domingo, 17 de julho de 2011

Simplicidade


Pessoas humildes me emocionam. Deve ser por causa de minha origem, de minhas raízes.
Meu pai foi um homem muito simples, criado em extrema pobreza, só calçou sapatos quando convocado para o exército.
Nascido e criado em fazenda de cana, com enorme usina para feitura do açúcar, no interior de S.Paulo.  Seus calçados eram "alpargatas" de lona, solado de corda, quando fazia frio. 
Papai contava que era feliz na fazenda (Samambaia) apesar da pobreza. Aprendeu a ler e escrever no exército, anos 40, e na sua inocência nem desconfiava que seu destino seria a Itália, segunda guerra.
Foram quase três anos em Campo Grande, MT,  quando finalmente a guerra acabou. Não voltou mais para sua Samambaia, e sim para Sorocaba, trabalhar na indústria, e a partir daí mudar totalmente seu destino.
Essa veia humilde de meu pai pulsa em mim. Nem tento deixa-la de lado ou ignorar. Sou uma pessoa essencialmente simples, como ele foi. 
Ninguém que chegasse em sua casa ia embora sem antes sentar na sala, tomar café e não raro ser convidado para "posar".  Pousar, dormir - a casa é sua, não repare, desculpe alguma coisa, volte sempre...
Fico muito emocionada quando me lembro de seu olhar contemplativo diante de luzes. Tudo o que brilhava era motivo de muita admiração.  Uma avenida bem iluminada era tão ou mais atraente do que um passeio na praia.
Anos mais tarde, quando proprietária  de um sitio,  pude conviver durante muitos anos com pessoas do campo, e tive o privilégio de observa-las.  Tinham uma educação esmerada, jamais sentavam-se sem serem convidadas, nunca entravam em casa se não limpassem bem os pés, falavam baixo.
Quando eram visitadas em suas humildes casas ficavam tão alegres com nossa presença que ofereciam a melhor cadeira, corriam coar café, sentavam-se todos ao redor, encantados.

Lembro-me de alguns vizinhos do sitio que nunca vinham em casa sem um presente. Eram seis ovos de galinha (meticulosamente envoltos em palha de milho) ou pacotinhos com café torrado e moído por eles, ou pés de alface. Batata-doce lavada e seca ao sol, um ramo de lavandas colhidas no pequeno jardim, qualquer coisa, dada com orgulho e recebida por mim com imensa gratidão e festa.
Sempre que podia eu levava roupinhas  para as crianças, sapatinhos, brinquedos.  Um prato diferente, meia duzia de copos. Ficavam tão alegres, tão gratos, que eu me indagava  se essa não seria a verdadeira felicidade. A origem da alegria está em dar e receber, com amor e gratidão.
Quando vejo alguém humilde, hoje, com aquele olhar que sustenta a dignidade a toda prova, que traz a luz de uma vida pobre e sofrida porém decente, sinto que estou vendo o olhar de meu velho pai.
E também de meus amigos tão distantes lá da roça, e de meus antepassados que foram assim:- gente sem muita cultura, alguns sem  nenhuma, mas alegres e tão gentis em suas palavras e ações. Tão generosos em seus sorrisos e seus carinhos para comigo. Adoro isso, e adoro ter lembranças lindas de gente que já passou, mas que deixou um perfume  inconfundível  de açúcar e lavanda, que fica nas mãos de quem dá e no rastro de quem sai de cena.




26 comentários:

  1. Ah Ivani! Você encheu meus olhos de água com toda essa delicadeza, com toda essa simplicidade no olhar, nos presentes no cheiro bom de açúcar com lavanda... Também acho que a alegria resida nestes gestos simples. Lindo. Parabéns por nos emocionar mais uma vez. beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi querida

    Vc me fez lembrar de um querido tio, que assim como seu pai serviu à guerra ( quem sabe até não foram companheiros heimm ), aliás meu irmão fez um lindo álbum dedicado à ele, com fotos e reportagens.Depois vc me fala o nome de seu pai e eu vejo se tem alguma referência à ele.
    Bom, eu também tenho minhas raízes simples e sei o que é tomar um café com muiiiito açucar e bolo ... rs, servidos com muito carinho quando se visita essa gente!

    PS:Acho que agora estou passando a perna no Google...rs, descobri um truque e sem meu comentizinho vc não fica mais ...rs, mas é segredo ...rs

    Bj e um ótimo domingo pra vc!

