quarta-feira, 20 de abril de 2011

Lá vem o coelho!

Andei puxando pela memória e não consigo me lembrar de ovos de Páscoa na minha infância.  Fiz até uma breve pesquisa e descobri que quando menina já havia o hábito, mas não me lembro de ter visto os tais ovos à venda.
Nossa Semana Santa era totalmente voltada para a igreja. Começava no domingo de Ramos, quando íamos à missa carregando os ramos de palmeira que mamãe colocava em nossas mãos. As crianças do catecismo ou da cruzada sentavam-se à frente, todos juntos, e então dá para imaginar aqueles ramos entrando nos olhos, nos ouvidos, provocando risos nas crianças mais malandras e broncas das menininhas mais afetadas.
E a partir do domingo, durante toda a semana, as celebrações eram diárias, os santos ficavam cobertos com um pano roxo, os cânticos eram tristes, a igreja silenciosa...
Nunca me esqueci do medo que sentia na sexta-feira santa, ao visitar Jesus Morto, em sua cama de pedra, coberto com um pano, o rosto muito sofrido. Passávamos olhando como se fosse realmente uma pessoa morta - ali exposta - e eu tinha um medo enorme de que ele abrisse os olhos.
À noite a procissão da Paixão, o canto de Maria Madalena, todos carregando velas acesas, os véus, as roupas roxas dos padres, as cruzes - era tudo muito triste,  todos de luto mesmo.

No sábado de aleluia de minha infância, malhávamos o judas. Santo Deus como era divertido!
Em frente de cada casa as familias penduravam um boneco feito de roupas velhas, chapéu, cabeça de pano, sapatos rasgados. Era uma figura tão feia, mas hoje me lembro sorrindo da fileira de judas que algumas ruas exibiam. Ninguém tocava neles antes do meio dia, porque naquela época o jejum era até o meio dia - também para as crianças - e depois era a Aleluia!
Com nossos paus e varas saíamos para as ruas naquele alvoroço que hoje parece  medieval, mas era incrivelmente divertido.
Não pensávamos em comer enquanto houvesse um judas inteiro em muitos quarteirões.  Estudiosos de hoje se perguntam se era saudável aquela violência toda. Sei que batíamos apenas nos bonecos que simbolizavam o mal à Cristo. Nunca batíamos uns nos outros. A brincadeira era bastante alegre e havia muito menos violência naquela minha infância do que hoje.

No domingo, as ruas já limpas,  íamos à missa com roupinhas novas - sempre - e carinhas de anjo.
A missa era longa, igreja cheia, quente, mas suportávamos com coragem, sabendo que o almôço seria especial, a familia estaria lá em casa, e poderíamos brincar muito.
Minha mãe e minhas tias, e também vovó, preparavam comidas deliciosas, e alguns doces de sobremesa.
Os homens, invariavelmente, bebiam vinho até começarem a cantar e a chorar, contando "causos" de seus rincões. As mulheres tomavam vinho com agua e açúcar - as crianças também - e iam para o quintal conversar e cuidar da prole.
E assim passávamos nossas Páscoas, e não me lembro de ovos de chocolate.

Com meus filhos essas festas sempre foram muito divertidas, com caça aos ovos, espalhados pelo sitio em moitas de capim, ou em casa escondidos no quintal ou no jardim. Era delicioso ve-los correr procurando pelos ovinhos e perceber a alegria que sentiam ao encontrar uma ninhada.
Procuramos fazer o mesmo com nossas crianças de hoje,  e é sempre tão gratificante e alegre ve-los corados e com olhinhos brilhantes procurando seus ninhos.
Então concluo que, com ou sem ovos, com ou sem missas, com ou sem judas estraçalhados, o importante é o aconchêgo da familia, o sorrir da criança, a união dos homens.
Desejo que com ou sem chocolate, sua Páscoa seja carregada de amor.
Sem judas para malhar, porque é muita violência - melhor entrar e ver o noticiário na Tv.
Tim-tim com vinho, água e açúcar - mas eu aviso - não vá chorar de saudade...

