domingo, 25 de março de 2012

Sinistra?



Lá vou eu falar de um assunto que me interessa, e muito.
Muitas das opiniões que direi aqui foram colhidas em leituras que fiz sobre o que significa ser "canhota" nesse mundo feito para destros (ou direitos).
Posso garantir que não existe dificuldade que não seja superada.  Não é de hoje que sou canhota rsrsrs, portanto, já nem me lembro mais que sou. Apenas quando alguém nota, ou quando me deparo com um abridor de latas.
Ou, com uma tesoura. Um apontador de lápis. Um caderno espiral, porque tenho que escrever com a mão em cima do arame.
Câmeras fotográficas, violões, e a famigerada carteira escolar? aquela que tem um quadradinho de madeira sempre do lado direito?
A regua, que me obriga a riscar ao contrário...e por aí afora. Mas tudo isso eu já tiro de letra, sempre tirei.
O que me intriga, sinceramente, é a origem da palavra sinistro. Não lembra coisa ruim?
Quando acontece um acidente o que as pessoas dizem? O veículo sinistrado.
Quando a historia é sobre bruxas ou vampiros, o que dizem? Nossa, que sinistro!
O que nós, pobres canhotos temos com isso?
Na antiguidade, acreditava-se que o canhoto era o contrário do direito, do certo. Jesus mesmo teria dito que estaria ao lado direito do Pai, quando chegasse aos céus.
E porque o correto é estender a mão direita ao cumprimentar alguém?
Antigamente acreditava-se que a esquerda traria azar...ai, ai,  que feio isso!

Vou me consolando em ler os nomes de pessoas famosas que foram ou são canhotas.
Napoleão Bonaparte, Leonardo daVinci, Michelangelo, Beethoven, Charles Chaplin, Airton Senna, Papa João 23, Einstein e...Eric Clapton, Marilyn Monroe, Paul Simon e muitos outros com certeza.

Estou me divertindo ao escrever esse texto, pois sei que muitos  vão dizer que o mundo está cheio de celebridades,  que eu consegui reunir alguns canhotos e já estou toda exibida.
Mas convenhamos, trata-se de uma lista linda!

Portanto,  vamos lá pessoal... começar o dia com o pé esquerdo...!!!



26 comentários:

  1. Minha esposa é canhota! Convivendo com ela, percebi que definitivamente o mundo não foi desenhado para os que utilizam a mão esquerda :D

    ResponderExcluir
  2. Começar o dia com o pé esquerdo é ótimo!

    Beijos,

    Eneida

    ResponderExcluir
  3. Ivani obrigada por me ensinar sobre o meu filho! Sabe que nunca parei para pensar nas dificuldades dele? Compro tesoura escolar para canhotos e relevo a letra feia dele. Vou observar melhor.
    Conheci uma senhora, hoje com netos, que me disse que existiu uma associação para canhotos porque acreditava-se que eram pessoas muito diferentes, especiais na qual ela levava o filho.
    Canhota e de chapéu você ficará magnífica! Gostaria muito de ver uma foto tua com a Chica de chapéu ( ele me disse que tem um modelo italiano que é tirar o fôlego!)
    Beijos sinistros - também não gostei desta palavra.
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  4. Sempre legal te ler!!Tenho um filho canhoto, o pai do Neno. Ele no tênis arrasava os parceiros.

    Meu sogro ficava p da cara e mandava que nós o corrigíssemos, pois não queria um canhoto perto dele. PODE? Ainda bem que nunca fomos muito próximos, já que ele era um porre e só melhorou perto de morrer,srsr Ainda deu tempo!!! Era um vovozito dos porretas de chatos!!!(deve estar se revirando...)

    Gostei ,como sempre do teu texto e da tua listinha de notáveis,rsrs beijos,chica

    ResponderExcluir
  5. Bom dia linda!!

    Ahhhhhh, eu acho tão charmoso quem escreve com a mão esquerda ... rsrs
    Adorei o texto!!


    Um grande beijo!!

