terça-feira, 12 de julho de 2011

Um luxo!

Dando uma olhadinha em uma revista Claudia, meio antiga, reli uma crônica de Danuza Leão, onde ela comenta sobre "o luxo". Fiquei, como sempre, envolvida pelo seu jeito gostoso de explicar.
Me peguei então  a matutar sobre o que as pessoas consideram um luxo.
Uma Mercedes-Benz ultimo tipo na garage, é um luxo? Quem sabe um trailer estacionado no gramado?
Ou talvez uma casa de campo com piscina, você acha que é um luxo?

Para alguns, exibir suas pratas, jóias, roupas de marca, é um verdadeiro luxo, irresistível!


Então, me questionei, sobre o que realmente é um luxo para mim. Uma feirinha de artesanato, em um sábado de manhã, sol gostoso, sapatos bem baixos, sem pressa. Isso é um luxo!
Um passeio pela praia, crianças correndo pegando conchinhas,  os pés molhados pelo mar, o sol batendo no rosto. Ah! que luxo!
Uma taça de morangos com iogurte, geladinha, numa sombra gostosa, mesmo que seja no quintal, nossa...que luxo!
Jogar conversa fora, numa reunião de familia, crianças brincando, panelas no fogão e um lindo copo de cristal com cerveja geladinha. Tem luxo maior?

E você, o que considera um verdadeiro luxo?
Conta pra gente, divida esse prazer conosco.
Tenho a sensação de que esqueci uma série de luxos, mas volto ao assunto. Até lá.



31 comentários:

  1. Um luxo é estar aqui lendo essa delícia de post a essa hora da manhã!!! Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Que lindo , como sempre!

    Pra mim, a simplicidade é um luxo.

    É não ser obrigada a ir à festas, ficar toda empiriquitada em saltos, vestidos afrescalhados,rsrs.

    É podes andar bem à vontade, sem nada de frescuradas , é abrir a janela ver um lindo sol, ou os céus me convidando a fotografá-los...

    É ouvir o Vovó, ou aquele Manheeeeeeeê!!!


    E agora, é acordar sabendo que dentro de poucos dias estarei com os pés na praia,passear com o maridão o dia todo por lá e neno junto... Tantas pequenas coisas...

    Pra mim, em geral, nada de grandioso é luxo.

    Mas preciso de um luxo: a tecnologia de uma internet pertinho de mim,srsr
    Essa não abro mão!

    Um lindo dia pra ti e adorei!, beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Ontem ainda comentei com a Teresa, do Se essa Lua fosse Minha, do quanto me encantei ao saber que "luxo" e "luz" têm uma mesma origem. Ctrl C - ctrl V: o radical comum e originário de ambas as palavras em latim é "lux", que significa exatamente "luz". Então, querida, provando nossas afinidades, muito do que te traz luz também me ilumina, com exceção da cervejinha, que ainda não caiu no meu gosto (rs). A lista é extensa, mas lembro agora de um cesto de ovos fresquinhos, de uma violeta que floresce, um final de semana na serra (ah, como tô precisando disso...), uma refeição preparada pelo filho, encontrar pessoas com o mesmo olhar sobre a vida, como é contigo... Vou continuar engrossando a lista pelo dia afora. Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Ah Ivani, para mim um luxo é poder acordar todos os dias e ter meu marido e minha filha comigo!! Também acho um luxo ter amigos sinceros para compartilhar a vida!
    beijos luxuosos para vc

    ResponderExcluir
  5. Luxo é ter amigas virtuais como você!

    Beijos,

    Eneida

    ResponderExcluir
  6. É estar agora, em plena duas da tarde, em casa!!! E de chinelinho de pelo e tuuudo!!! Qto luxo!!! Amo muito isso!!! E nem estou de férias, é só uma folguinha...

    beijinhossssssss

    ResponderExcluir
  7. Olá!!
    Tudo bem? Hoje decidi que é dia de visita, e se conseguir visitar todos meus blogs preferidos ficarei muito feliz. Também estou aguardando sua visita ao meu, sinto sua falta por lá. Tem novidade por lá viu. Beijos. Iara
    www.negracriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ivani estava pensando sobre isso por estes dias mesmo. Em como tudo é relativo, de pessoa para pessoa, mas também em uma mesma pessoa dependendo do tempo. O que era luxo a algum tempo, não é agora, e outras são. Essa tua listinha é muito boa, e eu abraçaria o luxo de uma tarde tranquila na praia com as crianças, sol no rosto, sempre! Conversa de roda de amigos, com uma cervejinha, tô dentro também! Me convida? Bjokas!!

