quarta-feira, 20 de junho de 2012

Uma paixão!



Hoje passei distraida por uma banca de revistas e fui tomada por uma onda de nostalgia.
Gibis! sempre fui louca por eles, desde minha mais antiga lembrança. Aprendi a ler nos gibis, muito mais do que nos livros.
Juntava moedinhas para compra-los, e depois trocava na escola ou na rua, em uma organização tão certa, tão correta, que os grandes banqueiros deviam se inspirar nela hoje em dia rsrs.
Todos liam todos os gibis de todos. E nenhum era repetido, e todos ficavam felizes.
Não me lembro mais do segredo, mas sei que funcionava.
Quando tinha uns onze ou doze anos, meu pai chegou em casa com um exemplar de "Seleções".
Havia feito uma assinatura e eu me senti a grande beneficiada. Lia embevecida, por horas e horas, as historias, crônicas, reportagens. Nada escapava, nem mesmo as propagandas.
Aquilo era tão novo, tão mágico, que eu já não imaginava mais a minha vida sem as "seleções".
Quando aos quatorze anos comecei a trabalhar, tive a grande sorte de ter ao meu lado, como companheira de trabalho e mestra, uma mulher que adorava ler e ensinar.
Norma, esse era seu nome, me apresentou à literatura, abriu para mim as portas desse mundo mágico e delicioso.
Começou me emprestando alguns livros de Monteiro Lobato.  Quando esgotamos todo o sitio do Pica Pau Amarelo, ela me apresentou José de Alencar, e depois Machado de Assis. E daí vieram Graciliano Ramos, Ligia Fagundes Telles e muitos outros autores brasileiros.
Sempre que eu terminava um livro, devolvia  a ela, que me emprestava outro imediatamente.
Durante o período da leitura - só  antes de dormir, pois eu estudava à noite depois do trabalho - ela discutia comigo o assunto, procurava saber se estava gostando, se entendia o que estava lendo.
Emprestou-me também vários autores estrangeiros, como Hemingwai, A.J. Cronin, Pearl S. Book, Aldoux Huxley, Wiliam Faulkner,  Charles Dickens e tantos outros que não me ocorrem agora.
Imagine que aos dezesseis anos eu já estava lendo Dostoyeviski, e amando!
Devo muito dessa minha alegria em ler e minha curiosidade sobre tudo, à Norma, minha grande e querida amiga.  Ela soube notar em mim uma enorme carência por alguém que me mostrasse caminhos, abrisse portas.
Minha mãe faleceu quando eu tinha apenas dez anos, portanto ela foi fundamental em minha vida.
Perdi Norma de vista quando eu tinha vinte anos e ela mudou de emprego. Foi um convite irrecusável, ela era uma executiva competente, seguiu seu caminho...
Me deixou órfã novamente, mas eu tinha meus livros, já decidia o que ler, visitava a biblioteca da emprêsa, emprestava de amigos.
E depois de casada, com meus filhos pequenos, meu relogio despertava bem antes, para que e pudesse ler tomando um cafezinho, saboreando o silêncio da casa naquelas horas calmas.
Depois de muitos e muitos anos, minha filha caçula já na universidade, encontro  um livro sobre sua escrivaninha. Era "cem anos de solidão" de Gabriel Garcia Marquez. Descobri ali um outro grande amor.
Fui arrebatada por sua loucura, seu imenso delirio, uma maneira apaixonada de contar sua terra e sua gente.
Tenho tudo sobre ele, literatura, jornalismo, biografias. Foi e tem sido um grande companheiro em minhas noites de insônia. Lembro-me que ao comprar a ultima biografia dele na livraria, abraçei o livro de encontro ao peito, a caminho do caixa, e senti um calor bem próximo ao coração. É uma grande emoção, pura magia.
Porque contei tudo isso? Porque estive vendo gibis na banca de jornal lembra-se?
Que coisa mais louca!


