quinta-feira, 9 de maio de 2013

saudade e revolta





Não vou cansar voces com minhas lamurias de dores, remédios, fisioterapias e outras chateações.
Ainda não consigo ficar um tempo razoável sentada, mas vamos lá...estou morrendo de saudade de voces!!!
E com muita vontade de teclar e poder contar como tem sido estranha a vida sem meu computador e sem meu blog.
Acreditem, voces já fazem parte de meus dias, e aos poucos vou visita-los, a todos.

Mas quero contar um fato e perguntar a voces o que fazer. Renato é meu netinho de 8 anos, filho do meio de minha nora e meu filho que moram em Aguas de S. Pedro.
Um menino como outros meninos de sua idade, mas com um diferencial notado por todos e comentado sempre na familia. Ele é um cavalheiro. Um pequeno cavalheiro que fala baixo, é gentil, cede o lugar, se preocupa com todos em sua volta.
Estranho isso? não! ele é assim!
Estão morando na cidade há 4 meses, portanto, é o primeiro ano deles na escola, na comunidade que é bem pequena.
Na semana passada um aluno da classe atingiu seu olho esquerdo com um lápis. Mas não foi uma brincadeira, um acidente ou coisa que o valha. Porque o médico disse que o globo ocular é muito forte, somente um golpe dado com força poderia perfura-lo. E perfurou.
E o Renatinho, de imediato, perdeu 30% da capacidade de ver com esse olho. Está sendo cuidado, usando antibióticos, etc.
O profissional que o atendeu disse que talvez ele recupere esses 30% porque as crianças tem uma capacidade incrível de recuperação. Tomara!
Mas fica tudo assim?
A mãe do menino não telefonou para minha nora para ter noticias. A professora disse que foi um acidente, que ela não viu, e que o menino agressor é mesmo muito danadinho. Também não ligou se preocupando.
O Renatinho já voltou às aulas, não pode perder provas.  Ninguém da escola veio de encontro procurando saber de sua saúde e do estado de espirito de minha nora.

É nesse mundo que vivemos hoje? Santo Deus, onde está a solidariedade, o amor ao próximo, a educação enfim?

Fico triste ao perceber que o mundo que estamos deixando para nossos filhos e netos está cada vez mais conectado, moderno, globalizado, porém frio, desumano. Uma pena.

Que seus lindos e alegres, maliciosos e carismáticos olhos verdes fiquem completamente curados meu amor, e que só possam ver coisas lindas por onde passar. Beijo da vovó.




imagens Google

16 comentários:

  1. Não acredito Ivani...Pelo amor de Deus. Nem a escola, a Diretora ligou? Não sei nem o que dizer... O correto seria ao menos alguém da escola e a mãe do moleque que jogou o lápis ligar para saber sobre o olho do seu netinho. Se não tem condições de ajudar financeiramente, que pelo menos mostrassem preocupação. Olha Ivani, acho que só acabando o mundo e começando tudo de novo para ter jeito...Tem horas que bate um desânimo, que se pensássemos direitinho, acho que nem filhos teríamos coragem de por no mundo. Só os temos porque as coisas são como são .