    ResponderExcluir
  9. Nossa tenhos tantos "LUXOS", olha só...pra começar com os seus...

    Um passeio pela praia, crianças correndo pegando conchinhas, os pés molhados pelo mar, o sol batendo no rosto.

    Sem ter hora para voltar para casa, (esta aqui) e ficar lá até enjoar. Tomar um sorvete a beira mar, vendo o sol indo embora, estar morena ( pq sou branca neve), de sandalias de borracha, short e blusinha (nem bolsa eu usaria) e minha unhas...aahhhhhhhhh estas super coloridas!!
    Ah! que luxo!

    Uma taça de morangos com iogurte, geladinha, numa sombra gostosa, mesmo que seja no quintal, nossa...que luxo! Com muito chantilly e chocolates...hum LUXO

    Levantar de manhã com o sol a pico num céu azul em pleno verão...
    Ter muita saúde..que luxo!

    Rir, sorrir e gagarlhar muito!

    Enfim quelida o que é realmente um luxo?
    Amei seu texto como adoro todos!
    Ótima terça
    beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  10. Sua amizade é um LUXO!!!!!!!
    Querida, sou apegada ao que é simples, não simplório, mas simples no sentido de ser natural, ser aconchegante, aquela simplicidae que enche o coração de calor.
    Adoro estar com os pés e mãos na terra, colher fruto da árvore, uma conversa tomando um chimarrão, um beijo na testa, um beijo na face, um beijo, um bom dia dito a você por alguém que nem faz ideia de quem seja, ir na feira todo o sábado pela manhã, conversar com os feirantes e amigos que se faz por lá, ser amiga do carteiro, do dono da tendinha, guardar recordações como uma pétala de rosa de um ramalhete ganho, uma conchinha da praia recolhida na lua de mel, estar com quem se ama desprovida de vaidades e medo, comer um delicioso prato de arroz, feijão e ovo frito, rsrsrs! Estas coisas são luxuosas para mim!
    E seu blog é um LUXO!
    Beijinhos e uma linda e luxuosa quarta.
    Te adoro amiga!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Eu já acho um luxo poder simplesmente acordar.
    Amei o texto.
    beijossss

    ResponderExcluir
  12. ahhhhhh.......para mim tem tantas coisas que são "um luxo", acender um fogão a lenha, mesmo sem saber cozinhar (puro luxo), sentar na varanda com um bom livro e uma taça de vinho (quer luxo maior), chegar em casa depois de trabalhar feito gente grande e sentir um cheiro maravilhoso de mato (é ou não um luxo?), poder escolher seus amigos sem ter que "engolir" ninguem (é um luxo só), ter uma irmã maravilhosa e ficar no telefone papeando por 03 horas (esse luxo é de dar inveja a muita gente rsrsr) e ai por diante...

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Luxo, pra mim é poder estar aqui com meu computador, ouvindo a chuva cair depois de um dia quente, refrescando o ar, poder entrar na internet e ler estes blogs marvilhosos que me fazem refletir e colocar em prática talentos que eu nem sabia possuir. Compartilhar meus pensamoentos e saber que tem alguem do outro lado que vai aproveitar de alguma forma. E o melhor desse luxo, é estar na França realizando meus sonhos.
    Beijos
    Ale
    Ps, amo suas visitas e comments, isso tambem e um luxo

    ResponderExcluir
  14. Vim deixar o beijinho de bom dia!chica

    ResponderExcluir
  15. Vim atrás da Chica, rsrsrs!!!!
    Bom dia queridona e beijinhos!

    ResponderExcluir
  16. Bem, um luxo é estar em minha casa quentinha (c0m o maior frio lá fora), em meu ateliê, sentadinha em minha cadeira forrada por mim mesma, em frente ao meu net rosa, tomando meu chá de menta matutino, lendo seu texto, gozando de ótima saúde, com minha Aila saudável em seu quarto brincando com sua mochilinha e assistindo Galinha Pintadinha. Isso é ou não é um luxo?
    Vivemos no luxo de emoções e sentimentos.
    Ah, adoro qdo vc participa de minhas charadinhas!! Vc leva jeito sim, pára de bobeira!!rs
    Beijinhos!!! Corro, hj o dia será curto!!!
    Bela