31 comentários:

  1. Ivani querida,

    Outra coincidência em nossas vidas,a leitura sempre foi minha enorme paixão...só que não comecei nos gibis,mas em livrinhos pequenos que nunca mais vi,em lugar nenhum.Depois foram as Histórias de Pedro Malasartes,as Histórias da Vovózinha,da Dona Baratinha e os contos De Andersen.Tive uma avó maravilhosa que lia para mim,enquanto eu não sabia ler...e depois de casada,a bilioteca da casa de meu sogro tinha as coleções todas:Machado,José de Alencar,Jorge Amado,Monteiro Lobato e etc.
    Já na fazenda,tive uma grande amiga que me apresentou à Exupery,Pearl Buck,Faulkner,Hemingway e tantos outros autores da literatura internacional.E daí para frente passei a comprar meus próprios livros e hoje tenho um filho que só me presenteia com livros...
    Como vê cultivamos a mesma paixão,tanto pela leitura quanto pela escrita e,se me deixar levar,falarei até amanhã,rsrsrs.

    Aqui também já está bem frio,amiga.Já estou enrolada no cobertor.

    Bjsssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de falar:também tive minha época de Seleções e da Biblioteca de Seleções.
    Bjsssss

    ResponderExcluir
  3. Querida amiga!
    Em vários momentos de sua narrativa
    senti-me inserida: Sempre li e amei gibis
    (Trabalhei com um projeto de leitura com gibis
    para o 1º ano)Também li muito seleções...
    Gosto de uma boa leitura, antes de terminar
    de ler um livro, compro outro.
    Amei sua postagem. Muito legal!
    Abraços! Tudo de bom pra ti.

    ResponderExcluir
  4. Ivani querida,

    Mais uma vez você me emociona com seu texto. Minha trajetória de amante da leitura se parece muito com a sua. Mas eu nunca conseguiria colocar em palavras, como você fez,
    magistralmente.
    Benditos os mestres da literatura que te fizeram Ivani.

    Obrigada e beijos,

    Eneida

    ResponderExcluir
  5. Que lindo,Ivani!! Também li e tive assinatura da SELEÇÕES e lia tudinho dela...E os livros chegaram e ficaram n vida...São ótimas companhias realmente e abrem nossas cabeças em verdadeiros voos e viagens que só nos acrescentam.


    Um beijo, boas leituras e tudo de bom! E a história dos gibis era legal e esse teu método devia voltar,né? beijos,chica

    ResponderExcluir
  6. Iiiiii, você é mais uma mordida pelo bichinho dos livros....kkkk. Eu também gosto muito, mas é o marido que ama livros. Pode ser novos, velhos, comprados em sebo, livrarias, não tem importância. É tão mágico o que a leitura faz com a gente né?
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Bom dia!

    É mágico mesmo como os livros se tornam nossos amigos, nossos companheiros de aventuras, alegrias, solidão. Bendito sejam os escritores.

    ResponderExcluir
  8. Oi Ivani, seu blog é um encanto.
    Vim te convidar para participar do mosaico Volta ao passado - e também, do sorteio

    http://cafeecetim.blogspot.com.br/2012/06/mosaico-volta-ao-passado.html#links

    É uma oportunidade de divulgar o blog e também nós divertirmos com as historias e imagens que fazem parte das nossas lembranças.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Ivani, querida!Nossa história é parecida,mas gibi eu nunca gostei muito de ler...Quando criança, tínhamos pouco ou quase nenhum acesso a livros.Aos 8 anos deu uma enchente em minha cidade e perdemos tudo, roupas,móveis...uma tristeza sem fim.Mas, em meio ao caos, muitos livros apareceram por debaixo do lodo e eu comecei a ler sem parar...Robison Cruzoé, O gato azul,Iawata...e logo vieram os clássicos, José de Alencar, Machado de Assis,enfim, lia muito e a toda hora. Cresci vendo meu pai ler.Aliás, hoje, com mais de 80 anos, não passa um dia sem ler,desde os jornais aos mais variados livros.Nunca li aquelas revistinhas Sabrina e sei lá mais o que...meus pais não deixavam.Achavam que não era uma boa leitura para uma menina.Cresci e a paixão pelos livros só aumentou.Atualmente estou relendo Médico de homens e de almas, a história de São Lucas.Obrigada por me emocionar tanto!Beijos!!