    ResponderExcluir
  6. OI MINHA PRINCESA SABAMBONA!
    QUANTA SAUDADE DE VOCÊ E DE MIM MESMO, MAS ESTOU RECUPERANDO ALGUMAS COISAS E LOGO ESTAREI SACIADA DE TUDO QUE AMO.
    AMEI SEU TEXTO, SEU DEPOIMENTO E CONCORDO QUE SINISTRO TENHA UMA CONOTAÇÀO BEM PESADINHA, MAS VOCÊ NÃO...
    VOCÊ É FEITO SAMAMBAIA, LEVE E CHEIA DE VIDA, COM FOLHAS LONGAS QUE ATÉ ME ALCANÇAM AÍ DE TÃO LONGE.
    TENHO UM IRMÃO CANHOTO E SABE QUE A GENTE NEM LEMBRA MESMO QUE ELE O É, MAS SEI TAMBÉM DOS PERRENGUES QUE VOCÊS PASSAM NO DIA A DIA.
    POIS É, ACABEI FICANDO COM INVEJA DESTE JEITO "SINISTRO" DE SER, AFINAL ESTA LISTA DE FAMOSOS AÍ NÃO É PARA QUALQUER UM NÃO!!!!!!!!!!!!
    UM BEIJO ENORME NESTE TEU CORAÇÃO, QUE VAMOS COMBINAR TEM UM LUGAR PRIVILEGIADO EM NOSSO CORPO: O LADO ESQUERDO!

    ResponderExcluir
  7. Oi minha querida
    Saudades de vc...
    Otimo post.
    Tbe nao sei de onde vem este nome tao feio...parece um mau agouro, ne?! Poderia ser um mais simpático.
    Minha avó mais amada tbe era canhota e só percebíamos nas situações que vc listou.
    Grande beijo e uma otima semana

    ResponderExcluir
  8. Ivani, no decurso da minha vida tenho conhecido canhotos absolutamente brilhantes, de uma inteligência acima da média. Acredite que é a minha experiência falando.
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Amada amiga, ser canhoto, destro ou ambidestro, considero mero detalhe. Importante mesmo é o coração que, em todos, bate no lado esquerdo do peito, seja repleto de amor, alegria, compaixão e caridade. Tenho certeza que nesses pontos és uma perfeita ambidestra!
    Amo teus comentários no blog, não respondo por pura falta de tampo e, responder um ou outro considero injusto com quem comenta.
    Beijos,
    Beth

    ResponderExcluir
  10. Minha amiga Ivani,

    Faço minhas as palavras da Beth,pois o que realmente importa é o coração...e o teu é de ouro puro.
    Fiz uma pequena pesquisa,pois meu irmão é também canhoto e descobri:
    Vamos a Roma para explicar a origem dessa expressão que se refere a começar algo bem ou com boa sorte. Nas grandes festas da Roma antiga, os anfitriões acreditavam que, se os convidados entrassem com o pé direito, eles evitariam o mau agouro na ocasião. Para os romanos, o lado esquerdo estava relacionado a coisas ruins – em latim, “esquerda” é sinister, que deu origem à palavra “sinistro”.

    Portanto,não se preocupe com este sinistro,nem com qualquer outra definição...não precisamos de rótulos,pois não somos produtos de supermercado.

    Bjsssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  11. Que divertido este texto! E os comentários também!
    Eu sempre achei charmoso o seu jeito de escrever com a mão esquerda, mas realmente o mundo dificulta a vida do canhoto. Sinistro isso né???rsss
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Ivani, nem tinha percebido isso, de você ser canhota. Isso é mero detalhe, diante de todo o 'todo'! E sim, acho que se tira de letra...isso faz diferença...Bjoo linda semana e obrigada pela noite maravilhosa e mágica!!

    ResponderExcluir
  13. E voce fala que EU sou metida.........

    Mas quanto a ser canhoto deve ser complicado somente nessas coisas que voce citou e algumas mais, coisas do dia a dia que deveriam ter opções para canhoto, o Leo reclama das carteiras, em uma sala de 60 aluno existem 05 carteiras para canhotos, e o numero de canhotos é bem maior. Na faculdade ele não reclamou ainda, deve ter mais carteiras, ou ele acostumou escrever todo torto na carteira de destro! Acho feia mesmo a palavra ""sinistro" e a "canhoto" tambem! Mas voces são normais....pode acreditar....tem muitos destro sinistros....

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Ivani, o prazer é todo meu. Adoro o Brasil.
    Beijo da Nina

    ResponderExcluir
  15. Eu sempre gostei de ser canhoto, mesmo com as dificuldades, é tão interessante nos diferenciar dos outros. E quantos dos citados deste post foram diferenciados...
    O meu problema agora em ser canhoto é ter fraturado justamente o polegar da mão esquerda e ter que me "forçar" a ser destro e, admito, é chato. ahah.

