imagina:pijamas, mias, chinelo de lã do maridão( não encontrei o meu,deve ter furado no fim do inverno passado),por cima dessa beleza toda, mais um casaco e aquecedores na casa ligado... E minhas mãos estão duras e o nariz parece que vai cair...

    Deu pra imaginar?

    Se tocar a campainha agora, me enforco!!Um beijos,boa noite,chica

    ResponderExcluir
  9. Oi querida
    Parabéns! Amo o que você escreve! Esta coberta de razão!Vamos dar um crédito à vida. O amor é nossa maior arma!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Tem uma frase que usamos em uma adaptação da peça "O mágico de Oz" que realizamos em 95 e eu uso até hoje e usarei sempre: "ACREDITE, ACREDITE, ACREDITE E TERÁS, SE VOCE ACREDITA É POSSIVEL SONHAR...." essa frase era dita pela bruxa boa do oeste, não é linda?

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi quelida aqui também tá um frio horrível, eu sou movida a energia solar, então sofro muito!!!

    Aí de manhã eu deito na sacada e fico lá tomando sol, pelo menos isto, ninguém vai precisar me colocar na cadeira de manhã pra tomar sol, eu iria sozinha..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Ótima qinta
    Da próxima vez que passar no blog, espera que vou coar um café pra gente...
    Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  12. ai que ótimos esses comentários todos.
    Obrigada minhas queridas, vocês são o máximo!
    Ficaremos bem velhinhas, daquelas safadinhas, que falam muito, contam causos e são surdas quando convem. Não é ótimo isso?
    beijos, estou me divertindo muito com os comentarios.

    ResponderExcluir
  13. Ivani,
    vim te desejar um lindo dia, com tudo de bom,tá? beijos,chica

    ResponderExcluir
  14. Bom dia querida!!!
    Adorei seu comentário.
    Adoraria ler aqui um pouco sobre a sua Colcha de Retalhos... Tenho certeza que foram todos costurados com muito afeto e luta!
    Beijinhos :))))))
    Hoje aqui em Caxias um dos dias mais frios do ano (até agora)!!!

    ResponderExcluir