sexta-feira, 13 de julho de 2012

sou do tempo que ...

 


Podem chamar isso de plágio, ou quem sabe de falta de criatividade, mas eu nao ligo.
Quando li a postagem do Christian, do blog Escritos Lisérgicos, falando desse assunto, não resisiti, e aqui estou!
 
Sou do tempo que...
assistia ao circo do Arrelia, domingo à tarde, sentada no chão da sala repleta de crianças que moravam em nossa rua, e gostávamos de rir com as estripulias do Pimentinha.
Nao perdia um capitulo do seriado RinTinTin (o cão), onde havia um menino chamado cabo Rusty, mas o que as meninas viam mesmo era o tenente Rip Master, meu primeiro exemplo de homem bonito e elegante rsrsrs. (acima)
Pensam que as meninas daquele tempo eram bobas?
Algumas eram mesmo! mas a maioria era bem espertinha e sabia o que era para ser admirado.
Sou do tempo que...cantava-se muito, mesmo sem saber uma palavra em ingles, as musicas de Neil Sedaka, Beatles, meu amado Elvis (outro homem bonito)  Bob Dylan e muitos mais. Mammas and Pappas? cantei e dancei muito!
Ray Coniff (La mer!!!) dancei demais!
Sou do tempo que...dançávamos de rosto colado, bem pertinho, sentindo o cheirinho bom -se fosse o garoto anonimamente paquerado o cheiro era ótimo - e rezando para que a música nao acabasse mais...
Fazíamos bailes para comissao de formatura, nos terraços ou salas de nossas casas, regados a cuba-libre (os meninos faziam vaquinha para comprar run de qualidade duvidosa, as meninas levavam coca-cola), e a mistura era um copo de coca para uma colher de run rsrsrs.
Tinha que render muito, pois o dinheiro arrecadado ia para as despesas com o baile de formatura.
Sou do tempo que esses bailinhos eram das 18 às 22 horas - podem rir!!!
Sou do tempo que...as meninas usavam meia-de-seda com costura preta, um horror, porque tinha que ficar bem retinha na parte de trás da perna.
 
Meia calca? nao havia rsrsrs
As meias eram presas por ligas, que nem sempre as mantinham no lugar, ocasionando riscas tortas ou pior - franzidas!
Sou do tempo que ...usavamos conjuntinho de ban-lon, com saia plissada.
Ban lon? era um tecido sintético, quente, grudava no corpo - as meninas americanas usavam nos filmes do Elvis - e nós por aqui cozinhávamos dentro deles para ficar "por dentro da moda". 
 
Os cabelos? as donas dos crespos faziam "touca" para alisar (o meu caso),  já os lisos eram enrolados com "bobies" para ficarem armados. E depois uma núvem de laquê para disciplina-los rsrsrs

Ah! sou do tempo que ninguém tinha carro, apenas algumas familias mais abastadas. Portanto, coitada da garota que pegasse carona com um rapaz.  Logo todos ficavam sabendo e a pobre  ficava "falada".
Porém... se fosse carona coletiva, era perdoada. Qual a melhor saída?  quando uma amiga estava paquerando um rapaz que tinha carro, todas nós pegávamos carona juntas,  para dar a eles a oportunidade de uma voltinha... que delicia!
Sei que voce está com vontade de contar algo, sinto isso! Que tal contar agora?
Ficará apenas entre nós, e toda a blogosfera rsrsrs
Tenho uma sensação de que essa postagem vai merecer uma segunda parte...


fala sério!!!

26 comentários:

  1. Já vi que você faz parte das "espertinhas"não é?!
    Não vou contar nada, só vou voltar para ler. Minha parte nisto é sem graça.
    E também vou esperar a continuação!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Que delícia de leitura, de memórias e de tanta coisa boa, tão diferente dos dias atuais... mas sei lá, talvez daqui algum tempo os dias de hoje possam até ser bem lembrados por alguém, cada um no seu tempo... Mas posso falar? Gosto mesmo é desse seu tempo, acho que era muito mais feliz, mais emocionante, mais puro de alguma forma... e muito mais doce. Sou do tempo em ficávamos brincando na rua até tarde, de bola, de queimada... sou do tempo em que bastava minha mãe olhar pra mim para que eu entendesse aquele olhar e a obedecesse, sou do tempo em que o professor era meu maior ídolo, e a escola era um lugar muito bom de estar e fazer amigos pra vida inteira... sou do tempo que ir ao cinema era um evento!rs... etc... etc...rsrs... Tenho ótimas lembranças do meu tempo e adorei o tema daqui, volto correndo pra ler a segunda parte... Ahhh!!! Gosto também do meu tempo de hoje, pois veio algo que não tinha naquele tempo que é a maturidade que me faz ver certas coisas de um jeito e um tempo tão diferente...

    Beijos moça querida!!!
    Su.

    ResponderExcluir
  3. Minha querida Ivani

    Parece que estamos ainda em sintonia,amiga...no Tudo a Ver também postei uma lembrança do passado,só não era de minha autoria,mas representava o meu pensamento mesmo...
    O "meu tempo" foi anterior ao seu,do rádio ao invés da TV,das séries do cinema,do óleo de fígado de bacalhau,mas as caronas em carros de namorados ou flertes,eram também proibidas...
    Mas todas as suas lembranças,eu as tenho por causa dos filhos que me faziam assistir junto com eles(e eu gostava,era criança ao lado deles).

    Bjssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  4. Adorei te ler e adorava o rin,tin tin..E essas meias? Credo, ficavam todas tortas...O Ó do borogodó.... um lindo fds,beijos praianos,chica

    ResponderExcluir
  5. Que delícia de texto!
    Doces e ternas saudades desse tempo
    em que tudo era meio mágico... As vezes penso que
    é porque éramos jovens. Amei te ler!
    Abraços! Um final de semana abençoado pra ti.

    ResponderExcluir
  6. SOU DESSE TEMPO TODO AÍ QUE FALOU QUE DELICIAAAAAAAAA...

    DO TEMPO DOS WALTONS , DA JEANNIE E UM GENIO E DA FEITICEIRA .. DO DANIEL BOONIE .. SOU DO TEMPO DA ANÁGUA ..PRO VESTIDO NÃO FICAR TRANSPARENTE E DO SONHO DA LAMBRETA, DO ESTUPIDO CUPIDO, E DO BANHO DE LUA ..AHHH DAS BRINCADEIRAS DANÇANTES , E DO ROSTO COLADO TAMBEM .
    EU TINHA QUE CHEGAR 10 E 15 POR QUE O 15? NEM EU SEI SRSR SRSR E AI DE QUEM NÃO CHEGASSE ..

    SOU DO TEMPO DA CUBA TAMBEM .. DO TEMPO DA CRUSH E DA CAÇULINHA DE LIMÃO . DO CANUDINHO DE DOCE DE LEITE ..
    DO DROPS DULCORA E DO MINI CHICLETES ADAMNS ..SE NAO PARAR MINHA MEMORIA VAI LONGE
    AMEI VOLTAR NO MEU MELHOR TEMPO
    BEIJOS

    OTILIA LINS

    ResponderExcluir
  7. Mais um texto delicioso para lembrar desse tempo que também vivi. Obrigada, Ivani querida.

    Beijos,

    Eneida

    ResponderExcluir
  8. Nossa!Eu assistia o Rin-tin -tin e amava!!Sou do tempo de tatas coisas...quando conto,meus filhos acham graça!!Sou do tempo de namorar por carta, sim!Namorei um moço assim,por muito tempo!Sou do tempo da TV de válvula e preto e branco!A gente ligava e tinha que esperar ela esquentar!Sou do tempo de não ter carro, meu pai nunca teve, fazíamos tudo a pé!Sou do tempo da venda,nada de supermercado!Da máquina de datilografia, mas nunca aprendi!!Sou do tempo da discoteca domingo a tarde,lá com os meus 13, 14 anos!Tenho tantas saudades...da simplicidade, da amizade sincera, da rotina boa!!!BJS,BJS!!

    ResponderExcluir
  9. Eita Amiga !!
    Eu sou desse tempo um pouco mais simples ainda
    morava na roça ia na cidade uma vez por mês no cinema acompanhada de um tio ficava como urubu olhando até para onde eu e minha irmã olhava.
    Estou em desvantagem contigo amiga.
    Andava 3 km pelos pastos para ir na escola uma escola tudo misturada.
    A professora sempre era daquelas bravas batia nos alunos com régua e varinha de bambu .
    Sou do tempo de radio de bateria não havia luz alguns anos depois promovida a radio de pilha.
    Me pai uma vez fi na cidade levar a bateria do radio para carregar caiu água de bateria nas calças dele coitado andou na avenida com o bum bum de fora só viu quando estavam rindo dele.
    As meias quanta requinte aquelas que ia até na cocha colocava ligas para não cair a perna ficava rocha .
    Super
    supermercado nunca não existia na minha cidade era aramazem.
    Pior foi a TV comeheci aos 18 anos.
    Quando ia na cidade tinha tarde dançante na casa de amigas bom mesmo era dar volta na praça quanta paquera!!
    Eu apesar de todo sufoco sinto uma infinita saudades.
    Hoje acredito nas amizades virtuais elas sim são real na minha vida.
    Adorei ler sua postagem boa recordação.
    Feliz Domingo fica com deus,Evanir.

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante.
    Outro dia, falei com uma senhora, conservadora, de profissão, que me contava que não tem tempo, porque, tendo nascido logo a seguir à II guerra mundial, atravessou uma época em que o tempo galopa e, o que hoje é modernlo, amanhã é anacrónico.
    Por mim, posso vagamente afirmar que, sou do tempo em que as meninas de família eram estupidamente controladas... Disso não gostei e tentei não repetir o erro com a minha filha.

    Isabel Allende? Oh! meu amor, quando eu for grande, quero escrever como ela! Gosto muito.

    ResponderExcluir
  11. Algumas dessas passagens vivi através do meu marido, que me conta ( ele é 10 anos mais velho do que eu). Mas sou de um tempo um pouquinho à frente, mas que não deixa a desejar para os anos 50 OU 60. Os anos 70 também deixaram saudades e nostalgias...

    Mais uma ela crônica, Ivani! viajei por ela...
    bjs com carinho!
    ps, que bom que voltou logo!!

    ResponderExcluir
  12. Olha, isso não é plágio não, as Blogagens coletivas servem para isso mesmo para se espalharem. Eu também assisti RinTinTin, meu irmão tinha até uma miniatura! Ray Coniff era um dos artistas preferidos do meu pai.
    Eu nunca tive muito sorte em baladinhas, hahaha. Era muito fechada. Mas não chegava em casa de madrugada.
    No meu tempo já haviam meias-calça e eu também usei saia plissada. Nos cabelos, aos 8 anos minha mãe fez permanente nos meus cabelos para que ficassem crespos! Adorei sua participação, um abraço!

    ResponderExcluir
  13. rsrsrsrs, suas crônicas são o máximo!
    Senti você contando minha vida, ou quase...

    ResponderExcluir
  14. Que lindo amiga! Tenho muitas dessas recordações, também sou do tempo de...
    Quando o inverno der uma trégua buscarei no fundo do baú algumas histórias pra contar no blog, ou melhor, outras porque já contei algumas.
    Beijos, tenha uma linda semana.
    Beth

    ResponderExcluir
  15. Os blogs lateral , lá do meu blog, desapareceu, Ivani. E fico perdida sem aquilo. Só descobri isso, ontem a noite. E estou re-instalando.
    Olha, lembro ter vivido todas essas coisas. O pior era não ser livre para namorar.

    ResponderExcluir
  16. Olá Ivani!
    Estou vindo lá do lado de fora do coração e amei ler seu texto tão bem contado, passou a real sensação de momentos que vivi.
    Uma vez meus irmãos mais velhos fizeram uma festinha em casa, os rapazes levaram as bebidas e as meninas os salgadinhos, a seleção das musicas eram divididas em lentas e discoteca, apenas a luz do corredor mantinha acesa e a da sala apagada, para dar uma seção de danceteria. As meninas ficavam esperando ser convidadas para dançar e os meninos ficavam encostados nas paredes esperando a vez de convida-las para uma dança, quando o garoto e a garota estavam interassados dançavam uma seleção de musica lenta de rosto colado.
    Infelizmente lá em casa só teve essa festa, porq no outro dia as paredes da sala estavam cheias de marcas de pés que os meninos nas suas esperas encostados nas paredes acabavam apoiando os pés e deixaram suas marcas. Mamãe ficou irritada e nos fez lavar tudo aquilo.
    Quanto ao rei Elvis não perdia uma sessão da tarde com ele.
    Amei passar aqui.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Por estas e por outras.....
    É que eu amo vir aqui ler os teus textos.
    Sempre tão reais.
    Aqui eu me lembro de coisas que já estavam esquecidas na minha mente.
    Nunca mais eu me tinha lembrado do Rin-tin-tin...
    Eu tambem sou do Tempo...em que tudo era diferente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Vc é demais!!! Sempre me faz lembrar de coisas boas! Eu tbém sou do tempo do Rin Tin Tin!!! E da família DÓ RE MI... lembra??? Coisa boa!!! E tbém de Bonanzza!!!
    Minha festinha de 15 anos foi à tarde,e só pra meninas! Ganhei boneca de presente! E sou normal até hoje... rsrsrs!
    Faz a segunda parte!!! Tô esperando, Ivani!

    beijosss

    ResponderExcluir
  19. Ivani, querida,

    Você sempre me faz rir com as coincidências das, digamos, nossas experiências, rsrs. Vivi e curti quase tudo o que você enumerou (exceto a liga para meias, rsrs).
    Amo a música 'La Mer', gravada pelo Ray Connif, acho que ele a tornou melhor do que a versão original francesa. Elvis, Beatles, Rin tin tin, a roupa de banlon (que já era chamada de 'twin set', rsrs), tudo isso e muito mais fez parte do "meu tempo", rsrs.

    Beijo, boa noite e boa semana!

    ResponderExcluir
  20. Ivani, tudinho o que você mencionou eu vivi. Acho até que éramos colegas sem sabe, tal semelhança.
    Fiz muita touca no cabelo, e ainda colocava um bob imenso na cabeça, pois meu cabelo era comprido. E as saias evazês, as meias até o joelho? E a sabatina? colar em prova com régua e borracha?
    Se vai ter a segunda parte, faça uma homenagem aos Perdidos no espaço, ao refrigerante Crush. Que tal?
    beijos e boa semana
    Zizi

    ResponderExcluir
  21. obrigada pelas dicas da comida.
    vou estar atenta agora, pois não sabia que podiam fazer interferencia com as dores de cabeça.
    Um destes dias estivemos numa piscina e ela começou com dores fortes, viemos para casa, meteu-se logo na cama com as janelas fechadas.
    Eu achei que tinha sido pelo cheiro do cloro mas foi só uma suspeita..
    nem o neurologista nem o medico de familia me alertaram para ter atenção e estar alerta.
    Beijinhos e mais uma vez obrigada querida.

    ResponderExcluir
  22. Oí queridinha, olha eu de volta, arrumei um tempinho!!!!

    Adorei sua postagem, lembro perfeitamente daquele tempo, só temos três anos de diferença.Que tal cada um lembrar das brincadeiras de criança até chegarmos nos dias de hoje? vai ser uma bela recordação.

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Ivani querida vim agradecer o seu carinho... e te contar que domingo fomos almoçar em Águas, aliás sempre vamos, adoro o clima de lá, pena que estava sem a máquina, tem uma loja de doces chamada Samambaia!!! Lembrei de ti na hora!!!rs

    Estou aqui curtindo meu segundo dia de férias na cama com um belo de um resfriado, espro melhorar logo... desse jeito nem vamos viajar... Vim agora dar um distraída no pc, mas a cabeça já começa a doer... ai ai ai, ninguém merece!rs


    Beijinhos!

    Su.

    ResponderExcluir
  24. Ivani querida!
    Por aqui o dia está terminando iluminado,
    mas muito, muito frio. Abraços!

    ResponderExcluir
  25. Merece não só uma , mas várias partes, talvez por assunto: roupas, objetos, músicas, astros e estrelas, costumes, lugares, gastronomia...
    É mto bom, rico e revelador relembrar, rever, falar de coisas que marcaram nossa vida, elas falam de nós e nós somos um pouco delas.
    Relembrar é reviver, mostrar para a nova geração o que foi o início de muito que há hoje, mostrar o que já não há mais, nos faz históricos, responsáveis por legados, transmissores de histórias, mitos, costumes, gostos. Somos presente passado e futuro e não deixar nenhum dos 3 suspensos é fascinante.
    Adorei seu post :)
    Meu carinho!

    ResponderExcluir
  26. Parceira, você realmente aderiu a ideia!
    Esteja certa de que isto não é plágio, Blogagem Coletiva já diz tudo: Coletiva. E acredite-me, quando um (a) blogueiro (a) vê que há diversas pessoas dispostas a participar de suas ideias, a sensação é de imenso reconhecimento e contentamento. Exatamente como me senti quando criei a Blogagem sobre Espiritualidade.
    Mesmo tendo passado do prazo, penso que a Patricia não se importará nem um pouco em adicionar a sua participação e divulgar seu blogue. Envie o link do seu blogue para ela que foi a organizadora desta Blogagem Coletiva: http://www.cafeentreamigos.com/2012/07/nossa-quarta-blogagem-coletiva-sou-do.html
    Eu admito que precisei de um "Google Tradutor" para entender o seu comentário lá no meu post desta coletiva. ahahaha.
    Que diabo seria bal-lon??? E nunca tinha visto na vida estas meias, nem por foto e nem me lembro de ter visto nos filmes do Elvis, talvez porque tenha visto quando era criança e criança por vezes não é uma criatura muito observadora.
    Sua postagem é uma viagem no tempo. Confirma que os filmes antigos realmente mostravam a realidade dos bailes de formatura e achei legal você mostrar que desde esta época não existia só meninas "ingênuas" e bobas não, como vi em algumas blogagens de pessoas de gerações posteriores as suas.
    Muito legal parceira!
    E a próxima coletiva dos Lisérgicos está para sair, conto com sua colaboração (se quiser, claro).

    ResponderExcluir