    ResponderExcluir
  3. APLAUSOS DE PÉ!!!!
    É isso que posso fazer diante deste texto, deste conto da vida real, tão emocionante, tão lindo e falando do que mais admiro nas pessoas, a SIMPLICIDADE.
    Sabe aquele meu dicionário, que volta e meia falo dele, usei num post que acabei de fazer agorinha, com o significado da palavra simplicidade. Estamos em sintonia amiga!!!!!
    Ah, a fruta que ofereço por lá é bergamota, ou melhor mexerica, rsrsrs!!!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  4. Ivani querida,o que mais admiro em você é a sua capacidade de escrever como se estivesse conversando na sua cozinha,perto do fogão à lenha,e,nós ao seu lado,ouvindo os seus causos e saboreando um café de rapadura com uma broa de fubá bem gostosa...não dá vontade de ir embora,você vai ter que oferecer "poso"...
    Querida amiga também amo a simplicidade e a sabedoria das pessoas do campo,com quem convivi durante muitos anos de minha vida.
    Bjsssssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  5. Querida, vim te contar que a minha árvore de bergamota (mixirica) é enorme, aquilo que viu na foto era um galho dela no chão, que tivemos que cortar para colhê-las.
    Beijinho

    ResponderExcluir
  6. Até parece MSN, rsrsrs!
    Bom, voltei para te dizer que até podemos ser bruxas, mas bruxinhas do bem... E você é uma bruxa linda sim, cheia de encantos!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Ivani, andei meio ausente essas últimas semanas, estava, ou melhor, estou em férias por aqui... Fomos pra praia descansar um pouquinho e sentir a força mágica do mar...

    Vim te ver agora, senti saudades e meu coração acho que já sabia o que ele iria encontrar aqui... comecei a ler seu texto, seu relato de vida e logo lembrei dos meus avós, que tiveram a mesma vida do seu pai... em cada palavra sua, via as imagens dos dois, da gente quando criança indo pro interior lá em Jaú, pra ficar com eles, meus olhos aqui foram se enchendo de lágrimas, de saudades desse tempo e de gente assim, como você relatou aqui, gente como o seu pai, os meus avós, gente simples e com certeza gente feliz sim, feliz com a simplicidade da vida. Meus pais, tiveram uma condição de vida um pouquinho melhor, mas ainda assim, eram pessoas de uma simplicidade sem tamanho, nós éramos pobres também, mas a educação que eles nos deram não tinha dinheiro no mundo que pudesse comprar... Meu pai foi embora cedo, pro lado de lá, a mãe ficou mais um pouquinho, mas logo partiu também... sabe, por muitos anos fiquei sem chão, sem identidade... mas graças a Deus e a eles que devem ter me guiado de onde estavam, continuei firme no caminho, forte, mesmo em momentos que achei que iria desabar... puxa, me perdoa o desabafo aqui, acabei mergulhando na minha história, mas seu relato simples e único me levou a essa emoção toda... e curiosamente, hoje fiz um primeiro acróstico no meu cantinho contando um momento que vivi com a minha mãe, relacionado as minhas primeiras leituras... é nada é por acaso mesmo...
    tinha que vir aqui hoje, te ver, te ler... e te agradecer pela emoção que me fez sentir.

    Um beijo no seu coração e obrigada por me deixar fazer parte daqui...

    Su.

    ResponderExcluir
  8. Oi minha quelida sempre me emociono com seus textos!
    parabéns pela visão que tem da vida " linda"

    Ótimo semana
    Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  9. Minha linda...estou aqui me desmanchando em lágrimas!!Minha família é muito simples.Meus avós maternos e paternos viviam no sítio,onde eu ia passear sempre.Eles plantavam café...eu corria entre os cafezais ,era tão bom!Meus padrinhos me presenteavam com ovo de pata e frutas,eu amava!!Na casa de minha avó materna, eu ajudava a debulhar o milho e ouvia causos...lembro dos vizinhos que chegavam,de cabeça baixa,com simplicidade...limpavam os pés antes de entrarem...uma simplicidade,uma educação.Hoje,as pessoas correm atrás não sei de quê...são arrogantes dentro de seus carrões, de suas casas muralhas,não sabem nem quem são seus vizinhos...queria que tudo fosse tão diferente!!Quem sabe um dia...quem sabe...Bjs!!

    ResponderExcluir
  10. Ivani, minha querida! Deus está sendo muito bom pra mim...hoje recebi a visita do blog "Somos Noéis" (já ouviu falar?) e fui retribuir a visita deles. Chegando lá, fiquei extremamente emocionada...que mágico, encantado e...simples...
    Aí, agora à tarde saí e acabei de chegar, e como tenho o blog da Rosane, Trésors, linkado no meu, vi o novo post e fui visitá-la...amo aquela menina de todo o meu coração...Rosane é um dos seres humanos mais belos que já conheci...e eu estava lá lendo os comentários e cheguei ao seu...comentou que também postou um tema sobre simplicidade...e como adoro isso, vim te ver...