    ResponderExcluir
  2. IVANI, PRIMEIRO QUERO DIZER QUE HOJE QUANDO ACORDEI E VI MINHA ABÓBORA DE TECIDO NA COZINHA, AQUELA QUE EU GANHEI NO SORTEIO DO SEU BLOG, PENSEI...ONDE ANDARÁ A MINHA AMIGA QUERIDA?SERÁ QUE NÃO VOLTARÁ A BLOGAR?? AGORA EU ESTAVA DIGITANDO AS NOTAS DE MEUS ALUNOS E DECIDI DAR UMA ESPIADA NO BLOG ...ME DEPARO COM SUA POSTAGEM.ACHO QUE FOI TRANSMISSÃO DE PENSAMENTO!!BEM-VINDA!!VC FEZ MUITA FALTA POR AQUI!!
    QUERIDA, SEU NETO FICARÁ BEM TENHO CERTEZA! QUANTO A ATITUDE DESTA MÃE E DA ESCOLA É LAMENTÁVEL. EM MINHA ESCOLA PENSAMOS E AGIMOS DIFERENTE. QUANDO UMA CRIANÇA FALTA, LIGAMOS PARA OS PAIS PARA SABER O QUE HOUVE, SE ALGUÉM SE MACHUCA, COMUNICAMOS IMEDIATAMENTE OS PAIS, E NARRAMOS O FATO, DEPOIS DE DEVIDAMENTE INVESTIGADO. ALGUMAS COISAS REALMENTE NÃO VIMOS, MAS PROCURAMOS ESCLARECER DA MELHOR MANEIRA.A FALTA DE SOLIDARIEDADE , DE COMPAIXÃO É UM MAL QUE PRECISA SER COMBATIDO E COMEÇA NA FAMÍLIA E CONTINUA NA ESCOLA.EM MINHA ESCOLA TRABALHAMOS COM PROJETOS DE VALORES MORAIS E ÉTICOS. NESTE ANO O PROJETO SE CHAMA "SER MELHOR A CADA DIA" E DIARIAMENTE REFLETIMOS COM AS CRIANÇAS O QUE É SER MELHOR A CADA DIA E O QUE DEVEMOS FAZER PARA SERMOS ASSIM. É UM EXERCÍCIO CONTÍNUO E DIÁRIO , MAS QUE FAZ UM GRANDE EFEITO.CONVERSE COM OS PROFISSIONAIS DESTA ESCOLA, ELES VÃO TE OUVIR.BJS.

    ResponderExcluir
  3. Puuuuuuuuuuxa,Ivani!

    Já sabes, pois falei, gritei muito nos meus blogs, sobre esses marginaizinhos infantis que em tom de "brincadeirinhas" cegam,empurram de escadas, fazem de tudo aos coleguinhas.

    Não dá pra aguentar isso. Adoro CRIANÇAS,não os entre eles já podres de mente e índole!

    Eu daria nome, sobrenome e metia a boca no trombone no colégio, para saber que tipo de educação é essa que não vero os danos causados DENTRO DE UMA SALA DE AULA. Não estamos falando em rinhadeiros!

    Que coisa revoltante essa! Já "AQUECI" bem cedinho lendo essa barbaridade. Lembras daquela menina daqui de Poa que levou um ovo no olho? Ainda continua com problemas, tratamentos e o colégio diz nada poder fazer pois o ALUNINHO é MENOR!!!


    Tá demais a violência! Fico P da cara!


    Com tudo isso, fica mais difícil não teres dores...Isso influi muito. Nossa paz tem que ser preservada, mas om tanto acontecendo.


    Que tudo fique bem pro teu netinho e não deixem assim. Vão no colégio, mostrem lá toda indignação com os pais que nem sequer se apresentaram pra desculpas, no mínimo...E essas coisas não se desculpam, pois os resultados estão aí! Que tudo fique bem! beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ivani !
    Que coisa mais horrível !!!!
    As crianças vão para a escola e acontece esse tipo de coisa... É um absurdo ! Acho que os outros pais deveriam se reunir e fazer uma pressão na diretoria da escola para tomar atitudes contra esse "marginalzinho" para que ele seja "convidado" a se retirar da escola...
    Aconteceu uma pressão minha e de outras mães ano passado na escola do meu filho, e deu certo. O marginal trocou de colégio e meu filho está livre dele!
    Que seu netinho melhore logo!
    Beijos,
    Patrícia ( filha da Chica - Poa/RS )

    ResponderExcluir
  5. É de se entristecer, revoltar, indignar.

    É de se ficar uma criança com prejuízo visual, pelo que está na cara e ninguém vê, escolas, professoras, diretoras, pais de alunos, alunos sem nenhuma noção de certo e errado, sem educação, sem valores, sem Deus.

    Desde criança e segue-se na vida adulta, as pessoas machucando umas as outras, matando. Que horror!

