sábado, 17 de novembro de 2012

Saudades da Itália


Fico bem dividida, entre a alegria e a saudade, ao ver essas fotos. Acredito que meu coração ficou mesmo foi em Veneza, maravilhosa e encantadora Veneza, que não esqueço e que me enche os olhos de lágrimas quando vejo.

São pequenas surpresas, em cada curva, em cada esquina. É a simplicidade e a poesia de um lugar mágico, inesquecível.


A recordação de voltar tarde da noite para o hotel, exausta, mas feliz e com coragem para fazer mais uma foto, sobre uma ponte. 

A surpresa deliciosa de encontrar um  barco com o sobrenome de meu avô. Zanon, pai de minha mãe, que nasceu em Veneza e tem lá seus parentes ainda...

A delicia de um descanso à beira de um pequeno canal, ao lado do mano, querido e maravilhoso companheiro de viagem e de muitas gargalhadas.


Roma -  Imagens que nunca vou esquecer, que me deslumbraram



encantadoras. . .

Foi quando no segundo dia em Roma, andando pelas ruas estreitas do centro histórico, ao virar uma esquina me deparei com ela. Sinceramente não me lembro bem como foi, sei apenas que coloquei as mãos sobre o rosto e chorei.
Chorei muito ao pensar no quanto o Luiz gostaria de estar comigo ali naquele momento. Quando assistíamos a um filme, ou víamos um documentário sobre a Fontana di Trevi, ele me dizia "um dia iremos lá...".
Eu fui , e pensei que seria mais fácil encara-la. Mas não foi.
Percebi o quanto me é dificil estar sem ele, não poder dividir aquela emoção, não poder segurar sua mão.
Lembro-me de apenas ter dito "olha só Luiz, que saco isso! voce bem poderia estar aqui comigo!".
Me impressionou o seu tamanho, o seu barulho, a sua cor! lembro-me de ter comentado com meu irmão como a praça onde ela fica é muito pequena para tamanha beleza.
Haviam tantos turistas que mal consegui chegar até embaixo para jogar uma moeda.
Mas joguei, e pedi para voltar...


Era noite, muitas pessoas estavam sentadas, curtindo o barulhinho das águas geladas, conversando.



ainda voltei lá no dia seguinte, mas era dia. Pareceu-me que à noite ela é mais deslumbrante, convida as pessoas ao descanso, a meditação, aos pedidos.

Quando vi a fonte fiquei tão fora de mim que me perdi de meu irmão e minha cunhada. Tinha muita gente acotovelando-se para fazer fotos e eu fui andando, querendo ver mais...
Quando eles me encontraram chorando , alguns minutos depois, pensaram que eu chorava porque estava perdida...por fim demos boas risadas. A vida é assim mesmo,  tudo passa,  ficam apenas as alegrias e as grandes saudades.


Na próxima postagem conto para voces algumas passagens engraçadas dessa viagem.
Por enquanto ainda estou curtindo nostalgia.
Olha eu, depois do chororô, com a Lourdes. Reparem que tenho os olhos inchados, mas a alma estava feliz.








28 comentários:

  1. bom dia Ivani
    posso só imaginar a sua dor e saudade por não poder compartilhar tudo isso com seu companheiro de ida,mas acredite ele è feliz por você.
    a fonte de treve de noite tem uma magia diferente.
    vejo que vc não escreveu nada sabre a parte gastronômica da viagem,mas eu fiquei curiosa para saber, se você comeu bem ou mal ???


    baci

    ResponderExcluir
  2. esqueci de te dizer, que a pieta por muitos anos ficou exposta ao publico, até que alguns anos atras um desequilibrado com um martelo quebrou uma parte,ainda bem que outros turistas seguraram o doido,e o estrego foi relativamentre pequeno,
    depois deste episodio,decidiram colocar aquele vidro para protegem aquela obra maravilhosa

    ResponderExcluir
  3. Mais um relato que me fez feliz por você e me fez chorar, também. Obrigada, mais uma vez, Ivani. Você é maravilhosa!