    ResponderExcluir
  16. Como é complicado ser canhoto, não? Na fila da escola a professora dizia: Virem para direita, o mesmo lado da mão que a gente escreve... hehehe... pensa a situação!?
    Além da tesoura que uso com a mão direita pq assim foi mais fácil, régua tranquilo, abridor eh soh pegar ao contrário, trocar a marcha na Inglaterra seria mais fácil, porém tudo eh questão de adaptação, né?
    Ah! Qdo fui fazer aulas de tênis, o professor se batia todo para me ensinar a jogar, pois ele era destro e ficava todo confuso com o movimento inverso! :D

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde,querida Ivani!!!

    Obrigada pela visita e carinho de sempre,vc é uma pessoa iluminada.
    bjsssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  18. Querida, acho que essa coisa de canhoto, sinistro era mais "sinistro" antigamente né? Meu filho mais velho é mais ou menos canhoto (ele escreve e come com a mão esquerda mas corta com a direita, pode?) mas tem uma letra toda caprichada, aliás, todos os canhotos que conheci tem uma letra linda. Agora, quando dei aula de patchwork, apareceu uma senhora canhota, quase morri e ela então coitada se contorceu toda, até que eu me coloquei no lugar dela e aí tudo deu certo. Com ela era tudo ao contrário. Um barato, mas aprendi até como ensinar uma canhota a usar o trio de corte de patch.
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Ivani
    Minha filha Bruna, também está nesta lista de grandes personalidades. E posso afirmar que ela não é sinistra (não gosto desta palavra) e sim, somente usa a mão esquerda para tudo. Como voce amiga, é muito inteligente, tem bom humor e um coração lindo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. QUE LINDOOOOOO O PRESENTE QUE VOCE GANHOU!!!!!!

    Mas tambem devo dizer QUE LINDOSSSSSS OS PRESENTES QUE ELE GANHOU!!!!!! Ele com toda sua sensibilidade apenas retribuiu de uma forma muito carinhosa.

    Parabens para os dois.

    Beijos para voces!

    Eliana

    ResponderExcluir
  21. kkkk nem me fale da carteira escolar,tenho pesadelos até hoje com aquelas malditas,
    eu sempre fui canhota,quase não uso a mão direita,pra dizer a verdade,tenho nenos força na mão direita.
    e quando dou a mão ,dou a esquerda,me vem natural.
    dizem que os canhotos são mais inteligentes.
    bacione

    ResponderExcluir
  22. Oi Queridinha!

    Eu admiro as pessoas canhotas, normalmente elas se destacam das outras, ocupam cargos importante e são muito inteligente, vejamos por exemplo o nosso partido dos trabalhadores...por muito tempo foi da ESQUERDA e comandado pelo LULA essa pessoa maravilhosa que você tanto gosta....... brincadeirinha....você esqueceu de citar o Presidente dos Estados Unidos, que também é canhoto, outra coisa, o lado esquerdo do nosso celebro comando todo o nosso lado direito, logo conclui-se que os canhotos nasceram para comandar, utilizando suas habilidades e inteligência.BEIJOS ...adoro você da esquerda.

    ResponderExcluir
  23. Ivani, minha amiga muito querida. Passei aqui só para deixar um beijo no seu coração. Estou com bastante saudades.
    Acontece que adorei essa sua postagem. Eu tenho uma filha canhota e entendo tudo o que aparece na postagem. Inclusive a danadinha tem um raciocínio super rápido e é muito criativa.
    Graças a Deus, sempre se destaca nas suas atividades.
    Apesar da sua lista de canhotos famosos, eu ainda prestigio muito mais você e minha filha Flávia.
    Beijo com carinho na amiga.
    Manoel.

    ResponderExcluir
  24. Meu filho é canhoto e diz sempre do alto de seus 11 anos: Grandes gênios eram canhotos!
    Eu tenho o hábito de cruzar as pernas com a esquerda por cima apontando e balançando pra frente qd busco um tiquinho supersticioso de boa sorte. Pq?...Sei lá!
    Beijo do lado esquerdo da face :)

    ResponderExcluir
  25. Por favor, acrescente a essa lista de celebridades o nome de minha querida e talentosa amiga - IVANI :)

    ResponderExcluir
  26. obaaaaaaaaa, sou sinistrésima, rsrs, como você também sou da esquerda, rs... e olha que abrir uma simples latinha é uma coisa, ainda mais quando tem "direito" por perto e aí começam os comentários: nossa, como você se entorta para abrir uma latinha...rs Mas convenhamos somos parte de uma lista e tanto, e bora lá começar o dia com o pé esquerdo...rs

    adorei minha amiga.

    beijossss

    Su...

    indo para o próximo... e matando as saudades de ti...

    ResponderExcluir