    ResponderExcluir
  10. Ivani, meu pai abominava os gibis, considerava-os uma não-literatura. Não me permitia sequer olhar para eles nas bancas. E claro que eu tinha um fascínio por aquela garotinha de vestido vermelho estampada na capa, mas nunca li gibi!
    Adorei saber que a querida amiga Imaculada teve até um projeto com gibis! E hoje eles fazem parte dos vestibulares, contam histórias clássicas através dos quadrinhos e tudo mais!
    Mesmo longe deles, consegui apaixonar-me pela leitura. E você faça um esforço para lembrar de como funcionava a tal organização... nossos políticos estão precisando aprender!
    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Amiga, para começar deixe que declare:
    Não há coincidências!
    Tu és quem és porque o teu percurso de vida te moldou assim.
    Aos livros que sempre povoaram a minha existência, devo também, grande parte da pessoa que sou hoje.
    E, claro, os gibis encheram horas e horas da minha infância.
    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Amiga muito querida!
    Esta postagem levou-me às nuvens, depois de ter dado uma chegadinha no passado!
    Gibis, Seleções, livros, muitos livros (meu avô além de dentista também teve livraria), em português, em alemão, histórias, estudo... nossa, me perdi nos teus devaneios maravilhosos!
    Obrigada por lembrar-me quanto somos parecidas.
    Beijos,
    Beth

    ResponderExcluir
  13. Ah..bem que dizem que filho de peixe.....sabe né?
    Por sua causa eu sempre amei gibis...devorava os da Monica, mas Chico Bento era meu preferido. Aquele jeito simplorio me encantava. Lembro também do Circulo do Livro e eu me achava suuuuper importante quando voce colocava o catalogo na minha mao e dizia: escolhe um livro pra voce...tem nocao? Eu "me achava"....!
    Revista Selecoes? Hoje mesmo peguei uma na mao, so nao comprei porque tinha uma noticia estranha na capa e eu nao quis comprar...Mas sao deliciosas! Porque sera?
    Agora, quanto ao Gabriel Garcia Marquez...nao sabia que eu tinha sido (um pouquinho) responsavel pela sua louca paixao.
    Sinto muito orgulho da sua cultura, do seu conhecimento e da sua paixao pelas letras...'e muuito bom ser filha de algu'em tao especial!

    ResponderExcluir
  14. Ivani, prazer em conhecê-la!
    Comento no blog da Chica e sempre volto para conferir se o comentário entrou, porque as vezes o blogger boicota os meus comentários. Foi assim, que vi você citando o meu nome.
    Era o post das almas!
    Agora estou aqui me deliciando com sua narrativa sobre gibis e Gabriel Garcia Marquez.
    Fiquei por aqui. Voltarei.

    bjos
    Zizi

    ResponderExcluir
  15. Oi, Ivani,

    O seu amor pela leitura parece que começou como o meu,
    através dos gibis! rsrs. Também gosto das Seleções até hoje!
    Meu marido presentou-me com uma coleção de livros, de capa dura, que têm as estórias publicadas nas Seleções, são muitos volumes, rsrs.
    Quanto à literatura, propriamente, também sou grande fã, inclusive do Gabriel Garcia Marquez, que é realmente um escritor maravilhoso!

    Beijo e bom fim de semana, querida!

    ResponderExcluir
  16. Ah...adoro ler sua vida e pequenas felicidades suas!
    E tudo começa com gibis mesmo! Hoje compro gibis pra minha filha e a coleção do cachorrinho Samba, Pequeno Principe e amanhã ela estará lendo "Cinco Minutos" de Jose de Alencar.
    Dizem que depois dos 50 anos começamos a colecionar perdas...mas a história de sua vida mostra que não é bem assim, e a saudade deve ser grande! Mas imagino ao ver sua paz no coração pensando na família que construiu e em tudo que vai deixar, muita sabedoria para ser passada!
    Vou procurar o autor que vc citou, o Gabriel, quero ler também!
    E agora vamos falar das panquecas...é bom né...e o cheiro!
    Que bom que a família gostou! Eu adoro fazer pães, mas com esses dias de chuva não fica tão bonito e estou tendo que comprar na padaria...menina, hoje é o quinto dia que chove direto, tô embolorada, preciso de sol!!!!
    Beijos linda escritora!
    Uma ótima sexta e muita paz!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  17. LER É A OITAVA MARAVILHA DO MUNDO!!! NÃO VIVO SE NÃO LEIO! MAS CONFESSO QUE GIBIS NUNCA FORAM MUITO A MINHA PRAIA, ACHO QUE PORQUE MEU PAI SÓ LIA JORNAIS, E LIVROS DE HISTÓRIA DO BRASIL E MUNDIAL, A GENTE ACABOU SE INTERESSANDO POR ESSE LADO. OS PAIS SÃO EXEMPLOS PROS FILHOS. NUNCA TIVEMOS UM GIBI EM CASA, E ATÉ HOJE NÃO ME INTERESSO POR ESSE TIPO DE LEITURA, MAS ACHO QUE É UM BOM COMEÇO PRA CRIANÇAS! AQUI EM CASA MEUS FILHOS SÓ TÊM LIVROS DE LITERATURA, ACHO QUE TBÉM NÃO ENSINEI-OS A GOSTAR DE GIBIS... UMA PENA, POIS SÃO ÓTIMAS LEITURAS!!!