    Beijos,

    Eneida

    ResponderExcluir
  4. Veneza é linda e tuas raízes por lá! Adorei! E Roma, a Fontana, é simplesmente maravilhosa. Chega-se por vielas e de repente, o SUSTO! Deslumbrante!

    Eu passeava por lá em minhas caminhadas diárias e nunca cansei de vê-la. E a cada passada, uma moedinha(das menores,sr) era jogada!!!

    Adorei ver tua emoção que chegou até mim.Tenho certeza que teu Luis estava contigo ali e feliz por te ver realizando um sonho de vocês. Pena não foi completo, mas os caminhos da vida ....

    Lindo teu post, mais uma vez! beijos,tudo de bom,lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  5. Menina...que lindo!
    Imagino sua emoção na fonte...bom o jeito como vc conta a história não tem como a gente não estar ao seu lado, juntinho!
    A fonte é mesmo incrível! E quantas estátuas!
    Amei o passeio e ver sua alegria na foto final foi ótimo!
    Beijos e te desejo um final de semana de paz e boas energias!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  6. Lindo post, Ivani! Conheci mais um pedacinho da sua viagem e vida! Emocionei-me e creio mesmo que no seu coração estava a presença querida/amorosa do amado... Presença sempre presente!!

    Muita paz, força do Criador e um bom sábado...

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. AH, MINHA AMIGA!NEM SEI DIZER O QUE MAIS ME EMOCIONOU...A FONTE OU O SEU ETERNO AMOR POR SEU COMPANHEIRO...COISA MAIS LINDA!! ESTA SUA SAUDADE ME FEZ CHORAR...EU TENHO TANTOS SONHOS COM MINHA FAMÍLIA, COM MEU MARIDO, MAS NÃO PODEMOS CONCRETIZAR TODOS.É A FALTA DE TEMPO, DE DINHEIRO. QUERO REALIZAR COM ELES.QUERO MUITO!BJS!

    ResponderExcluir
  8. Minha querida Ivani,

    Viajar com você pela Itália tem sido de um encanto sem fim...mas hoje você se superou, pela beleza das fotos, pela sua origem ser de lá e pela emoção na Fontana di Trevi, acompanhada de seu querido Luiz (tenho certeza que ele estava do seu lado, amiga) a Fonte dos Sonhos e dos Desejos de todas nós, meninas embaladas pela melodia maravilhosa do filme que nos marcou em uma determinada época de nossas vidas.
    Suas lágrimas me comoveram, mas senti que ele estava do seu lado e até (quem sabe?)jogou uma moedinha também e fez um pedido...que vc seja feliz.

    Bjsssss, amiga e um lindo fim de semana,
    Leninha

    ResponderExcluir
  9. QUE SONHO AMIGA, EU CONHEÇO O BRASIL PONTO A PONTO E NÃO TENHO VONTADE DE CONHECER OUTRAS TERRAS MAS VENEZA PARECE QUE FICA SEMPRE LATEJANDO NO MEU INCONSIENTE MAS MEU MEDO DE AVIÃO É MAIOR QUEM SABE UM DIA SE INVENTAREM UM OUTRO MEIO DE TRANSPORTE QUE NÃO SEJA POR ÁGUA TAMBÉM,KKKKK,BJS OBRIGADA POR CO,PARTILHAR IMAGENS TÃO LINDAS

    ResponderExcluir
  10. Puxa, meus olhos se encheram de lágrimas em imaginar o amor que você e seu marido sentiam um pelo outro. Tudo é lindo lá né, mas que saco né? Sempre parece que está faltando um pedaço da gente...(Graças a Deus que o meu está aqui lindo e maravilhoso, não quero nem imaginar eu na sua situação).

