O telefone tocou de manhã, era Maria Neusa, a prima queridona, lá de Sorocaba:-)
"lembra da receita de cufa? estou mandando..."
Conversamos mais dois minutinhos e eu já sentia o perfume do pao doce invadindo minhas lembrancas.
Casa de minha tia, minhas primas jovens e lindas, para onde eu corria quando era feriado prolongado ou fim de ano.
Ah! o perfume! Não só do pao doce, mas da lavanda no sabonete do banheiro, da cera em pasta usada nos tacos de madeira, do sabão em pedra misturado com sol nas roupas de cama.
Tardes de sábado, uma enrolando "bobies" nos cabelos da outra, fazendo "toucas", lixando os pés, pintando unhas...
Com que roupas vamos sair? Ah! grande dilema! esses eram nossos grandes problemas.
E se eu fosse com a sua saia plissada e voce com meu vestido de bolas? Não fica bem?
Então voce vai com minha calca marrom e eu com o vestido da Neli, aquele xadrez...
Que delicia! saíamos todas cheirosas, deixando um rastro de gargalhadas e broncas de minha tia pedindo para nao passar das 10 horas da noite.
O tio, que fazia um enorme sacrificio para ser sisudo e implicante, dava umas risadinhas quando a tia gritava do terraco:
"...olhem...venham todas juntas, fiquem juntas na praca, tratem de se comportar, senao...."
O tio completava, sempre querendo ser muito bravo:
"senao vao se ver comigo, a coisa muda..."
Nessas alturas ja viravamos a esquina rumo ao centro, antevendo as paqueras, as conversas com amigas e o sorvete na casquinha.
Na volta, atravessavamos a sala como fantasmas, principalmente se passava das 10, e num sobressalto a tia abria a porta do quarto para mostrar que estava nos esperando.
Ai que susto! risadas abafadas no travesseiro, confidencias e segredos compartilhados em sussurros....
Imaginem tudo isso num relance, na lembranca de uma receita de cufa, no perfume de pao doce que bateu trazendo saudade e alegria.
Querem a receita tambem? vou compartilhar:
Cufa
1K farinha de trigo
300 g de açùcar
4 colh de manteiga
3 ovos
50 g de fermento de pão
mais ou menos 3/4 de leite ( levemente morno)
Uvas passas ( antes de utilizar deixe de molho em vinho ou conhaque e açúcar)
Dissolver o fermento no leite com o açúcar e vai acrescentando os demais ingredientes. Bater bem até formar bolhas, pois a massa fica mais mole que a de pão. Acrescente as uvas escorridas. Deixa crescer por meia hora na assadeira retangular grande (grande em!). Daí coloca por cima a farofinha.
Receita da farofinha
1/2 xíc. far. de trigo
1/2 xic. açúcar
1/2 xic de manteiga
Mistura tudo muito bem ( com as mãos) e depois da massa crescida coloca por cima, leva assar no forno pre aquecido.