    BEIJOS, AMIGA E TENHA UMA BOA SEMANA

    ResponderExcluir
  18. Não sei o que são Gibis.
    livros das "seleções" tenho vários mais velhos já tirei fotos mas ainda não fiz nenhum post com elas.
    Cem anos de solidão nunca li... acho que nunca li do Garcia Marquez. mas como sempre adorei o teu texto...
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Deve ter sido animada a festinha aí! Parabéns!! beijos pra todos, linda semana, tuuuuuuuuuudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  20. Pois é, momento flash-back, registro de boas lembranças, compartilhamento de sentimentos...

    Por aqui lê-se muito, mãe e filho, duas traças.
    Sempre li livros da escola, bibliotecas e casa da tia, minha mãe mal tinha dinheiro para uma balinha, mas eu amava ler amava namorar os gibis das bancas e de onde se achavam disponíveis para ler.

    Desde os primeiros momentos de apenas olhar para livros e papéis dei a meu filho livrinhos, gibis, revistinhas de colorir, de gravuras, durinhos, ai foram aumentando o número de letras e diminuindo o de imagens, aumentando o número de páginas, se delineando gostos, predileção...comprei livros para ele que sempre quis ter ou que li na minha infância e hj ele lê livros que leio e eu leio os dele e lemos coisas que o outro não lê e acasa é cheia de livros, na estante do quarto dele mais de 200 gibis, que já passaram por doses de doações e que sempre são lidos e folheados e me dão a sensação de eterna infância minha e dele.
    "De livros encham-se as casas
    Eis um conselho excelente
    Pois um livro aberto em asas
    Põe asas na alma da gente"

    Abraço e alegria de gibis deitadas na rede :)

    ResponderExcluir
  21. Olá parceira! Fico contente que tenha topado participar da Blogagem Coletiva, é exatamente isto que entendeu, você fará um post sobre a sua espiritualidade e postar no dia 06 de julho. No grupo do Facebook já estamos anotando todos que se prontificaram a fazer o post, como eu e a Ana Cecília somos os vampiros da madrugada, certamente nossos posts sairão primeiro, com todos os links dos participantes embaixo, então, cabe a cada um que fizer seu post, copiar a nossa lista e colar abaixo para que seus seguidores tenham conhecimento dos outros participantes. É um modo excelente de divulgação de blogues.
    Peço desculpas por não comentar seu post, hoje que tirei o dia para comentar posts amanheci vomitando a alma. rs. Volto quando estiver melhor e qualquer dúvida só deixar lá no Lisérgicos que depois respondo. Obrigado.

    ResponderExcluir
  22. Ahhh aqui nós chamamos "banda desenhada" e eu era louca pelo pateta (lol porque será..) ahh e aquela bruxa que não me lembro agora o nome que só fazia asneiras.. Magda?? Maga?? olha já não sei o nome. é a velhice a bater á porta..
    Beijos querida.

    ResponderExcluir
  23. Bom dia querida Ivani.

    Assim mesmo, tem épocas q temos + tempo para esse mundo virtual, mas em outras épocas... Pra mim tbém tem sido + difícil acompanhar os blogs, muitas atividades por aqui nessa época do ano.
    Fico contente que está passeando e se divertindo com seus netos.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  24. bom dia Ivani a querida
    eu também adoro ler, aos 13 anos eu já tinha lido todos os grandes clássicos da literatura mundial.
    na minha casa não tínhamos TV.
    erávamos pobres, e TV era coisa de rico,
    mas na minha cidade tinha uma biblioteca publica muito bem fornida, então era meu passatempo preferido.
    minha mãe, me dizia que eu ia endoidar de tanto ler rsrs
    na hora de escolher a faculdade não tive duvidas, pedagogia, queria ensinar a outros o prazer da leitura, mas ai conheci um italiano dos olhos azuis, e adeus faculdade rsrs
    você tem razão , o bonitão mora no lago de Como sim