    Ah, para descontrair: (acho que até já te falei, meus filhos me proibiram de jogar a moedinha na fonte....kkkk

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Adorei teu comentário.Lindo e tão verdadeiro e uma pena que essas coisas acontecem,né? Beijos,lindo domingo!chica

    ResponderExcluir
  12. Que texto incrível! Fiquei triste, também eu, com a ausência do seu marido e, ao mesmo tempo feliz, com a tua felicidade.
    A Fontana de trevi é mesmo demasiado grandiosa para a praça que a acolhe!
    Bj

    ResponderExcluir
  13. Querida Ivani, por isso não posso vir aqui frequentemente, pois qdo venho passo horas...

    Seu relato de sua viagem à Itália é algo único, você nos dá a chance de viajar com você. Adorei conhecer Roma, e apesar de antes nunca ter tido muita vontade de conhecer Veneza - não sei nada :( - agora já faz parte do meu roteiro.

    ps.: li sua estória lá na Chica - você é uma ótima contadora de estórias :)

    Um abraço apertado e um ótimo domingo pra você.

    ResponderExcluir
  14. Ivani, com certeza teu desejo de retornar será realizado.
    Como ando chorona nos últimos dias, minha cota de hoje já foi derramada...
    Aguardo ansiosa que passe tua nostalgia e venhas contar os fatos pitorescos da viagem!
    Tenhas um lindo domingo.

    ResponderExcluir
  15. Ivani, confesso que me arrepiei no final do seu post! Que beleza chorar de alegria pela bênção da realização de um sonho, de estar em um lugar especial, com pessoas especiais...parabéns pela capacidade de transmitir, não só com palavras como também com imagens, a alegria que sentiu durante todo o percurso. Um abraço!

    ResponderExcluir
  16. Ivani, lindos lugares, porém muito mais importante foi o seu sentimento ao participar de tudo isso. Muito legal.
    Um beijo com carinho.
    Manoel

    ResponderExcluir
  17. Olá Ivani!!
    O que é ser blogueiro(a)? Ainda existem pessoas que não reconhecem a importância deste trabalho . Apesar de parecer fácil ser blogueiro (a) leva-se tempo e requer muita paciência, não basta saber manipular um blog e ter uma boa escrita ou conteúdo para postar. O blogueiro deve entender o que está postando, estudar sobre o assunto, ter comprometimento com os leitores e autores citados, dedicação, ao seu blog e aos dos seus seguidores, dando vida , comentando, participando,ter ética e principalmente ter amor ao que faz.
    Quem conhece esta ferramenta virtual se apaixona , realiza este trabalho com carinho, mesmo tendo o tempo limitado, porque alem dos conhecimentos adquirido nesta diversidade cultural firma grades amizades
    Hoje comemoro com apenas sete meses de vida do blog, 500 seguidores. Já ultrapassamos e vamos aos 550 que é a meta para a final do sorteio e se Deus quiser outros virão se juntar a nós para valorizar este trabalho, que sozinha jamais conseguiria tanto sucesso.
    Como diz augusto Cury: “A vida é um grande espetáculo. Só não consegue homenageá-la quem nunca penetrou dentro de seu próprio ser e perceber como é fantástica a construção da sua inteligência”.
    De uma coisa tenho certeza, não tem idade para aprender quando queremos seguimos em frente e realizamos os nossos sonhos.
    Obrigada por fazer parte deste grupo de amigos, sua presença naquele cantinho é muito importante. Desejo muito sucesso na tua vida, e dos seus familiares e amigos e que Deus nunca nos abandone e que nos ame cada vez mais. Bjuss
    Abraços da amiga Lourdes Duarte
    http://professoralourdesduarte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Minha querida, Ivani, o bom seria que vc estivesse com ele. E as coisas ficam diferente sem ele.
    Sei que a essa dor não passa. A gente aprende e viver com ela.

    ResponderExcluir
  19. A surpresa do "Zanon", a emoção tão lindamente descrita aqui em palavras para o que viveu na fontana e entre algumas lágrimas, muito riso!
    Tenho certeza que voltará! A moedinha está lá!
    Beijo

    ResponderExcluir
  20. Minha querida Ivani,

    Como gosto de encontrar os seus comentários, sempre tão encorajadores e carinhosos...e sua espontaneidade ao escrever me encanta, sabia?
    Realmente o Rio de Janeiro é e sempre será uma cidade maravilhosa...pena que não tenhamos mais tanta calma por lá, como naquela época E, como você disse, é até difícil ser gentil e solidário no meio de tanta agressividade e de tanto medo.
    Tomara que possa logo vir conhecer o Rio, Ivani...sei que vai gostar muitíssimo.

