quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011
Meu filho na faculdade
Estava aguardando com certa ansiedade essas semanas que marcam o inicio das aulas. As mães que levam seus filhos pela primeira vez à escola sabem o que esses dias significam. A iniciação na escola é também uma época dificil para as mães. Lembro-me da primeira vez que deixei meus dois primeiros filhos, juntos, no pátio do colégio, enfileirados para entrarem em suas classes. Só de me lembrar a emoção volta viva, como se fosse hoje. Fui chorando do colégio até em casa, cega pelas lágrimas e sentindo-me a pior das mortais.
Com minha terceira filha foi diferente, ela simplesmente não ficou na escola, tamanha a gritaria que armou. Naquela época não permitiam que os pais ficassem para adaptação, e ela perdeu o uniforme e material, porque não houve alguém capaz de convence-la. Todos têm historias engraçadas e emocionantes para contar. Com meus netos não fugimos da regra. Minhas filhas, para seguir o padrão lacrimoso da familia, choraram baldes na despedida do primeiro dia de aula. Já minha nora, cabe aqui um fato diferente. Meu netinho mais velho, Otávio, foi levado pela mãe e ficou bem, sem muitos rodeios, apenas olhando timidamente ela se afastar. Ela, evidentemente, mal enxergava o caminho de casa de tantas lágrimas.
O inusitado veio na hora de sair da escola. O Otávio grudou no portão e chorarva que não queria ir embora para casa. A mãe sentiu-se muito mal, - mas como? - afinal, o que ela esperava era um sorriso e um grande abraço de reencontro...enfim, crianças são assim, nos surpreendem a cada dia.
E hoje eu, essa mulher que achou que já tinha vivido todas as emoções com seus filhos, estou novamente com o coração palpitando porque meu filho, Junior, está indo para a faculdade.
Veja só, as meninas também me emocionaram quando foram aprovadas, com seus sonhos e seus orgulhos, mas ele só agora vai cursar a faculdade. Casado, três filhos, trabalhando muito, matando um leão por dia e calouro na faculdade de engenharia de sua cidade.
Como trabalhou muito conosco, seus pais, em nosso pequeno comércio, não teve a oportunidade de fazer curso superior na época certa. E agora sente necessidade de aprimorar seus conhecimentos para poder vencer na industria em que trabalha.
O que posso dizer para esse filho carinhoso, amigo, bondoso e companheiro?
O que uma mãe faz quando deixa seu pequeno filho na porta da escola pela primeira vez? Dá-lhe um abraço apertado e um longo beijo na bochecha rosada. Vira-se e sai andando cega pelas lágrimas.
Por mais que os anos passem, os sentimentos são os mesmos, as alegrias e emoções também.
Quando ele me telefonou contando que tinha conseguido a vaga, perguntou-me - "você está orgulhosa"?
Sente só isso: é uma mãe orgulhosa de ver seu filho caminhando na vida, e é um filho precisando da aprovação e do chamego da mãe. Viram como nada muda com o passar dos anos?
Meu brinde de hoje é feliz e cheio de confiança no futuro de meu querido filho, porque ele sabe que meu coração está transbordando de orgulho, por mim, e pelo seu pai, que deve estar sorrindo largo ao ver as estrepolias de seus frutos.
A cervejinha gelada você paga quando eu for até aí...certo?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Que lindo Ivani...ele vai amar ao chegar em casa e ler essas lindas linhas...Na verdade agora o filho espera o choro, o abraço, aquele olhar de mãe que diz com o coração partido, você vai ficar bem? Cuidado,... não corre,... não faça arte,... respeite a professora e os amiguinho kkkkkkk. Quanto ao Otávio é verdade...não sei o que doeu mais se foi ele ter entrado loucamente na escola sem se quer me olhar, ou se foi o Renato e o Murilo aos berros grudados no portão e gritando meu nome aos pedindo para eu voltar...Tive três experiências, pois o Otávio só durou 2 dias sem chorar, depois virou uma loucura... Afinal pra ele era muito legal, pois eu estava gravida do Renato e tendo que ficar de repouso absoluto, pelo descolamento da placenta, então amigos, professora, musicas, brinquedos, e agito, era com ele...Me arrependo de te-lo colocado tão novinho, devia ter deixado ele com as avós kkkkkk. A estória só muda de personagem, agora é o filho que olha pra tráz esperando um sorriso maroto de sua mãe querida e amada.
ResponderExcluirOi querida !!!
ResponderExcluirQue orgulho, eu sei o que você esta sentindo, meus parabéns.
Beijos
Juninho.
É isso aí garoto, nunca é tarde para realizarmos os nossos sonhos, dificuldade todos nós enfrentamos o importante e vence-las.
Sucesso nesse novo desafio, eu tenho certeza que você vai chegar lá.
Beijo - também quero tomar aquela cerveja, bem gelada e passar a mão na careca do bicho rsrsrs
Ivani querida
ResponderExcluirEstou aqui, com lágrimas nos olhos, lendo este post tão lindo.