13 comentários:

  1. Oi querida
    Faço do seu blog minha leitura diária!Você escereve muito bem e é divertida!Amo ler seus posts!
    As Páscoas que eu vivi foram idênticas às suas mas.. me lembro dos ovos de açucar cândida todos enfeitados de coelhos e lindos! Minha mãe achava que chocolate fazia mal para as crianças. Quando minhas netas eram pequenas fazámos ninhos e colocávamos muitos ovos enormes e elas ficavam doidinhas para se verem livres deles era mesmo uma coleção. Foi um abuso sempre, exagero e consumismo puro ! Meu Deus! E a ressureição que foi tão vivida na minha infância nem siquer era comentada. Mas é vivendo que a gente aprende.
    Posso lhe garantir todas as minhas Páscoas foram mágicas como as suas!Com direito à malhar o judas "que violência", almoço no domingo e muito carinho da família. Você ía à missa do galo?
    Beijinhos
    FELIZ PÁSCOA!

    ResponderExcluir
  2. Pois é eu já chorei sou saudosista! Minha irmã aí no post anterior me indicou seu blog, como somos quase da mesma idade e estamos sempre relembrando nossa infância me mandou aqui.
    Já ri muito, já chorei e adorei a leitura que normalmente em posts grandes eu pulo..kkkkkkkkkkk

    Mas eu me lembro dos ovos, pois é a data que mais gosto pq sempre teve chocolates e por ironia do destino hj sou diabetica. Ficavamos esperando na cama minha mãe vir com os ovos da Lacta e coloca-los no minho, aí ela saía do quarto e nós iamos come-los com uma alegria enorme. Tinhamos tb um local que havia a caça aos ovinhos eu amava ir lá depois do catecismo.

    Enfim tudo que vc relatou aí eu me lembro, só não me lembro( ri muito) de ter medo de Jesus!!
    As velas como a gente brincava e levamos broncas...

    Adorei...

    Vou voltar sempre aqui se vc prometer relembrar tudo que foi bom do nosso tempo!!!

    Adorei seu blog, já estou aqui com vc!

    Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  3. Ah! Vinho com água e açúcar dos grandes garrafões! Você nos faz relembrar de maneira tão suave, tão doce! Curta muito as bochechas coradas dos netos! Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Que legal Ivani, essa do vinho eu não conhecia kkk muito bom...

    Aqui em Tupy está tendo todas as comemorações, teve a Missa de Ramos, participamos da procissão, as crianças com os ramos chacalhando, e cantando e eu atrás, foi emocionante...Você imagina né? Os três titicos no meio de um Povarel, cantando e andando no sol...
    No Domingo de Páscoa, vai ter a Missa feita pelas crianças, vem pra cá, pra você ver...vai ser emocionante o Otávio vai fazer a primeira leitura, o Renato e o Murilo vão cantar uma musica da Páscoa.
    Hoje vou leva-los na Missa da Santa Ceia, tem a celebração de Lava- Pés, Na sexta vai ter a Via Sacra, e as Três horas uma Celebração, é a hora que Cristo Morreu, eu não sabia até ontem disso...Depois a noite tem a Missa das Velas, vai ter uma Procissão com o Cristo Morto. E tem vários acontecimentos...
    Aqui na varanda de casa eu coloquei o coelhão sentado na cadeira, você tem noção da loucura que está? Virou ponto turístico kkkk...Muito bom...Como sempre faço, vou fazer a caçada aos ovos de páscoa, mas o legal desse ano, está sendo eles saberem exatamente o motivo da Celebração de Páscoa...
    Muito bom né?
    Vem pra cá no Domingo pra ver seus Netos beatos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Obrigada por sua visita eu adorei vê-la por lá, primeiro porque jamais deixaria aquela frase aqui:

    " Venha MIM ver também te sigo, me segue também"kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Me prometa relembrar mais coisas encantandas do modo como vc relata, eu amei ...e estarei aqui sempre.

