sábado, 18 de janeiro de 2014

Sorrir hoje



Hoje li uma frase,  assim:

- e você não sabe quantos sorrisos já dei só de pensar em você...
De Caio Fernando Abreu

Gostei demais,  por ser real, simples, porque eu gostaria que fosse minha.

Quem não sorriu levemente, mesmo estando só, ao se lembrar de um carinho, uma fala, uma brincadeira?
Quem não?
Ao abrir uma caixa de fotos, um caderno de anotações, um velho bloco de receitas?
Mesmo que a lembrança seja acompanhada de saudade, de nostalgia, o sorriso leve aflora nos lábios, gosto de lembrar.
Dia desses li um artigo, acho que no facebook, falando que vivemos de saudade quando o certo seria nem olhar par trás, colocar todas as energias no futuro, virar as páginas ou então, melhor, queimá-las.
Deve ser simples quando se é jovem, poucas páginas esçritas, muitas ainda em branco.
Mas hoje, diante desse livro enorme e lindo, todo recheado de clipes com recadinhos, flores secas, fotos esmaecidas,  e desenhos imprecisos feitos por mãozinhas tão amadas,  eu pergunto:
-  como queimar, esquecer, e olhar apenas para a frente?
Se o que vejo lá na frente é apenas o reflexo de tudo o que já deixei passar...

Uma frase bem colocada e muitas lembranças que afloram sorrisos,  suspiram as almas, doces tempos.

Proponho sim pular páginas, de dores e mágoas,  mas nunca destruí-las.  Estaremos ali sempre,  tatuados, quer aceitemos ou não. Melhor sorrir levemente...





27 comentários:

  1. Que legal,Ivani! A vida não é só de sorrisos, mas quANDO TEMOS MOTIVOS DEVEMOS SORRIR OU INVENTAR MOTIVOS,RS...oBRIGADÃO PELO CARINHO POR LÁ ,ADORAMOS!!BEIJOS PRAIANOS,CHICA

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ivani!
    Não existe história sem começo, meio e fim, não é mesmo?
    Sorrir com lembranças de bons momentos vividos e conviver com as emoções trazidas pelos momentos adversos nos faz inteiros.
    E olhar para o que vivemos pode ser um bom combustível para nos conduzir positivamente para o futuro.
    Beijo e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  3. Olá, minha querida,

    Que boa coincidência eu - de férias - entrar no blogger para ver as novidades dos blogs amigos e deparar com um post seu, rsrs. A frase é mesmo muito boa e eu também acho que não dá para descartar o passado, já que ele nos trouxe até aqui, rsrs. E isso é especialmente válido para os passados felizes, cujas memórias nos trazem sorrisos, por que haveríamos de querer nos desfazer disso?

    Um beijo e boa noite!

    ResponderExcluir
  4. AMADA!!Sempre nos fazendo refletir...compartilhamos da mesma opinião...recordar, reviver...é preciso!Ainda mais se lembrarmos das horas felizes, de pessoas queridas e de bem, que nos deixaram tantas saudades!O futuro é cheio de incertezas, então que sempre vivamos lembrando de nossa hist´ria, do caminho que já percorremos e até dos erros...somos humanos, ora bolas, crescemos a cada dia!!Beijos, beijos,minha amiga querida!!SAUDADES!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ivani!!!
    Como gosto de te ler, sabes disso, não?
    Eu concordo completamente contigo, eu sempre me pego rindo sozinha, lembrando o que foi bom. Acho que saudade ruim é aquela que magoa, machuca, enfraquece, e essa merece ficar no passado para não atrapalhar o futuro.
    Mas a saudade daquilo que fez a vida valer a pena, essa serve como alimento para levar na mochila dos novos caminhos que se abrem todo
    dia.
    Ainda hoje fiz uma parede de fotos com as imagens de momentos ótimos com a família e em shows, que adoro, e agora cada vez que olho para a parede tenho 50 motivos para sorrir. Como é bom ter uma boa historia para lembrar, não?
    Adorei vir aqui, um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Oi querida
    hoje vi seu blog por aqui de novo
    Saudades de vc :)
    Feliz ano novo!
    Ótima reflexão...
    Bjks mil

    ResponderExcluir
  7. Oi querida!

    Lindo post, parabéns ...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Nossas lembranças são preciosas. O passado nos fez. Selecioná-las é ato de sabedoria, eis que algumas não merecem ser guardadas, se nos fazem mal. As que despertam sorrisos, e todos as temos, são presentes da vida. Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Oi queridinha.

    Adorei, sabe aquela frase "sorria você esta sendo filmado", vai alem, sorria sempre esqueça a filmagem feita por quem quer que seja...

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Vim te agradecer o carinho e é sempre bom passar aqui, te sentir mais pertinho! bjs, lindo fds e tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuudo de bom!chica

    ResponderExcluir
  11. Vim deixar um beijo e

    ≈ ☆≈≈≈☆≈≈≈☆≈≈≈☆≈≈≈☆≈≈≈☆≈≈≈☆
    .:*♥*:._.:*♥*:._.:*♥*:._.:*♥*:._.:*♥*:.
    ≈ ☆≈≈≈☆≈≈≈☆≈≈≈☆≈≈≈☆≈≈≈☆≈≈≈☆