    Se precaver, prevenir, rezar e reclamar. Acho que as vezes um cutucão previne que ocorra de novo, pode até mudar uma pessoa e uma aqui e outra ali o mundo mude, melhore.
    Pode ser que não, mas temos a consciência de que tentamos.
    Pensei de você e/ou a mãe dele fazer uma carta e entregar para a Escola, direcionada a diretora, coordenado e professora.
    Uma outra para o garoto e sua família.
    Colocar em um envelope e entregar em mãos, sem palavras, todas elas você dirá estão dentro do envelope, se algo do tipo foi uma brincadeira, foi sem querer, for dita vc faz cara de pesar e pergunta se eles aceitariam ouvir isso se o ocorrido fosse com o filho ou neto deles.
    Pode ser também um texto que diga tudo ou parte do que eles precisam ouvir e tão só a assinatura de vocês. Vou vê se acho algum aqui.

    Lembrei do diretor de uma escola que meu filho estudou que mandou eu ensinar ele a reagir, a ser combativo, pois ele que estava errado, o mundo não era para gentis e comedidos. Oh God!
    Eu disse a ele que o mundo estava assim por causa de pessoas como ele a frente de instituições educacionais. Tirei meu filho de lá, antes mesmo de terminar o ano letivo. E me sinto de alma lavada por isso.

    Nossa Senhora, Santa Luzia e os médicos operem a recuperação dos 30% da visão dele e quem sabe milagres e surpresas da medicina, Deus o faça cada dia mais gentil e que seu coração enxergue sempre além do que os olhos vêem.
    Meu carinho e força a mãe dele e a você.

    ResponderExcluir
  6. É nessas horas que devemos ser mais fortes e confiar mais ainda que temos Alguém olhando por nós.
    Não quero fazer joguinho da Poliana, dizendo que poderia ter sido mais grave o que aconteceu. A gravidade não se encontra na mazela material que com certeza será sanada, mas, na mazela moral e espiritual que toma conta da maioria das pessoas hoje em dia.
    Antigamente, lá pelos anos sessenta, quando fui criança e alguma coisa assim acontecia, o agressor levava uma bela "tunda de laço" de seus pais e um castigo exemplar imposto pelo diretor da escola e o agredido seguia sendo o menino/cavalheiro ou a menina/lady sem pensar em tornar-se igual ou sequer revidar a agressão.
    Já hoje, teu querido netinho de lindos olhos verdes precisará de muito apoio da família, muito amor para seguir distribuindo o amor que já lhe é inerente.
    Pode parecer difícil, mas precisamos orar para que os meninos/agressores de hoje não se tornem os homens/agressores/corruptos e corruptores de amanhã.
    Num passado não muito distante teria ficado "P" como a Chica ficou, mas isso nada resolveu para melhorar minha vida.
    Beijinhos, cuide de tuas dores físicas e as da alma. Querendo conversar, estou por aqui.
    Beth

    ResponderExcluir
  7. Ivani querida,

    Não tenho escrito no blog, pois não estou bem. Mas não poderia deixar de prestar minha solidariedade a você e à sua família. O que aconteceu ao seu netinho é inaceitável. Em todos os sentidos. Desculpe o palpite, mas acho que todos os envolvidos deveriam ser chamados às falas, inclusive a família do garoto agressor. Já chega a impunidade que vemos acontecer todos os dias nos jornais, na tv, à nossa volta, enfim. As pessoas precisam saber que existem consequências para os seus atos. E essas consequências devem começar na família e na escola.
    Que seu filho e sua nora tomem a medida mais acertada e que o gentil cavalheiro de lindos olhos verdes possa crer num futuro melhor. É o que desejo de todo o meu coração.

    Beijos,

    Eneida

    ResponderExcluir
  8. Ivani, parceira, minha reação ao ler este post foi semelhante a da Chica, contudo, acho que por ter estudado e passado em Direito, embora tenha optado por outro curso no momento, (mas ainda pretendo fazê-lo futuramente), não consigo simplesmente pensar em "deixar quieto" e "por conta da justiça divina", sendo que há leis sim que amparam, principalmente por haver ocorrido dano físico com gravidade.
    Você certa vez me disse que tem advogados na família, peça instruções a eles e ativem os órgãos que for preciso: Conselho Tutelar, Defensoria Pública se for necessário e com certeza, a Secretaria de Educação também tem que estar a par do que está havendo, da negligência escolar.
    Indignar-se, mas cruzar os braços, não resolve.
    Você que está convalescente não pode fazer muito, com certeza, mas sua nora e parentes podem.
    O garoto é menor, porém, não é um menor sem pai nem mãe, ele tem responsáveis por ele.
    Concordo com sua leitora que disse que as pessoas precisam arcar com as consequências de seus atos, principalmente os adultos responsáveis, pais e educadores.
    Desejo de verdade as melhoras, tanto a você quanto a ele.
    Abraço parceira.