    Minha vida não mudou muito não, afinal to na "melhor idade " pros outros porque pra mim não é não..kkkkkkkkkkkkkk e ainda cuido das minhas unhas como há 46 anos atrás, qd eu ainda era uma criança!

    Feliz Páscoa minha quelida , tudo de bom e muitas renovações!

    Beijos coloridos

    ResponderExcluir
  6. ai que delicia esses comentários todos. ADORO!
    Margareth uma amiga novinha "fresca" saída do forno hoje!
    e sua irmã Mônica, tão querida. E a Ana do "do lado de fora do coração" com seu carinho sempre.
    E você Ana Paula, mãe de meus netinhos, repetindo aquilo que vivi, me deixando muito emocionada, acredite, estou chorando de alegria em saber que meus filhos e netos são felizes.
    Que os céus abencoem vocês com todas as graças e belezuras que essa vida pode trazer.
    Só alegria! beijo

    ResponderExcluir
  7. Ivani, vou ser breve. Estou tão gripada e acabada que temo contaminá-la através de minha mensagem!
    Adorei sue texto (já é sabido!!).
    Vc me fez lembrar de algo que preciso dividir com vc: numa páscoa remota, eu com uns 5 ou 6 anos, fui à uma procissão com minha finada avó materna (muito religiosa). Ela insistiu que eu fosse carregando uma vela e lá fui eu, com a vela acesa. Qdo de repente uma gritaria me assustou e vi muita gente vindo em minha direção. Ivani, amiga, queimei o cabelo de uma velha - ops, senhora- que estava na minha frente. Foi horrível. Claro que o resto nem preciso te contar....ouvi tanto de minha querida finada avó que acho que ainda não vou pro céu.
    Nem beijo nem aperto de mão, minha gripe está terrível! Lembranças!
    Bela

    ResponderExcluir
  8. Oi querida!

    Também me lembro do medo que sentia ao ver Jesus morto...rs
    Estou em Minas, aqui reside toda minha família e ainda posso reviver um pouco da encenação da Páscoa, já que aqui ainda existe esta tradição.Vou tentar tirar fotos e depois coloco no blog.
    Muito obrigada por sua visita tão carinhosa!

    Um grande beijo e uma linda Páscoa em família pra vc!

    ResponderExcluir
  9. OI QUERIDA!
    ADOREI SEU TEXTO, TUDO O QUE VC ESCREVE ME FAZ MUITO BEM. QUERO DESEJAR UMA SANTA E ABENÇOADA PÁSCOA PARA VC E TODA ASUA FAMÍLIA.
    BEIJINHOS

    ResponderExcluir
  10. Ivani, minha amiga querida
    Eu adoro seus posts. Sempre inspiradores, doces e especiais!
    Tbe malhei muitos Judas na minha infância e era tão bom...
    Obrigada pelo carinho sempre la no blog.
    Querida, aproveito para desejar uma doce e abençoada páscoa para vc e sua família!!
    Bjks mil

    http://blogdaclauo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Que seja belo e doce
    O seu despertar nesta Páscoa
    Que esse dia seja sempre
    um novo dia ...um dia de renovações!
    Feliz páscoa para você e toda sua familia!

    Beijinhos Coloridos

    ResponderExcluir
  12. Ivani querida, que lindo texto, que ternas lembranças. Obrigada por compartilhá-las conosco.
    Uma Feliz Páscoa pra você e sua família.

    ResponderExcluir
  13. Ivani, que blog lindo!!! Adorei sua reflexão sobre a páscoa da sua infância!
    nos veremos sempre por aqui ou por lá!
    beijos
    Fabíola

    ResponderExcluir