    E agora, estou aqui...muito emocionada com tudo o que acabei de ler...emocionada de mais uma vez encontrar no meu caminho mais uma pessoa esplendida...maravilhosa...simples...na alma...no coração...que histórias lindas eu li aqui...dá para compilar e fazer um lindo livro de histórias de vida...com grandes lições...
    Eu realmente estou feliz por ter te encontrado...voce é muito linda...
    Venho te ver sempre...voce já está no meu coração...
    Eu ainda nem comentei lá no blog da Ro...vou voltar lá...
    Um beijo com uma sincera admiração e muito carinho...
    Liz

    ResponderExcluir
  11. Oi Ivani
    Como sempre escrevendo lindamente e emocionando a gente!
    Gente simples é assim mesmo, coração aberto e Deus guiando suas vidas , são tão apaixonamtes!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. O vovô Tide era um anjo na Terra,uma alma iluminada.
    Linda postagem!
    beijossss

    ResponderExcluir
  13. Eita Ivani...tão bom essa dose de emoção...eu também me pergunto se isso não é a verdadeira felicidade...às vezes é tão cansativo tudo, a correria em uma direção que você nem sabe qual é, mas acho que chega uma hora que é possível escolher...acredito nisso...bjo!!

    ResponderExcluir
  14. Impressionante como eu ainda me surpreendo com voce... nunca tive duvidas da sua capacidade de se expressar, tanto na escrita como na fala, mas voce é DEMAIS!!!!! Quanto ao meu PAI o que dizer...
    Nunca conheci alguem mais sábio que ele...

    Sabedoria não se adquire em escolas, tem muitas pessoas formadas em grandes faculdades e totalmente ignorantes,e o pior de tudo é que se julgam grandes sábios, coitados... precisa ser muito especial para adquiri-la...

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Mais um texto lindíssimo!
    Acabei de crer que me pareço muito com você, pois às vezes chego a fechar os olhos e sentir o cheiro que tinha no ar daquele sítio de Ibiúna, lembro direitinho de tudo! Quanta gente "posou"lá...era tudo tão simples e tão delicioso'! Era quase mágico.
    E o vovô se misturava naquele cenário, sentava naquela varanda deliciosa (e simples) e tinha-se a impressão de que ele era parte da paisagem...
    Ô meu Deus! Tempo bom aquele hein!
    Amei o seu texto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi!!! Amiga Ivani,
    Sua amizade é muito impotante para mim, muito obrigada pela força e pelo carinho.
    Bjs e tenha uma linda semana,
    Márcia Basílio

    ResponderExcluir
  17. Ai, minha nossa, a mulherada aí em cima escreveu tudo já...o que me resta dizer além de : fiquei emocionada, vc arrasa em seus textos, está corretíssima qto aos conceitos de simplicidade, é uma querida que nos presenteia com suas mensagens que vêm do coração!
    Ivani, querida, perdemos um tio querido neste final de semana que passou. Acidente doméstico, trágico acidente que lhe tirou a vida. Ainda nos recuperamos do acontecido. Peço desculpas se minha mensagem hj é um tanto melancólica.
    Beijos, querida, que sua semana seja cheia de alegrias!!
    Bela

    ResponderExcluir
  18. Tudo o que eu adoro...

    Passando rapidinho só pra deixar um beijinho ,chica...

    ResponderExcluir
  19. Oi Ivani!
    Acabo de conhecer seu esplendoroso cantinho através do blog da minha querida Claudia, onde ela indicou também seu blog com o selinho da leitura. Estou encantada.
    Nossa, me vi muito nesse seu texto. Sou interiorana, hoje moro em Capital, mas minha infância foi toda em lugares simples, com pessoas simples mas grandiosas em atitudes. Lembrei muito de meus avôs, eram homens da "terra", viviam do plantio, cultivo, criação de animais, com o que criou cada um 12 filhos, família grande. Tenho muito orgulho disso.
    Parabéns!
    Bjo
    Débora
    http://parlor-parlor.blogspot.com
    http://kimimoartbook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. voltei pra agradecer o seu carinho...

    beijos no coração pessoa querida!

    Linda noite por aí...

    Su.

    ResponderExcluir
  21. Oi querida!
    Passei para deixar um beijinho de boa noite!!!!
    Só amigas por aqui...ADORO!!!!!

    ResponderExcluir
  22. Boa noite Ivani que linda casa você tem, estou encantada, os textos que li são muito bons, e este último nos dá vontade de ir para esta fazenda Samambaia ou para o seu sítio, sabe querida cultura não traz sabedoria pra ninguém, e estas pessoas tão simples como seu pai são sábias, tão valor aos verdadeiros tesouros da vida, beijos Luconi

    ResponderExcluir
  23. Vim agradecer e rapidinho, deixo um beijo pelo dia dos AMIGOS! chica

    ResponderExcluir
  24. Bom dia amiga!
    Que texto soberbo!
    De maneira simples e verdadeira você me emocionou e me transportou a outra realidade que já foi minha.
    beijos e um ótimo dia pra você
    ps.: muitas vezes hoje em dia não encontro palavras em portugues que expressem o que realmente sinto, é + fácil em inglês, mas quero simplesmente dizer que adoro ler seus relatos, seus "causos"

    ResponderExcluir
  25. Amigo verdadeiro é Anjo, é Paz, é Tudo.
    Feliz Dia do Amigo mesmo virtual!
    Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  26. Oi Ivani!
    Passei hoje para te desejar um Feliz dia do Amigo!
    Bj no coração.
    Débora

    ResponderExcluir