quarta-feira, 30 de março de 2011

As minhas fotos

Ontem minha filha resolveu procurar algumas fotos antigas, do período em que era criança, para mostrar aos filhos. São muitas, a caixa é enorme e muito desorganizada. Não existe um critério, nem por datas nem por pessoas, e então a bagunça ficou instaurada.
As crianças adoraram aquela sensação de que finalmente não havia contrôle algum, riam e mostravam fotos de pessoas que nunca viram,  falavam alto e divertiram-se muito.
Revi algumas fotos que há tempos não via. Quantas lembranças lindas, carinhosas, que enchem o coração de calor.
Tantos rostos sorrindo, alguns bem descontraídos, outros fazendo pose, caprichando no olhar. Gente bonita, crianças felizes, avós orgulhosos. Tudo tão atual, e tão antigo.
A essência da minha alegria, do meu orgulho está ali, naquela caixa de fotos. Toda uma vida registrada em cores, para que eu possa resgata-la e respira-la quando sentir vontade.
Não é doloroso, é gratificante. Temos uma historia linda que foi registrada e está ali, ao alcançe das mãos, para quem quiser entender.
Ninguém é  infeliz quando tem uma familia como a minha. Pais, irmãos, cunhados e cunhadas, sobrinhos, sogros, tios. Todos ali emaranhados, misturados, como realmente é a vida, uma confusão de pessoas que entram e saem, uma festa onde a porta está sempre aberta para quem quer entrar, ou sair...
A familia sempre foi e será o esteio de tudo. Basta reuni-la para que as energias sejam renovadas. Estender as mãos e tocar uma foto de um ente querido é como receber um afago, uma brisa quente no rosto, um carinho.
Somos simples, pessoas carinhosas, choronas e amorosas. Sabemos de onde viemos e temos muito orgulho em contar nossa história. Somos uma mistura de raças e sobrenomes, que trouxe ao mundo gente de boa índole, digna e trabalhadora.
Aos meus netos queridos deixo aqui uma pequena mensagem: - "Olhem bem as fotos antigas, vejam seus pais e avós, comparem os traços, os cabelos, os sorrisos. Verão que em cada um de vocês existe um pedacinho de nós todos. Orgulhem-se disso, sintam-se abençoados, afinal, vocês nasceram em uma familia que sabe o significado da palavra amor e principalmente da palavra respeito."
 - conto com vocês para levarem adiante essa faísca de alegria que se vê em cada olhar, em cada foto.

A bola está com vocês...



... e o bolo também!

10 comentários:

  1. Ameiiii,ameiiii e ameiii esse post ficou lindo.
    E a turminha do barulho abaixo....afffff,cansa só de olhar!Todos anjinhos!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Ivani ....

    Eu adoro fotos, elas nos reportam a momentos muitas vezes escondidos na nossa memória.

    Seus netinhos terão muito orgulho desta família sim ...

    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  3. Ivani, aquela da ponta é Valentina? Fiquei curiosa!! Que bela imagem! Gosto tanto de ver fotos antigas tbém. Minha mãe tem uma caixa cheia. Penso que não terei uma caixa cheia para mostrar aos meus netos...terei vários pen drives...que triste isso...o mundo moderno.
    Como está vc , querida amiga? Por aqui chove, sabia? E está fresco. Hj tem café com bolo aqui em casa. Tias e primas. As meninas Cheiro Doce estarão aqui!!! Pensa na delícia!!!
    Beijos mil!!!!!!
    Bela

    ResponderExcluir
  4. Fiquei emocionada com este post! Exala a essência da tua família - união na vida. Parabéns!
    Sabe tesouro? Aqueles no fundo do mar, num baú? É a tua caixa de fotos...

    ResponderExcluir
  5. Olá meninas, obrigada pelos comentarios sempre tão carinhosos, adoro!
    Sim Bela, a da ponta é a Valentina. No sentido horário temos: Valentina, Renato, Lorenzo, Otávio, Murilo e a Lara completando a foto da criançada comendo bolo, totalmente descontraída.
    Essa foto é bem recente, e achei linda!
    Já estou pensando nessa tarde de bolo e café. Isso é covardia, você não devia contar! Beijo

    ResponderExcluir
  6. Oi Ivani! Que lindo post... adoro fotos, mas como a Bela falou, temos muitas fotos, só que em pen drive, DVD's... Mas eu decidi que aos poucos eu vou imprimir, ao menos algumas, para poder juntar a família e ver as fotos lindas e lembrarmos de bons momentos passados juntos.
    Pois é, café na casa da Bela! Tem coisa melhor do que um cafezinho e um bom papo? Aqui está bem frio e com uma garoa chatinha, mas que é um convite perfeito para um café ou chá com bolo... ehheeh
    Desculpe-nos em colocar água na sua boca, um dia teremos a oportunidade de fazermos esse chá com todas juntas!!!

    Beijos
    Ana

    ResponderExcluir
  7. rsrsrs...Ivani, adoro rir com vc!!! Vc não tem ideia de como é bom me desligar da correria e ler vc!! Adoro!! Seria muito bacana se vc realmente pegasse um avião e viesse pro café! Vamos fazer melhor: vc está oficialmente convidada pra vir a minha casa, passar uns dias. Estou enganada ou não tem nada que a segure em sua casa? Então, venha! Podemos passar bons momentos de boa prosa, bom vinho (ou sua cervejinha!), e ainda os doces das meninas Cheiro Doce!!! Pense nisso com carinho!!! Venha! É perto! Somos amigas ou não?
    Beijos!!!!!
    Bela

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito deste post. E você sabe que eu tenho uma paixão especial por fotografia...
    São momentos congelados em um pedacinho de papel, em um clic.
    Achei uma delícia me ver novamente pequenina e ver que meus filhos tem muitos pedacinhos meus, seus etc.
    Com certeza nós (eu, Tita e Jr) fomos abençoados, pois nascemos em uma família de puro amor! E agora isso se estende aos nossos pimpolhos
    Amei!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Que lindo Ivani...Emocionante ver nossos frutos né?
    Fiz um email para poder postar com meu nome.

    Sobre o post, realmente fotos são momento mágicos, e vendo as crianças assim tão pequenininhas, da um aperto tão grande no coração... e um orgulho maior ainda...Que bom que temos o privilégio de poder registrar tudo...A vida é rapida, por isso é muito bom rever imagens e pessoas queridas...

    ResponderExcluir
  10. Ivani, que postagem linda. Gostei muito de seu texto, e essa linda imagem fala por si só.
    Bom demais visitar seu blog.

    ResponderExcluir