domingo, 16 de janeiro de 2011

Em janeiro



Ritmo de férias, descansando um pouco, muita preguiça. Apesar de toda essa gostosura que é acordar um pouquinho mais tarde e não ter compromissos com horários certos, essa inquietação não me dá tregua.
Janeiro é um mês muito estranho, e essa chuvarada só faz aumentar a angústia e o desconforto.
Para completar o quadro cinzento lá vem essas enchentes e desmoronamentos que ficam pipocando na televisão me informando a toda hora o número de mortos, feridos, desabrigados, desesperados...
É muito dificil não se deixar emocionar diante de tanta dor. Choro mesmo diante da televisão e não consigo entender porque crianças, velhos e jovens morrem de maneira tão brutal, tão inesperada.
Essa sempre foi a grande dificuldade de minha vida. Tenho uma enorme lista de perguntas sem respostas, que me deixam à margem do caminho daquelas pessoas que aceitam tudo, levantam as mãos e dizem "fazer o que"?
Não consigo - simplesmente não consigo - ser uma pessoa conformada, que aceita tudo mansamente, como o gado que é levado para o abatedouro, cabeça baixa.
Queria muito saber qual o critério, como são escolhidos quem vai morrer soterrado, quem vai morrer nas mãos de um assassino, qual criança vai ser estuprada - talvez morta - e por aí vai...
Costumo dizer que nesse mundo tem tanta gente que só está por aqui fazendo peso - explico: os estrupadores, os pedófilos, os traficantes (de olho em nossos jovens) e uma gama enorme de loucos psicopatas, paranoicos, viciados, que só fazem mal aos outros.
Então pergunto novamente: qual será o critério? porque não eles estão lá embaixo da lama e de pedras.
Nunca vou entender, mas também nunca vou deixar de questionar. E muito menos vou aceitar passivamente, sem sofrimento, a perda de pessoas inocentes e boas.
Agora voltemos a janeiro.


Estou aqui em casa escrevendo essas linhas e quem me conhece e participa de minha vida intimamente, sabe que nesse mês havia festa e alegria, hoje não mais.
Repito que não sou triste, aliás, não somos tristes, eu e minha familia, porém não somos tolos ao ponto de não sentir saudade, não recordar.
O que me consola e me embala nas horas de saudade são as lembranças lindas, as festas alegres, os abraços carinhosos. Chego a sentir o calor dos abraços, ouço nossas vozes cantando os votos de felicidade.
Duas pessoas muito amadas e lindas fariam aniversario nesse chuvoso mês de janeiro. A coincidência incrível é que no mesmo dia. E ambas já nos deixaram. Ela tão jovem e linda e ele não tão jovem mas lindo também.
Como eram alegres e otimistas, acredito que não haverá melhor maneira de comemorar do que com um brinde em taças de cristal, vinho branco bem gelado, música alegre no rádio...
O dia do aniversario não é hoje, mas o assunto veio chegando e não pude deixar de mencionar. Talvez no dia 28 não tenha coragem, nem ânimo.
Somos felizes por nossa saúde e por essa oportunidade de levantar um brinde de parabéns  - mas - tudo seria muito melhor se não fosse essa imensa saudade...


Tim ... tim !!!

6 comentários:

  1. Oi queridinha!!! Bom Dia, hoje estou sendo novamente o primeiro. Concordo plenamente com com o seu ponto de vista e com as suas dúvidas, quem sabe isso não faz parte de um critério de escolha e formação de pessoas tão maravilhosa como você!!!!prefiro pensar dessa forma e fazer algo para quem precise, independentemente da forma e sim da intenção! fui claro, acho que não...segunda feira depois de um final de semana daqueles que você bem sabe...fico meio lerdo...Quanto aos dois ...vamos fazer um Tim Tim para eles!!!!Beijos

    ResponderExcluir
  2. Um grande TIM-TIM!!!!!

    A morte nós sabemos que vem, não sabemos quando, mas a forma....