    ResponderExcluir
  17. Ivani querida,luxo prá mim, além dos seus que partilho,concordo e assino embaixo,é acordar todos os dias com os passarinhos cantando em minha
    janela,olhar o céu ao entardecer percorrendo todas as nuances de cores,do azul ao laranja,com pinceladas de lilás e explodindo num rosa quase vermelho...é viver em paz com meus irmãos,filhos,noras,netos e sobrinhos...é ajudar minha neta a criar o seu blog e partilhar com ela a alegria de ter seus próprios
    seguidores,é ter muita saúde prá viajar e caminhar pelas cidades mineiras,andar de Maria Fumaça,ouvir música,ler meus livros,ver muitos filmes,enfim luxo é viver e saborear cada instante...e é ter amigos como você e tantos outros que aprendi a amar,mesmo à distância(não existe distância para o pensamento,não é mesmo?
    Bjssssssss e muito carinho,
    Leninha

    ResponderExcluir
  18. Oi minha amiga!!!
    Tudo bem por aí?
    Andava ocupada com um projeto. Agora estou mais tranquila, porém ainda não o acabei!
    Beijinhos queridona e tudo de bom por aí!
    Obrigada pelo carinho de sempre.

    ResponderExcluir
  19. Oi Ivani
    Luxo para mim é estar viva, trabalhando e perto da minha família que eu amo, è claro que com mordomias... é mais luxo ainda!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  20. Olá Ivani,
    Adorei seu blog. E respondendo à sua pergunta: luxo para mim é ter minha família sempre junto e todos com a mais perfeita saúde. Poder também contar sempre com a ajuda do Papai do Céu e da espiritualidade amiga, para nos preservar de qualquer mal ou infortúnio.
    Gostaria de convidá-la a visitar meu espaço e, se gostar, seguir-me e deixar um comentário em minha postagem, ok? Ficaria muito feliz com você por lá. Já a estou seguindo e virei mais vezes aqui.
    Um grande beijo,
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  21. Vim deixar um beijo e dizer que estou saindo em férias, e tem recado nos blogs.

    beijos,chica e inté,srsr

    ResponderExcluir
  22. Olha nossa amiga aí dando um tchau, já estou com saudades da Chica!
    Passei aqui para te dar um forte abraço e um beijinho, com desejos de um final de semana abençoado e com muita saúde!!!!!

    ResponderExcluir
  23. Iupiiii! Luxo é conseguir acessar a internet!!!kkkkk
    Depois de um loooongo hiato tecnológico, estou achando o máximo conseguir acessar a internet..rsrs
    Brincadeiras à parte, para mim luxo é acordar cedinho e sentir os pezinhos das crianças encostadinhos na minha perna. É ter tempo para me dedicar às pessoas que amo. Andar com minha máquina a tiracolo e fotografar momentos únicos! É ler aquele livro que nos transporta a outros lugares.
    Ah, tanta coisa que ficaria aqui por horas ...
    Volto depois com outros luxos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oi uerida

    Ah, um LUXO é ter uma amiga legal como vc e poder comentar no seu blog quando o GOOGLE deixa ...rs affffff, tá difícil miga!

    Será que hj vai?...rs

    Beijo grande

    ResponderExcluir
  25. Uhuuuuuuu, um verdadeiro LUXO .... hahaha, consegui!

    ResponderExcluir
  26. Oi, querida! Hoje tô pidona: podes me passar teu e-mail pelo meu - rosanasperotto@hotmail? Tenho respondido os comentários diretamente, e tenho gostado desse novo jeito de prolongar o papo. Bom domingo aí! Beijo!

    ResponderExcluir
  27. Oi minha quelida, qq dia vou aí fazer estas unhas, não sou manicure mas faço tá? Só para vc!!
    Passei para deixar um beijo
    ótimo domingo
    Beijos coloridas

    ResponderExcluir
  28. Um luxo é ter amigas queridas como vc!
    Outros luxos são: curtir a vida, as crianças, passear, ler, conversar, dar risadas...simplicidade, ver o colorido das coisas...
    Adorei o post.
    Obrigada pelo carinho de sempre la no blog, vc é muito, muito querida!
    Eu leio sempre que eu posso, pq amo! Sempre que dá um minutinho livre eu corro para o livro, nem que seja para ler uma ou duas paginas so.
    Grande beijo queridissima e um otimo domingo

    ResponderExcluir
  29. Eu de novo!
    Querida
    Tem selinho pra vc, la no blog. Espero que vc goste.
    Bjks mil

    ResponderExcluir
  30. Sabe o que é um luxo queridona?
    Vim te dar um recadinho da nossa querida Chica.
    Ela te mandou um beijo, abraço e desejos de tudo de booooooom!
    Passei teu e-mail para ela, tá?
    Beijinho com aquele carinho!!!!!!

    ResponderExcluir
  31. Oi Ivani
    Obrigada pela visita que eu amo!
    Beijinhos

    ResponderExcluir