    bacione

    ResponderExcluir
  25. esqueci de dizer que aqui pertinho da minha casa, tenho uma biblioteca publica, onde posso pegar emprestado até dez livros por mês.
    ontem passei lá e trouxe 6 livros, è que a biblioteca vai fechar para as ferias, assim não ficarei sem nada para ler.
    a Itália incentiva a leitura, e os livros são novos, ,eles tem um sistema nacional,se o livro não è nesta biblioteca, eles ligam para as bibliotecas das cidades vizinhas, e se encontram prenotam e o correio traz para biblioteca pertinho da sua casa...adoro

    bacione

    ResponderExcluir
  26. Acredita, Ivani, que não gostei de "Cem anos de solidão"? E já tentei ler algumas vezes. Nunca consigo terminar pq não consigo gostar.
    Li e reli, desesperadamente(risos)Érico Veríssimo.
    Vc não tem chances de re-encontrar a sua amiga? Como eu não sabia que o tempo passava, tb perdi contatos com pessoas importantes na minha vida de leitura.

    ResponderExcluir
  27. Obrigada pelo carinho Ivani...sempre!
    Te desejo uma ótima quarta-feira e boas energias!
    Beijos...
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  28. Nossa, que depoimento mais tocante, lindo!
    Que belo incentivo à leitura você teve por parte dessa sua amiga. Pena que vocês não se reencontraram ainda, mas quem sabe, né?
    Eu também cresci rodeada de gibis, até hoje gosto. Monteiro Lobato comecei a ler quando tinha 7 anos, Reinações de Narizinho foi o primeiro livro que consegui ler enquanto me alfabetizava.
    A adolescência foi marcada por cronistas: Luís Fernando Veríssimo, Fernando Sabino, Lygia F. Telles... e algumas "Sabrinas" e "Julias", hauahauhauaha...
    Leio de tudo um pouco, desde poemas a livros densos como Senhor dos Anéis. E cada leitura traz um aprendizado diferente.
    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  29. Olá Ivani, retornei. Tive uma intoxicação alimentar que me deixou offline por um tempo, mas já estou quase 100%.
    Gostei muito deste post, seria difícil não gostar quando se trata de um tema que me atrai desde sempre, a leitura.
    Eu também comecei a ler através dos gibis juntamente com alguns livros clássicos com a ajuda do meu pai, que foi meu grande incentivador a leitura (acredito que para aqueles que aprendem a amar este mundo paralelo, sempre há um responsável por trás disto) e rapidamente dos gibis, passei a me interessar mais por mangás, o modo de ler é diferente, de trás para frente, mas nos acostumamos rápido.
    Eu leio de tudo e adoro descobrir novos autores. É pena que não tenha visto mais esta sua amiga, teriam muito o que conversar, tal como eu teria muito a dizer aqui sobre o tema e se transformaria em um post, como muitos de meus comentários.

    ResponderExcluir
  30. Não tem como não ser repetitiva com voce Ivani... emocionada de novo...

    E também agora já sabemos porque escreve tão bem, lindamente... nos cativa com os seus textos e a mim, sempre, emociona demais... eu sou bem boba mesmo, Ivani. Às vezes lendo poesias, eu já choro. Risos.

    E sabe que o meu gosto por leituras começou os gibis. Minha mãe viajava pra SP e RJ à trabalho e me trazia sempre um monte de livros e gibis. Se eu ficava doente, o presente eram livros. Mas os gibis foram a minha grande paixão, tanto que eu não poderia entrar na sua roda de troca. Até uns dois anos atrás eu tinha ainda gibis antigos do Tio Patinhas, Pato Donald e CIA., Luluzinha, Bolinha, Riquinho, Zé Carioca, Mandrake, O Fantasma, e por aí vai... e meus filhos repetiram a dose. Aprenderam a ler com os gibis. É um mundo que se abre à nossa frente, não Ivani?... fomos muito sortudas...
    Amei esse post, em especial, por causa dos gibis...

    Beijos enormes...!

    ResponderExcluir
  31. Respondendo pra Pinta Roxa, eram as bruxas Maga Patalógica e a Madame Mim, como esquecê-las? hahha!!! bjs

    ResponderExcluir