terça-feira, 26 de abril de 2011

A flor do amor demais



Nunca fui muito ligada a lendas. Sei que existem milhares delas, povoando o imaginário das crianças e dos adultos. Monteiro Lobato, nosso querido escritor, que o diga.
Meses atrás, ainda não sei porque, minha filha imprimiu uma lenda e a deixou em cima do balcão, na cozinha. Li e não dei muita importância, porque já conhecia. Mas um dia desses cruzei com ela novamente, e acredito que li com outros olhos, porque me veio uma certa emoção, um sei lá o que de encantamento, que fiquei parada, olhando o papel. Quero dividir isso com vocês.  Por favor leiam com o coração (é diferente do que ler com os olhos) e digam-me se não é maravilhosa. Lá vai...

"A noite toda, era só ser noite de lua cheia, ela se precipitava a correr, a correr sem parar, sem cansar, e se emaranhava entre as árvores, metia medo aos pássaros, acordava as feras, assombrava as matas iluminada. Era só ser noite de lua cheia, e era assim a noite toda.
A lua cheia, para os manaus, é um indio belo e forte, de uma tribo extinta há uma porção de anos, que combateu contra mil arcos e uma noite subiu para o céu, lá se encantou, mas volta todos os meses, com seu fascínio e audácia de guerreiro, para escolher, nas tribos, mais uma cunhã para ser sua esposa.
Cada estrela é uma cunhã que o fogoso guerreiro encantado em lua cheia levou da terra para se casar no céu.
O céu é bonito e cheio de estrelas porque o guerreiro vai de nação a nação, e só escolhe, entre as belas, as mais belas.
Olha...vê as estrelas...uma delas é Janã, outra é Nacaíra, ainda outra é Oribici, tem uma que é Tarumã, todas elas assim de nomes sonoros, que o guerreiro arrebatou das selvas para os encantos do céu, e eram virgens das tribos dos manaus, dos maués, dos aruaques, todas elas bonitas como os amores.
Só a feia Naiá corria, gritava e clamava, tropeçava nas grossas raízes, rasgava as carnes do corpo nos espinhos afiados, intrincava-se nos longos cipós, mas resistia à dura prova - resistia também o guerreiro da lua cheia aos seus gritos, aos seus clamores, ao seu desesperado apelo de ser uma estrela do céu.
De braços abertos para alcançar o guerreiro, a feia Naiá, como assombração, acordando as feras, espantando os pássaros, estremecendo os ecos de tanto correr, foi dar uma noite à beira de um grande rio - e lá estava ele nas águas, refletido, tão belo quanto o céu.
Como para tão grande amor era fácil o gesto, a feia Naiá mergulhou no rio ao encontro do bem-amado, mas ele, tranquilamente se afastou, subiu pela outra margem e se foi...

Passaram sete luas desde essa noite até a noite em que o corpo da feia Naiá apareceu boiando à superficie do Amazonas feita uma flor imensa - majestosa e bela estrela das águas.

Era a vitória - régia! "

Assim diz a lenda...



imagens google

10 comentários:

  1. Lindo adorei e li literalmente com o coração.

    Olha tenho uma amiga do coração mesmo,
    e indiquei seu blog para ela ler e ela voltou encantada e com o seu jeito de expressar, escrever. Fiquei feliz que posso dividir sua escrita com pessoas que eu gosto!

    Obrigada pela visita, não sei me expressar como vc em palavras ( mas tenho uma filha professora e doutorando em literatura) que não me puxou..kkkkkkkk, então me expresso na beleza das cores!

    Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ivani
    São as minhas netas e a minha filha que estão voltando de uma viagem. Elas forma passear em Orlando.
    Querida, fico esperando ansiosa seus posts que eu adoro e minha irmã querida aí em cima também. A gente comenta tudo que você escreve é muito lindo e nós vivenciamos todos estes seus momentos com a mesma intensidade.
    Beijinhos
    Mônica

    ResponderExcluir
  3. Oi Ivani querida!
    São 23h e 25min, vi teu post novo e vim correndo, valeu muito. Adorei a lenda! Uma ótima leitura noturna. Obrigada!
    Concordo em gênero, número e grau que a leitura feita com o coração tem um sentido todo diferente.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Eu não conhecia esta lenda e adorei! Acho que muitas vezes nos deparamos com coisas que só os olhos veem, mas depois quando o coracão pede para ver também... o sentir é que fala. Beijo

    ResponderExcluir
  5. Ivani, adoro vir passear no seu blog, e ler os seus textos, principalmente pela manhã enquanto tomo meu café. É uma ótima maneira de começar o dia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Se tinha uma coisa que gostava na escola eram as lendas....eu ia longe!
    Adorei essa!
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Ai, que beleza de texto!! Adorei! Vc é danada de boa com suas escolhas.
    Ei, sua lista de comentários está engrossando dia a dia, não é mesmo? Sinônimo de sua competência, amiga!! Adoro que estão descobrindo seu talento!!
    Sabe, por aqui chove e faz frio. Aila dorme. Acabei de confeccionar os prêmios do sorteio lá do blog, lembra? Agora domingo iniciamos a segunda etapa! Vai ser rápida. Menina, o ano passa que nem vejo...feito faísca! Logo já é aniversário da Aila! Preciso me mexer. Páro tudo e fico em função de sua festa. Gosto muito! Ontem estive lá nas primas Cheiro Doce. Parada para um café gostoso. Tinha pão de mel...ai ai...
    Agora vou. Preciso fazer a encomenda da Lara!!
    Beijos amiga Ivani!! Bela

    ResponderExcluir
  8. Oi querida!
    Vim mostrar teu blog para uma amigona minha, a Rejane. E sabe de uma coisa: ela adorou, ficou lendo teus textos enquanto eu fazia um café, agora estamos aqui denovo.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Ivani

    Parabéns pelo Dia da Sogra!

    Lindo o seu texto ...

    Um grande beijo e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  10. Oi Ivani...Entrei lí o texto , amei...Mas me surpreendi com o comentário acima...Não sabia que hoje é seu dia...kkkkkk
    Parabéns Sogrinha, Sogra é muito pesado, prefiro a mãe do meu tesouro. É dia da mãe por escolha. Afinal é a unica escolha que fazemos, marido e pacote, nesse pacote vem sogra sogro e cunhadas, escolheu o marido...escolheu o pacote kkkkk. Ainda bem que me dei bem né?
    Parabéns pelo Texto, e Feliz dia da sogra...
    Bjs
    P.S. Existe dia da Nora? kkkkkkk

    ResponderExcluir