    Uma linda e abençoada semana para você, amiga.

    Bjsssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  21. Quantas emoções né amiga?
    E quantas fotos vc deve ter tirado.
    Lembranças, sentimentos, sabores, cheiros que ficarão com vc para sempre.
    Que a saudade seja boa, que a Itália tenha ficado em vc :)

    Meu carinho e desejo de uma boa massa.

    ResponderExcluir
  22. Bom dia Ivani!!!
    Olhe, dá próxima vez que aparecer em Pedreira me manda uma mendagem e vem tomar um café com bolo aqui em casa! Pedreira para Amparo são só 15 minutinhos.
    Tá convidada...falei!
    Beijos, carinhos e mais uma vez vejo fotos dessa bela Itália! Um dia eu ainda vou e quero pisar onde vc pisou...deixou migalhas por lá, pra gente seguir!!!hehe!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  23. Respondi lá e vim trazer a domicílio, sobre o ditado da procissão.
    Eu entendo que procissão é como uma figura de linguagem para as coisas que passam por nossas vidas, tanto as que participamos quanto as que vemos passar.
    Como nas procissões as flores, as rezas, o andor, as pessoas, passam fora de nós e por exemplo muitos estão de olhos fixos na santa e o pensamento disperso em outra coisa assim como muitos estão olhando para o céu, para quem está ao seu lado e ainda sim a santa está em seu olhar, a procissão está passando por dentro delas.
    Na vida em várias situações tem que pareça ser mais visível, entendido, empreendedor, mas está tudo por fora, no discurso. O entendimento passa as vezes e está dentro de pessoas mais simples ou menos populares, onde a sabedoria está dentro.

    ResponderExcluir
  24. Deslumbrante!!!!
    Querida, se vc chorou é porque tem muuuito sentimento lindo correndo aí nas suas veias!!! Aposto que o Luiz viu tudo isso e amou e ainda mais!!!!
    Sou muuito parecida com o pai!!! Eu, a Rô, e mais duas irmãs; só dois puxaram a mãe!!! Digo isso fisicamente, mas na personalidade todos temos um pouco de cada um!!!
    Vá passear em Canela!!! Programa a viagem com sua família!!! Vocês vão amar o sossego!!!

    bjsssssss mil!!!!!!!

    ResponderExcluir
  25. Novamente estou visitando a sua saudade e passeando mais um pouquinho com você...

    E o dia em que resolver conhecer o Rio, dê uma chegadinha em Teresópolis para ver o que mostro em minhas fotos no Dez Leis...e tomar um cafézinho ou uma cervejinha comigo.

    Bjssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  26. Vim agradecer seu belo sorriso, Ivani. Você é uma pessoa especial! Um dia quero mostrar meu sorriso à você, de preferência face a face. Um abraço!

    ResponderExcluir
  27. Pois é individual é o mesmo de pano de tabuleiro/jogo americano/toalhete, enfim tem vários nomes, e não és boba não o nosso Português é que é diferente..lol.
    Quando li o primeiro comentário fiquei a pensar: Como é que ela vê aqui um chapéu?..
    Sabes o meu irmão tambem se chama Lúis mas com "S".
    Achei tão lindo quando tu "quase" falavas com o teu amor ao pé da fonte.. Eu acho que é assim mesmo, falamos com quem amamos mas já não está ao nosso lado, eu ás vezes tambem "falo" com a minha avó.
    Beijinhos minha querida

    ResponderExcluir
  28. Oi Ivani
    Adorei "viajar" com vc pela Itália. Quem sabe um dia eu não faça essa viagem? Vc é muito simpática, e seu blog também. Já vou ficando por aqui.
    Bjos. Fique com Deus!
    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir