quarta-feira, 4 de julho de 2012

Espiritualidade



Quando paro para refletir sobre espiritualidade, um turbilhão de emoções e lembranças toma conta de mim.
Nasci em familia católica,  fui batizada e casei-me  na igreja. Batizei meus filhos e cuidei que recebessem a primeira eucaristia.
Na juventude cumpria com alegria as celebrações do calendário religioso.
Foi depois... bem depois da juventude,  que percebi em mim uma inquietação,  pouco confortável,  incômoda.
Houve um momento em minha vida que foi determinante, uma hora desesperada e tremendamente dificil. Penso que foi meu pior momento.
E foi exatamente nessa hora dificil que a minha igreja me decepcionou,  escorregou entre meus dedos, não soube me acolher.
Não entrarei em detalhes pessoais, pois os mesmos costumam ser cansativos para quem não os viveu.
Os anos, o inexorável transcorrer dos anos,  trouxeram para meu coração um modo novo de crer.
Me emocionam os hinos sagrados quando os ouço em um casamento ou batismo.
Me comove também a simplicidade das pessoas humildes, puras, que seguem os rituais sem contestar, acreditando de maneira incondicional.
Observo meus netos frequentando o catecismo e sinto que eles gostam,  participam das inúmeras atividades da comunidade, são felizes.
Respeito sinceramente meus filhos e as crianças, que seguem suas vidas sem a mínima intervenção ou crítica.
Não vou à igreja, nem à missa, nem sigo mais os rituais bonitos e emocionantes.
Penso em Deus como uma imensa luz, incrível e enorme luz, para a qual volto meu olhar quando preciso de força e energia.
Essa energia, para mim, vem dessa luz.  Vem da natureza exuberante, vem do mar maravilhoso e forte.
Minha igreja é minha casa, minha familia, minhas crianças.
Meu ofertório é carinho, atenção e respeito aos que passam pela minha vida.
Minha gratidão eterna é para as pessoas que foram importantes em minha vida e me amaram de verdade.
Minha vida não teria sentido se eu não praticasse o bem, ajudasse quem precisa, estendesse a mão à quem amo.
Meu confessionario é  meu travesseiro, quando deito em paz e consciente de que tenho muito,  muito mais do que mereço.
Minha preçe é uma conversa boa com meus filhos, um olhar nos olhos de meus irmãos, um abraço em meus netos.
Não ter preconceitos, não difamar, principalmente não odiar.
Essa é minha religião.   Amém!




Visite também os blogues que se comprometeram a participar dessa blogagem coletiva clicando no Link abaixo:

http://devaneiosedesvarios.blogspot.com.br/p/blogagem-coletiva-06072012-blogs.htmll



37 comentários:

  1. Ivani!!Hoje estou mais enroscada que rabo de porco,sr Não consigo ir nos blogs, o telefone não para, um monte de coisas juntas. Só agora te vejo!!

    Adorei te ver e adoro o travesseiro pra ter conversas com o Alto, com minhas palavras e do meu jeito.

    Faço isso onde me dá na telha e acho que é legal assim.

    Gostei muito do teu jeito, parece mesmo comigo!!

    Valeu te ler!Linda participação!!beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Olá, me identifiquei e gostei seu texto..

    Saudações

    ResponderExcluir
  3. Que linda sua espiritualidade, parabéns pelo lindo post.
    Um grande abraço.

    http://eternamentevv.blogspot.com.br/2012/07/espiritualidade-blogagem-coletiva.html

    ResponderExcluir
  4. Amei suas palavras e seu sentimento.
    Nascendo e crescendo na Bahia,sem alimentar nenhum preconceito e barreira cultural ou religiosa, trouxe comigo da educação familiar a religião católica, frequento, rezo, acredito, sigo tradições e dogmas, embora muitas coisas me desagradem. O espiritismo exerce em mim grande fascínio, Chico Xavier, Divaldo Franco, leituras, práticas, energia...Pelo candomblé tenho admiração cultural, energética, de raiz, pelos orixás, pelas simbologias.
    Para resumir esse meu ecumenismo, na minha casa há tanto imagem de Nossa Senhora e Santo Expedito, como bombons para o Cosme e Damião, água benta, água em copos para limpeza do ambiente que depois são despejadas no ralo, incensos e tantos outros amuletos e representações indianas, argentinas, franciscanas, nordestinas, americanas e de td canto que simbolize boa energia, amor, de bons sentimentos, de fé.
    Qualquer que seja a religião, a fé na minha opinião é dos nossos pilares de sustentação.
    Paz, bem, bençãos e fé para nossas vidas \o/

    ResponderExcluir
  5. Ivani, vim ontem aqui pra te ler, mas não abria essa postagem, volto agora e mais uma vez me envolvo em cada palavra, frase, emoção... Cresci no berço da igreja católica também, frequentei tudo que tinha direito e com a minha mãezinha amada ia todos os domingos a missa. Hoje tenho um outro olhar acerca da igreja, mas seria polêmico me aprofundar. Contudo também tenho muito respeito pelos que acreditam seja em qual religião for, porque a minha religião, a minha igreja também como você é a minha casa, a minha familia, os meus amigos, as minhas ações com relação ao próximo são as minhas orações de paz, de amor, o meu respeito pelo meu semelhante é a minha forma de seguir por um caminho que fará sentir em paz... A paz, o querer bem de verdade, essa é a maior religião, não importa onde vamos, onde frequentamos, desde que se pratique o amor de verdade!
    Adorei tua participação e essa idéia de blogagem coletiva.
    Obrigada pelo seu carinho sempre no meu cantinho, até ri com suas idéias...
    Um beijo grande e um final de semana de muita paz!
    Su.

    ResponderExcluir
  6. Passando para desejar

    Bom final de semana
    ♥ Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  7. Ivani querida, desde pequena que sou agnóstica e materialista. E participei de eventos nas igreja do bairro pq era minha única opção. Mas o padre, meu querido padre Camilo, nunca me empurrou as crenças dele. Me respeitava.
    Criei meus filhos sem batizar, sem fazer a 1ª comunhão. Eles não tiveram interesse. E nunca fui numa igreja com eles. Mas no Colégio, sempre informava que poderia dar instrução religiosa(colégio católico).
    Não preciso ser de igrejas para ser correta. Nem para ser feliz.

    ResponderExcluir
  8. BRAVOS!!...MIL VEZES BRAVOOOSSS!!

    Ahh...minha mais nova amiga, este teu abrir de coração ao revelar a tua alma, poetizando a tua espiritualidade, emocionou-me às lagrimas!
    Sim, chorei enquanto te lias.Esse seu texto/depoimento que envolveu-me feito uma sentida e verdadeira prece, vem ao encontro de tudo o que eu penso e sinto como Espiritualidade.

    Muito agradecida, de alma e coração pelas palavras lá no Sementes Preciosas, as quais li, também sensibilizada pela sinceridade que senti nelas.

    Quando você escreveu que " ler voce foi como me encontrar com um alguém que a muito esperava para me trazer a verdade", senti um bálsamo envolvendo meu Ser, porque ao falar da minha vivência com a espiritualidade, eu pretendia também enviar uma mensagem a todos que me lessem, apesar das diferentes formas de crer e sentir, as quais eu respeito profundamente. Uma mensagem sobre a nós mesmos, almas criadas pelo Pai de Amor, viajores da eternidade, nessa nau planetária , chamada Terra, desde antes, quando fomos criados Princípios Espirituais. E dissertei sobre um pensamento do grande Filósofo espírita Leon Denis, quando escreveu a síntese iluminada sobre a evolução humana: " A Alma dorme na pedra, Sonha no vegetal, se Agita no animal, e Acorda no Homem!

    Deus te abençoe cada vez mais, Ivani, em paz, saúde e amor!

    Beijos da Lu...

    ResponderExcluir
  9. AMIGA
    COMIGO ACONTECEU O CONTRARIO, EU TINHA PERDIDO A MINHA Fè, E A REENCONTREI DEPOIS DE ALGUNS PROBLEMAS DE UMAS PESSOAS QUERIDAS.
    SI QUE è DIFÍCIL TER Fè NESTES TEMPO,
    MAS A IGREJA è FEITAS DE HOMENS E MULHERES,
    PESSOAS COMO NòS, COM SUA FRAQUEZAS
    A MINHA Fè NÃO TEM NADA A VER COM IGREJAS,
    è UMA COISA ENTRE MIM E DEUS.
    BOM FIM DE SEMANA

    BACIONE

    ResponderExcluir
  10. Parceira, primeiramente agradeço pela sua participação que tanto enriqueceu a Blogagem Coletiva, outras estão por vir e conto com você, pois fiquei surpreso quando me disse que nunca tinha participado de uma e divulgou de um modo tão profissional.
    E peço desculpas pela demora, viajei e não imaginei que teria tantos adeptos nesta primeira Blogagem o que muito me contentou.
    Dos posts que venho lendo, percebo que a maioria veio de berço católico mas, ao contrário de você, foram após a Primeira Eucaristia (como aconteceu comigo) que foram se desprendendo da Igreja e buscando novos rumos, ou desistindo de buscar um rumo...
    Eu estou tal como você, respeito as denominações, mas não me envolvo mais. Como pode ver, já fui um "aventureiro" espiritual, pulando de um lado para o outro em um tempo recorde, querendo encontrar a espiritualidade fora de mim, quando, em verdade, ela estava era dentro e eu nem percebia.
    Meus muitos parabéns pelo seu post! Obrigado pelo apoio e até o próximo post. Tenha um excelente final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PS: Sobre a blogagem dos filmes, não sou "culto" como o pessoal andou falando não, só sou curioso com temas polêmicos e por vezes passo horas buscando estas coisas na internet. ahaha.

      Excluir
  11. Querida obrigada pela visita e comentário.
    Eu li seu texto e poeticamente traçou sua maneira de viver a espiritualidade. Eu creio que quando confiamos na instituição, nos aspectos físicos que alicerçam nossa religiosidade, sempre seremos decepcionados, já que o homem é muito falho, mas Jesus é Aquele que nos sustenta nas horas difíceis.
    Se encontrou sua paz espiritual assim, acho que é o que vale. Gostei do seu relato e franqueza em expor tua espiritualidade. Bjks doces

    ResponderExcluir
  12. Olá!Boa tarde!
    Tudo bem?
    ...penso que é a minha primeira vez aqui, e agradeço por me receber!
    Li atentamente...gostei do seu texto...sensível e sincero!
    Eu penso que a vida é cheia de momentos, e dentre estes momentos, há várias situações que nem sempre são lindos e belos. Existem inúmeras ocasiões que são completamente complicados. Quando passamos, por estes períodos, a primeira coisa a fazer é não se desesperar, e acima de tudo não perder a fé. Mas, como ninguém, não tem coração de pedra", é absolutamente normal ficar sem esperança , sem fé... porém, como você disse no final, o importante é respeitar as crenças e religiões diferentes, respeitar o semelhante e seguir por um caminho que te fará sentir bem e em paz... praticando o amor de verdade!
    Obrigado pelo comentário em meu blog!
    Bom domingo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Também não estava conseguindo abrir.
    Gostei muito das preces com os filhos, do travesseiro...
    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Boa noite...
    Estava navegando e achei seu endereço e vim conhecer..parabéns. Ofereço vc meu award e minha amizade.
    "Quando, na vida, uma porta se fecha para nós, há sempre outra que nos abre. Em geral, porém, olhamos com tanto pesar e ressentimento para a porta fechada, que não nos apercebemos da outra que se abriu." beijos

    ResponderExcluir
  15. Obrigada pela visita ao meu blog! Gostei muito da maneira como vc expressou sua espiritualidade. Voltarei mais vezes!

    ResponderExcluir
  16. IVANI, que lindo o que vc escreveu!!! Esta é a verdadeira religiosidade!!! Amar o próximo, ser justa, ter respeito, tem tanta coisa que temos que fazer pra ser igreja de verdade, né??? Quando estou conversando com alguém, ajudando alguém, sinto-me tão bem; a missa é uma reunião de pessoas fazendo um mundo melhor... e não acontece só dentro de uma igreja; missa é viver bem consigo mesmo, e com os outros seres deste planetinha!!!
    SOU SUA FÃ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Olá Ivani, que belo texto!
    Sabe, também estou participando da blogagem coletiva e uma das coisas que mais tenho comentado é exatamente aquilo que descreveu no final do texto, ou seja, temos que promover uma reforma em nossos corações para que assim possamos colocar na prática o bem que de forma maravilhosa citou: ajudar o próximo, amar a família, estender a mão, etc.

    Gostei muito de estar aqui! Parabéns!

    Abraços, Flávio.
    --> Blog Telinha Crítica <--

    ResponderExcluir
  18. Olá, Ivani!
    O seu texto me emocionou! Acredito, do fundo do meu coração, que esse é o melhor caminho a ser seguido. A melhor igreja é a nossa própria vida e o melhor confessionário é o nosso travesseiro. Palavras muito sábias, palavras de quem possui imensa luz!
    Um grande abraço!
    Acompanharei as suas publicações com enorme prazer!

    ResponderExcluir
  19. A fé deve comover, deve atingir cada um...
    Assim chegamos a experimentar a espiritualidade pessoal,

    ;D

    ResponderExcluir
  20. Boa noite, Ivani, como vai?
    Estou visitando todos os colegas blogueiros que aceitaram participar desta instrutiva e recompensadora blogagem sobre espiritualidade.
    A experiência religiosa é diferente para cada pessoa (e tão única quanto cada ser humano) e acredito que, enquanto estivermos praticando o bem, estaremos em paz com nós mesmos e com as demais pessoas.
    Espiritualidade independe de religião, local, idade e posição social; ela nos define e nos mostra o caminho a ser seguido.
    Até mais, Ivani.

    ResponderExcluir
  21. Ivani
    É interessante observar a forma de como todos encontram um meio de se religar com alguma fé ou crença.
    É uma forma múltipla, mas que fornece o entendimento, conforto e união sobre sua espiritualidade.
    Alguns tem necessidade de comunhão, outros tem o aconchego de um travesseiro.
    O importante é que o intercâmbio exista.

    beijos
    Zizi

    ResponderExcluir
  22. Ivani, tudo bem?
    Obrigada pela visita, também estou participando da blogagem coletiva. Deus como uma luz e uma fonte de luz, creio que é o cerne de todas questões da Humanidade.
    Belíssimo texto teu, muito bem-escrito e um sincero relato, nesta parte, confesso que me emocionei:

    "Minha preçe é uma conversa boa com meus filhos, um olhar nos olhos de meus irmãos, um abraço em meus netos.
    Não ter preconceitos, não difamar, principalmente não odiar.
    Essa é minha religião."

    Beijos e ótima semana para ti e tua família!

    ResponderExcluir
  23. Oi, Ivani! Vim retribuir sua visita ao meu blog e fiquei encantada com seu texto sobre a espiritualidade, uma mistura de poema e oração. Lindo, virei sua seguidora! Um abraço!

    ResponderExcluir
  24. Olá, querida Ivani,

    Obrigada pelas palavras de apoio, relacionadas à minha perda recente, saiba que elas aliviaram um pouco a minha dor.
    Quanto ao post, acho maravilhoso lidar com gente sincera e corajosa, que expõe mesmo o que pensa. Aliás, como é que a gente pode ter uma relação que valha a pena, com alguém que não seja assim?
    Eu fui criada num lar como o seu, ou seja, que seguia os preceitos católicos (batizado, primeira comunhão, casamento, etc), mas sem muita convicção, rsrs. Depois de grande eu fui em busca de minha própria fé e me tornei protestante (presbiteriana). Mas hoje incorporei à ela a crença na reencarnação (por crer em carma) de modo que isso se choca com os preceitos da minha religião, da qual jamais abjurei, dá para entender? rsrs.

    Beijo, boa tarde e boa semana!

    ResponderExcluir
  25. Ivani querida,

    Gostei da forma sincera com que expôs seu modo de pensar e sua atitude frente à religião.Você pratica a verdadeira religião de Cristo,amar aos semelhantes,amar ao próximo como a si mesmo.Muito melhor do que muitos sepulcros caiados que andam por aí.
    Quanto a mim,pratico esta sua religião,mas gosto também dos rituais nos quais fui criada,ir à Missa,cantar,comungar e todo aquele cerimonial.Não vou todos os domingos e durante muito tempo estive afastada,mas atualmente tenho ido e me sentido como quando criança,participava de uma paróquia e coroava,cantava e me comovia com as celebrações.Perto de nossa casa há uma igreja e,sempre que posso assisto à Missa.E lá em nossa outra casa,no Recreio dos Bandeirantes,vou ao Santuário de Fátima,réplica do de Portugal.Lá então me sinto sempre tomada pela emoção.É algo que não sei explicar e surgiu em mim após o falecimento de minha mãe.
    Mas, como a Marly,também creio em reencarnação.

    Bjsssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  26. Cedinho, antes das 06 da manhã, chego aqui, pra dizer que morri de rir a essa hora lendo teu comentário lá no levantando o pó...Tu és danada e pobre do velhinho ,namorado da gatona tatuada por aí do teu prédio.

    Mas, vem cá! Tu fica grudada de binóculo na janela, pra ver até a tatoo ?srrs

    Imagino a cena!! Mas pelo menos ela não mora junto, só namora,né?

    Lindo dia e não demora a voltar!! beijos,chica

    ResponderExcluir
  27. Oi querida
    Saudades de vc...e do seu cantinho querido!
    Lindo seu post, concordo com vc.
    Grande beijo e uma otima semana

    http://blogdaclauo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Olá! Primeiramente quero agradecer a visita ao Umas e outras...

    Achei seu texto repleto de poesia... sensibilidade aflorada!

    Penso que a espiritualidade é individual e independe de dogmas que vem das instituições religiosas... é sentir, simplesmente sentir!

    bjks JoicySorciere => CLIQUE => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  29. Amiga como você eu nunca vou esquecer porque esse tipo de amiga
    o lugar dela é no coração e tudo que está no coração para mim é eterno, inesquecível!

    Cada novo amigo que ganhamos no decorrer da vida aperfeiçoa-nos e enriquece-nos,
    não tanto pelo que nos dá, mas pelo que nos revela de nós mesmos.
    Miguel Unamuno;
    Tive que ficar ausente por 3 Dias recuperando
    das fortes dores que ando sentindo.
    Agora aos poucos tentarei visitar todas minhas lindas amizades.
    Ficarei feliz e tremendamente agradecida se puder adquirir um livro meu
    talves nunca saberá o quanto você estará me ajudando.
    Mais certamente verá o quanto ,Deus vai te abençoar.
    Em breve vou postar a data da Bienal no meu blog será uma alegria imensa receber você
    em SP.
    Creia a vida é breve demais para deixarmos para amanhã aquilo ,
    que imaginamos não poder fazer hoje.
    Obrigada de todo coração por
    me amar da forma que sou,
    Beijos no coração e na sua alma,Evanir.

    ResponderExcluir
  30. Ivani...só posso dizer uma coisa depois de tudo que li...entendo completamente tudo que vc falou e há uns anos atrás passei pela mesma mudança e situação...
    Sua religião é a minha tb...
    Bjs e uma ótima quarta-feira de boas energias!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  31. Amen!

    Querida Ivani, conhecendo um pouquinho de você através de seus textos, eu não esperava que você vivesse sua religiosidade de outra maneira.

    Um boa noite pra você.

    ResponderExcluir
  32. Ivani, muito lindo seu texto sobre espiritualidade.
    Deus no qual acredito é igual ao que descreves.
    Religião não é espiritualidade, são dogmas que nos levam a acreditar num Deus antropomorfo que tende a nos assustar.
    Deus é Vida, Verdade e Amor e rituais até são válidos se nos levam a compreender a verdadeira espiritualidade.
    Parabéns pelo lindo texto.
    Beth

    ResponderExcluir
  33. Oh, minha nossa... um dos teus textos mais bonitos... a cada um voce se supera...

    Estou aqui, emocionada...
    Não quero nem falar muito, só sentir... e levar comigo...

    Voce se parece com Ana Jácomo e Rita Apoena, quando escreve... alma, coração, nuvem, algodão... pura sensibilidade, delicadeza, amor no coração...poesia...

    bjs com carinho e emoção...

    ResponderExcluir
  34. Ivani, quero publicar no meu blog, posso? já aproveito e divulgo esse espaço de puro afeto, carinho, amor e muito aprendizado...

    Sou tão rica por tê-la encontrado em meu caminho... minha nossa...

    ResponderExcluir
  35. Na verdade, poderia publicar TODOS OS TEUS TEXTOS no meu blog, risos...como adoro...

    ResponderExcluir
  36. Muito bom seu texto, e o modo como você se sente desamarrada de rituais e dogmas, pois os VIVENCIA!
    Um texto simples e delicado, em que mostras que não basta o aspecto exterior, e que a espiritualidade não se detém apenas na religião, porém a transcende.
    Parabéns pela sua participação na blogagem coletiva!

    ResponderExcluir