    Eu nunca vou entender e nunca vou aceitar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Esse assunto é bem difícil de comentar...
    Eu também tenho dificuldades para aceitar, e sofro muito quando penso...acho que tenho muito a evoluir ainda...
    A saudade é inevitável, mas a dor...acho que podemos trabalhar com isso.
    Um brinde antecipado a eles que, cada um à sua forma, foram especiais e extremamente marcantes. Tim tim!!!!!
    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Ivani!
    Não sou dona da verdade e estou muito longe dela ainda, mas um dia essas dúvidas povoaram a minha mente e meu coração. Fiquei angustiada, triste, não queria fazer nada, só pensava no final bruto ou na passagem na porta da eternidade de um bebê inocente. Me perguntava: Pq tão jovem? Pq não manda aquele que mata, rouba, machuca, ou aquele que odeia viver?
    E pq alguns tão feios, outros tão lindos, outros pobres, outros ricos, outros com deformidades mil, tantas desigualdades...
    A Vida é sábia e quando dúvidas assim povoam nossos corações, um anjo querido, uma pessoa inspirada por Deus vem em nosso auxílio. E foi assim que aconteceu. Uma amiga querida me perguntou: Vc crê em Deus? Eu respondi que sim. E vc crê que ele é justo e soberano? Eu respondi que sim...
    Ela me disse: se vc realmente crê, deveria saber que Deus não escolheu entre seus filhos… Fomos criados iguais, com as mesmas chances, com as mesmas oportunidades… mas nós, espíritos livres, resolvemos caminhar por caminhos diferentes… Uns optaram testar todos os seus instintos e sentimentos… outros optaram seguir o lado bom de tudo que podia viver.. outros sentiram necessidade de conquistar as coisas dos outros, e assim por diante… aqueles que logo acertaram, tem o "privilégio" de seguir um caminho de mais luz e é abnegado o suficiente para aceitar a dor em prol do outro. E os que optaram pelos caminhos da inveja, da cobiça e outros sentimentos, precisam aprender a reverter esses sentimentos ruins, por sentimentos mais nobres….
    Bem, o que quero dizer e foi a explicação dela, que não fomos escolhidos, escolhemos a vida que deveríamos viver. Temos que nos livrar dos sentimentos menos nobres e para isso devemos viver vidas de aprendizado e refazimento. Alguns acertam logo, outros demoram mais tempo… Por isso que a reencarnação explica muitas coisas. Nosso corpo é apenas uma vestimenta que possibilita nosso espírito a viver aqui na Terra.
    Morrer jovem não é um castigo e sim uma bênção para aquele que "morre". Se morreram cedo, é pq cumpriram com a sua missão, realizaram o que deveriam, nem que seja para despertar mais amor em sua família. Os que ficam por mais tempo aqui, é pq ainda tem muito o que aprender.
    Deus é tão bondoso, que permite que espíritos que matam, roubam, machucam, fiquem por mais tempo na Terra, para aprenderem, para que a vida lhes ensinem. Para que eles tenham a oportunidade de acertarem ainda em vida. Que possam se arrepender dos erros que cometeram.
    Eles não irão deixar de "pagar" pelos seus erros, a vida trará esses espíritos para novas oportunidades e para resgatarem o que plantaram.
    Não sei qual a sua crença, sei que parece estranho… mas foi o que me confortou.
    Foram palavras que a princípio me chocaram, mas depois pensando, sozinha no meu cantinho, eu percebi que elas eram condizentes, que aqueciam e acalmavam meu coração.
    Então comecei a estudar e ver que a vida é justa. Nós não aceitamos muitas vezes os caminhos que ela nos leva, mas se olharmos o passado e ver o quanto aprendemos com os erros e com as as dificuldades, só podemos perceber que a vida é justa sim, que se não tivéssemos passado por isso ou aquilo, hoje não estaríamos tão maduros e conscientes de nossos sentimentos.
    Bem Ivani, espero ter dado um pouquinho de luz, assim como a minha amiga me deu essa luz.
    E caso vc não creia, me perdoe pelas palavras! Só senti necessidade de "falar".

    Beijos no coração e um lindo brinde aos teus!!!
    Ana

    ResponderExcluir
  5. Realmente esse mês é 'turbulento'...em todos os sentidos, seje pelas chuvas, ou pelos aniversários, ou pelas contas que vem esse mês...Janeiro começou...Eu tenho a mesma crença da Ana "Cheiro Doce". Tudo foi escolhido antes...Mas acabamos por nos perder pelos caminhos da vida...Ai entra esses monstros, que cruzam nossos caminhos...Bom...não tenho explicações...só sei que não aceito!
    Só agradeço pelos dias, e tento ser melhor a cada dia...mesmo não conseguindo...kkkkk
    O Importante é comemorar mesmo rasgando o coração por dentro...tenta fazer diferente, faça um bolo, comemore, e dedique as pessoas que ama, pelo menos nesse dia de aniversário, dia 28 faça uma comemoraçãozinha, pode parecer estranho, mas seria legal, comemorar falando bem, lembrando e agradecendo por ter tido a oportunidade de amar e ser amada intensamente, de ter tido a oportunidade de ter 3 lindos filhos com a pessoa que amou, relembre o nascimento, os momentos mais lindos e intimos. Tenha balas e balões, sinta o cheiro da Tathi e escute seu sorriso...Você vai ver como vai fazer bem.E quando passar e ver a realidade, se concentre no que é material, as crianças, os irmãos os filhos, as dores no coxis, pois é assim...Meio sem sentido, mas com algum propósito...
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. obrigada pelos comentarios carinhosos (Ana, já enviei um e-mail pra você).
    fico comovida com as respostas de apoio e esperança.
    quero dizer que já passou, ainda bem, porque nessa vida bandida, tudo passa.
    adoro ler o que vocês escrevem. beijos

    ResponderExcluir