    ResponderExcluir
  9. Ivani, querida, que episódio tão triste! Que horror! E como é possível que os adultos responsáveis ignorem o sucedido?
    Recebe, minha amiga, o meu muito forte abraço solidário.
    Oxalá o menino recupere rapidamente.
    O meu coração ficou apertado com essa triste notícia.
    Que mundo é este?
    Ivani, percebi, pelo seu relato que tem estado doente. Espero que não seja nada grave e que rapidamente se restabeleça.
    Um grande beijinho da Nina que te quer muito bem.

    ResponderExcluir
  10. Ivani que coisa horrível, se fosse aqui, a escola e a mãe da peste teriam que arca com todas as despesas,e talvez até com uma indenização.
    aqui são muitos rigorosos com essas coisa.
    aqui também è dia das mães amanha, mas eu e Francesco comemoramos sexta feira na escolinha dele, fizeram uma festa, para as crianças e as mães, onde eles recitavam uma poesia,e fizeram um colar colorido para a mamma rs

    baci

    ResponderExcluir
  11. Oi querida!
    Ah, que saudades de vc...
    Fiquei feliz ao ver seu blog e ao mesmo tempo triste por causa do Renatinho. Muito triste este tipo de comportamento...lamentável.
    Mande notícias dele sempre que puder. Estou rezando para que ele recupere os 30% da visão.
    Querida, um feliz dia das mães para vc
    Nao suma...
    Tem sorteio de aniversário do blog.
    Dá uma passadinha lá.
    Bjks mil

    http://blogdaclauo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ivani,Feliz dia das mães, cheio de amor e carinho! beijos,ótimo dia! chica e obrigado pelo carinho! Ainda estou pooooooooooodre de gripe! beijos,chica

    ResponderExcluir
  13. Tão bonito encontrar a Chica aqui te desejando feliz dia das mães! Eu tb vim. Antes de ir para a feirinha. Vcs duas são como irmãs q nao tive. Elegi vcs assim. As duas escritoras. Cheias de historias pá contar.
    Ivani, fato lamentável aconteceu com seu netinho, e comum as crianças se machucarem, se ferirem , brigarem e td voltar ao normal, mas nesse caso foi diferente . Super diferente . Medidas nao forem tomadas e todos forem omissos, até que algo mas grave aconteça e que nao seja com o neto, mas o menino causador, vai atuar livremente pois houve apoio a ele.
    Escola e mãe do garoto nao podem sair desse fato sem uma justa chamada de atenção.
    Ano que vem eu pensaria numa escola mais humanizada e participativa
    Beijo do coração
    Zizi

    ResponderExcluir
  14. Bom Dia Queridinha.

    Concordo plenamente com o comentário da Christian V. Louis, e coloco-me a disposição do Juninho e da Paula para acionar administrativamente e ou judicialmente a escola, professores e pais do menor agressor.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Primeiro obrigada pelas tuas palavras deixadas no meu cantinho, obrigada mesmo, devagar as coisas vão tomando rumo, não te quero preocupar.
    Depois acho que a escola devia ter uma atitude diferente, afinal era lá que as crianças estavam deviam de se interessar por alguem a acompanhar o teu menino, e a mãe da outra criança nem quis saber, se estava tudo bem é incrivel.
    Espero de coração que realmente o teu netinho recupere toda a visão e que a escola seja implicada no assunto nem que seja para falarem com voçês familia.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Que fato odioso Ivani, por essas atitudes, ou falta delas, é que muitas vezes eu me sinto privilegiada por ter tido a chance de sair do Brasil e vir morar aqui, não que esse país seja perfeito, mas em um caso como esse a escola seria responsabilizada com o que aconteceu com seu neto, inclusive, dependendo do estado, os próprios pais da criança que atacou seu neto, sofreriam consequências.
    A falta de responsabilidade e descaso de alguns seres humanos é algo simplesmente nojento.

    ResponderExcluir