    Parabéns pelo nosso dia!!
    chica

    ResponderExcluir
  12. Querida amiga
    vim lhe desejar uma linda e abençoada semana, coberta de muita paz e alegria!
    abraço amigo
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  13. Ivani! Voltei pra agradecer o carinho todo por lá!Adoramos! O niver mesmo é hoje e assim, chegaste NO DIA,rs beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  14. OI AMIGA QUERIDA! QUANTA SAUDADE DESSE LUGAR... ESTAVA COM PROBLEMA NO MEU BLOG, QUANDO MUDEI DE NOME MUDEI TAMBÉM A URL, DAÍ FOI UMA BAGUNÇA SÓ, TIVE QUE REFAZER ELE TODO, PERDI TODA A FORMATAÇÃO ANTERIOR, ETC, ETC E ETC. DEMOREI PARA REFAZÊ-LO, MAS CONSEGUI, ESTOU DE VOLTA, MAS INFELIZMENTE PERDI TODOS OS MEUS SEGUIDORES, POR ISSO NINGUÉM RECEBE MINHAS ATUALIZAÇÕES. VIM TE VER E MATAR A SAUDADE... SEUS TEXTOS, SUAS PALAVRAS FAZEM FALTA, VOLTA A BLOGAR, VOLTA!!!! BEIJO ENORME

    ResponderExcluir
  15. Sorri hoje, bem cedinho, ao abrir meus emails e te ver lá! Adorei e só posso te agradecer o carinho lindo! Estamos entrando em férias, um, paradinha, férias escolares do Neno... E tu ,tudo bem? As férias daí já aconteceram? Tá tudo doido esse ano.Muitos já voltaram e nós nem fomos,rs beijos,fica sempre lindona e bem! chica

    ResponderExcluir
  16. Obrigadão pelo carinho lá!Sempre fico feliz em te ver! bjs praianos, curtindo muito, cheio de aventuras,chica

    ResponderExcluir
  17. Mais uma vez agradecendo o carinho,Ivani! Foi mesmo um dia tri legal, cheio de lindas surpresas pro KIKO que merece! Valeu muito! bjs, obrigadão pelo carinho.Mas nem te conto: as comilanças do Gui Press, nos deixam sem respirar,rs E a lua? Linda,né? bjs, ótima semana,chica

    ResponderExcluir
  18. que lindo seu blog
    bjs
    Flavia
    www.secret4beauty.blogspot.com
    www.adoteumfocinhocarente.blogspot.com
    loja virtual: www.adote.iluria.com

    ResponderExcluir
  19. ha amiga voce sempre com a frase perfeita, o pensamento sábio.
    eu completei quarenta anos a pouco tempo, o meu libro esta no meio rs espero..
    somos filhos do passado, alegre ou triste, que seja, não podemos fazer a menos de recordar o nosso passado.
    as vezes quando penso ao meu bambino, sempre me vem um sorriso aos lábios, um sorriso de tenezza, dolcezza.
    bom fim de semana flor
    ps apareça.
    você já viu os meus novos blogs olhe aqui
    nem sei se você gosta de fazer crochê, se gosta vai encontrar muitas inspirações no meu blog de crochê

    http://dicadecosturadefifia.blogspot.it/
    http://fifiacrocheta.blogspot.it/


    baci

    ResponderExcluir
  20. Ivani, como vai? Há quanto tempo... sinto falta dos seus escritos, das suas memórias. Desejo um Feliz Natal, que sua vida em 2015 seja tranquila, com muita saúde e alegrias. Tudo de bom! Um abração!

    ResponderExcluir
  21. Oi Ivani? Tudo bem?
    Venho de um dos blogs da Chica (ai, eu nunca lembro os nomes, ela tem vários, não sei como consegue administrar aquilo tudo, rs) e fui atraída pelo título da tua postagem.
    Mesmo ainda sendo jovem, tenho uma certa vivência, pois afinal, vivência não se mede por cronologia e sim, por experiências, nunca entendi isso de olhar só para a frente, para o presente.
    Quer dizer, eu ATÉ entendo o sentido da frase, mas não aceito. Saber por quê? Porque foi com essa teoria que eu vi acontecerem muitas injustiças diante dos meus olhos.
    Maridos, já velhos, querendo "viver o presente, curtir a vida", abandonando esposas que se dedicaram ao máximo à família, filhos desolados por puro egoísmo de verem o pai "tendo que viver o presente" com uma estranha qualquer, que sequer levará o palhaço a sério.
    Também vi muita gente se lascando porque é jovem e tem que viver "tudo ao mesmo tempo agora", acabando num centro de reabilitação de dependentes químicos que ajudei a cuidar na igreja que frequentei.
    Nossa vida é um todo, não pode ser vista apenas como momentos. O passado deve ser valorizado e, por mais doloroso que seja, sentido.
    "A dor deve ser sentida", como disse a personagem de A Culpa é das Estrelas de John Green e eu concordo totalmente com essa frase. Não se pula etapas, muito menos se ignora.
    O que somos hoje, de bom ou ruim, são reflexos do passado e do presente que estamos construindo hoje. O futuro a Deus pertence, como diz minha avó.
    Beijos e gostei de como escreve como cronista (também sou uma) e vou ficar por aqui.
    Um feliz 2015!

    ResponderExcluir
  22. OI, IVANI!!!
    SAUDADESSSS...
    TÔ VOLTANDO AOS POUCOSSS
    EU SORRIO SEMPRE, MESMO C A CASA CAINDO...RSRSRRS

    ResponderExcluir
  23. Somos o Agora, o presente e o que fazemos com ele. Se houver equilíbrio entre a saudade do passado e a energia empregada no futuro, acho que estamos indo bem.
    Adorei seus escritos, um beijo, k

    ResponderExcluir
  24. Somos o Agora, o presente e o que fazemos com ele. Se houver equilíbrio entre a saudade do passado e a energia empregada no futuro, acho que estamos indo bem.
    Adorei seus escritos, um beijo, k

    ResponderExcluir