Parabens para vc por criar tão bem seus filhos. Parabens para o Junior! Que esta nova etapa seja repleta de sucesso.
Estou na torcida.
Bjs mil
http://blogdaclauo.blogspot.com/
Todas nós já choramos por causa dos nossos pimpolhos...isso é coisa de mãe! Que ama muuuito!
ResponderExcluirMas hoje, o que importa neste post é a conquista do meu irmão, o Junior. E eu vou me permitir deixar um recadinho para ele, nesta nova fase em que as conquistas estão chegando!:
Juninho,continua forte, segue o teu instinto e os teus sonhos. Muitas vezes vai ser contestado, e vai ter pequenos cansaços, faz parte, precisamos disso para crescer e sermos pessoas melhores e decididas no caminho que queremos seguir. Luta pelo que acha importante, e tenha iniciativas que te façam sentido.
Você é uma estrela que o universo nos deu, e que segue o seu caminho de uma maneira simples e maravilhosa. Eu te amo! Tim tim!!!!
Parabéns ao seu lindo filho! Que seus dias sejam sempre cheios de surpresas boas e vitórias! Vc é parte disso, querida amiga Ivani! Mãe linda e guerreira. Amiga.
ResponderExcluirDesejo à ele muita felicidade. E à vc tbém!
Ah, Ivani, preciso lhe pedir um favor: diga à Juliana que fiquei feliz com suas palavras tão lindas sobre meu trabalho. Gostaria de lhe enviar um email mas confesso que perdi o endereço dela (Lara havia me passado). Ela é muto gentil, assim como vc e Lara!
Beijos, querida!! Bela
Nossa Ivani.. chorei quando deixei meu filho na escolinha na semana passada e agora tive que chorar de novo!
ResponderExcluirLindo seu post e linda homenagem! Vcs são uma família maravilhosa...percebemos isso facilmente quando acompanhamos suas postagens, seus comentários de amor e carinho uns com os outros.
É muito bom ter uma família linda assim!!
Parabéns ao Junior, conhecendo um pouco da história de vcs, sei que é mais um batalhador que merece muito novas conquistas!!!
Beijos e uma linda noite,
Ana
Oi Ivani, jurava de pé junto que o meu comentário tinha ido, mas apertei alguma coisa errada e hoje vi que o perdi...af!!
ResponderExcluirMas, o essencial é deixar um beijo enorme prá essa mãezona, aliás, mãezona é coisa desta família, né não??
Que orgulho hein, amiga! Que texto lindo...imagina quando a gente reler isso tudo daqui um tempo quando ele já tiver se formado e tal? A emoção ainda vai estar ali...
Um beijo enorme!! e vamos à cervejinha!! Que tal sexta??
Oi Ivani, voltei prá te deixar um endereço da Rosana, quando der passe por lá...
ResponderExcluirhttp://rosanasperotto-rosanasperotto.blogspot.com/
Espero que você goste!! Bjinho!!
quero agradecer a vocês em nome de meu filho. Obrigada pelos votos de sucesso, pela emoção, por participar.
ResponderExcluirescrever sobre o dia a dia, nossos sonhos, decepções e alegrias é muito bom porque acaba nos aproximando de pessoas sensíveis e lindas como vocês.
Beijos, e repito, adoro ler o que vocês escrevem.
Cheguei agora por aqui, neste momento especial seu e de seu filho, vim por uma ponte também inspiradora chamada Claudia (tá aí em cima nos comentários) e gostei tanto que voltarei inúmeras vezes. Parabéns!
ResponderExcluirAI MEU DEUS!!!!! acho que vou ficar desidratada!!!! choro que nem uma louca!O Junior é um garoto muito especial, devo dizer que a faculdade tem que ser muiiiittttooooo boa para acrescentar mais alguma coisa a esse menino!!!Sou suspeita, ele é LINDOOOOOOOOO!!!!!!
ResponderExcluirCrianças amo voces!!!!!
Mil beijos
Tia Eliana
Obs. Nem quero pensar na formatura!!!!tenho que tomar muita agua! rsrsrsrsr
Ivani, detesto o retorno das férias... Quero minhas pintinhas sempre aqui, assim, ninguém judia delas, ou caçoa ou magoa... Não dá né, filho é para o mundo. Parabéns à seu filho e `a você por tê-lo criado tão bem, para ser um bom homem. Bjs
ResponderExcluirAcabei de descobrir que este foi o primeiro post teu que eu li. Foi aqui que conheci teu blog, num momento tão especial!
ResponderExcluirBeijo
Ivani, hoje um dia especial pra mim, formatura no Mestrado do meu filho Gordo, lá da Inglaterra! A Ana paula me mandou de presente esse texto pra eu me emocionar mais ainda.,rs LINDO te ler! Como sempre.Emoção à milhão,né? ADOREI! beijos,tudo de bom,chica
ResponderExcluir